Fases da Infância – Primeira, Segunda e Terceira fases Da Infância

fases-da-infancia-primeira-segunda-e-terceira-fases-da-infancia

E o período da vida que abrange do nascimento à puberdade.

Puberdade. É a época em que aparece pela primeira vez a capacidade de reprodução. Nos climas temperados, a puberdade aparece aos doze ou treze anos nas meninas, e dos catorze aos quinze anos nos rapazes.

Adolescência é o período da vida que se estende da puberdade aos 18 anos. A infância é a época da vida em que mais se manifestam o crescimento (aumento de estatura) e o desenvolvimento (aumento de complexidade ou diferenciação).

PERÍODOS DA INFÂNCIA.

Divide-se a infância em três períodos: primeira, segunda e terceira infâncias.

1- A PRIMEIRA DENTIÇÃO.

Por sua vez a primeira infância se divide em três períodos: O período do recém-nascido, que se estende do nascimento à queda do cordão umbilical, habitualmente do 3 0 ao décimo dias. Alguns especialistas estendem este período até aos trinta dias. O período do lactente. Estende-se até aos doze meses.

O período do desmame. Dos doze aos trinta meses.

2- SEGUNDA DENTIÇÃO

Esta se da com a formação dos novos dentes da criança, assim, caindo os antigos de leite e crescendo os que serão usados pelo resto da vida.

Prolonga-se do começo da segunda dentição (seis a sete anos) até à puberdade.

3- PUBERDADE

Outra classificação, muito aceita, divide a infância somente em dois períodos. Primeira infância, como no caso anterior, e segunda infância, dos anos à puberdade.

O RECÉM-NASCIDO SADIO

É o filho de pais sãos, nascido a termo (aos 280 dias, da concepção, aproximadamente), com peso normal, sem deformações e com suficiente vigor para regular sua temperatura mesmo em circunstâncias desfavoráveis.

Peso. O peso ao nascer é habitualmente de 3.250 a 3.500 gramas para o sexo masculino, e de 3.000 a 3.250 gramas para o feminino. Pode, não obstante, oscilar entre 2.800 gramas a 5 quilos ou mesmo mais.

Estatura. O comprimento do recém-nascido é menos variável que seu peso. É de uns 50 centímetros para o sexo masculino e de 49 centímetros para o feminino, se bem que possa haver crianças que nasçam com maior ou menor tamanho que o mencionado.

A pele do recém-nascido é avermelhada e está coberta de uma substância gordurosa chamada unto sebáceo, que lhe serve de proteção durante o prolongado contato com o líquido amniótico que o circunda no útero.

É frequente observar que os pais novos se sentem decepcionados ao contemplar o recém-nascido, por ignorar que o aspecto e a deformação da face e da cabeça são comuns e desaparecem em poucos dias.

Observam-se deformações da cabeça; alongamento da mesma (para facilitar o parto os ossos do crânio se deslocam) e a balsero-sanguínea. As vezes as bochechas, as pálpebras e mesmo os lábios estão inchados. Tudo isso se soma para dar aspecto que surpreende quem não tem experiência.

Fonte:

1, 2, 3

Imagem: meuportal.net



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos