Amônia ou Amoníaco – O que é? Função no Corpo Humano

Parte do amoníaco produzido pela flora bacteriana intestinal é absorvida pelo sangue e levada ao fígado pela veia porta. No fígado, o amoníaco é transformado em ureia. Por outro lado, no decorrer das fases finais do metabolismo das proteínas, ao nível dos tecidos, produz-se amoníaco, que imediatamente se combina com ácidos orgânicos e forma aminoácidos e glutamina.

Amônia?

Amônia é um composto químico constituído por um átomo de azoto (N) e por três átomos de hidrogénio (H)

O amoníaco em si, altamente tóxico, é encontrado no organismo somente na veia porta. Quando chega aos rins já se encontra sob a forma de aminoácidos ou glutamina. O rim liberta amoníaco dos aminoácidos ou da glutamina e lança-o na urina. A eliminação de amônia pela urina, geralmente sob a forma de íon amônia, constitui um mecanismo adicional para a manutenção do equilíbrio da acidez sanguínea.

Nos casos de insuficiência hepática, com diminuição da formação de ureia, a eliminação de amônia na urina assume um papel ainda mais importante, pelo qual o organismo se liberta dos produtos finais do metabolismo das proteínas.

publicidade

amonia

Ácido Úrico

No homem, o ácido úrico é o produto final do metabolismo das purinas, aminoácidos que integram os núcleos das células. O ácido úrico e seus sais são pouco solúveis em água e tendem a cristalizar-se também nos líquidos do organismo. O ácido úrico é filtrado pelos glomérulos e é absorvido e devolvido ao sangue pelos túbulos renais.

A ingestão de alimentos de origem animal que contêm grande quantidade de purinas (peixes, mariscos, carnes) aumenta o nível sanguíneo de ácido úrico, cujo acesso é imediatamente lançado na urina. Nesse caso, a quantidade de ácido úrico na urina aumenta muito e os uratos (sais de ácido úrico) podem precipitar-se gradualmente.

Se essa condição for acompanhada de estagnação de urina nos tubos coletores ou na pelve renal, a precipitação dos ura-tos nessas estruturas poderá, eventualmente, ocasionar a formação de cálculos renais.

publicidade

imagem: wikipedia

publicidade