Divisões e Partes da Unha Humana: lúnula, cutícula, lâmina e base

Suas unhas são feitas de queratina, o mesmo tipo de proteína que compõem o pelo. Cada unha na realidade consiste de várias partes, e todas exercem um papel importante para a saúde e crescimento das mesmas. Confira abaixo as divisões e partes da unha humana:

anatomia-partes-unha

Partes da Unha

  • A lâmina da unha: Isto é o que você vê como as unhas.
  • A base da unha: Está debaixo da lâmina da unha; as duas estão grudadas. Os capilares da base da unha alimentam a unha e lhe dão sua coloração rosada.
  • A matriz da unha: Você não vê a maior parte dela, mas é talvez a mais importante. Está debaixo da cutícula na base da unha. As células da matriz produzem a unha. Se a matriz se prejudica, sua unha vai sair torta ou inclusive pode deixar de crescer completamente.
  • A lúnula: Esta é a parte da matriz que você pode ver. É a parte em forma de lua no fundo da unha.
  • A cutícula: É a volta da pele, feita de células mortas, mantém distantes as substâncias estranhas, como bactérias causadoras de doenças.
  • A volta da unha: A volta da unha é o cume da pele ao redor da unha. Mesmo que muitas coisas podem ir mal com as unhas, uma das queixas mais frequentes que os dermatologistas ouvem é que as unhas são quebradiças—sejam elas suaves e quebradiças ou firmes e quebradiças. Norton, professor de Dermatologia Clínica na Escola de Medicina da Universidade de Boston.

Leia também: 10 Dicas de Como Cuidar das Unhas e ter mantê-las Saudáveis e Bonitas



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos