Formação Da Placenta – Desenvolvimento, Componentes e Dicas

formacao-da-placenta-desenvolvimento-componentes-e-dicas

Durante 38 semanas, aproximadamente, a placenta permanece em estreito contato com o feto, protegendo-o e fornecendo-lhe todos os elementos necessários a seu desenvolvimento. Dela depende, portanto, a vida da criança antes de vir ao mundo exterior.

FORMA-SE A PLACENTA

As células do trofoblasto são bastante especializadas. Constituem um limite entre as células normais e as cancerosas, dada sua capacidade de proliferar rapidamente e penetrar nos tecidos. Assim, o trofoblasto normal invade a decídua e a própria musculatura do útero – o miométrio.

A diferença que têm das células cancerosas é que não proliferam desordenadamente e ao se reproduzirem mantêm o padrão celular. Ou seja: as células-filhas são iguais às células-mães. O hóspede é inquieto, não descansa um só instante.

Prossegue na escavação, usando ainda o trofoblasto. Prolifera rapidamente e invade cada vez mais o útero, ampliando-o.

As ‘britadeiras” vão se tornando verdadeiros tentáculos microscópicos. Cada vez mais sólidos, constituem colunas de trofoblasto, formando um complexo labirinto. Em torno do hóspede aninhado vão aparecendo, então, grandes lagos sanguíneos, em consequência do trabalho de demolição realizado na decídua.

Dessas duas estruturas – lagos de sangue na decídua e colunas de trofoblasto – origina-se a placenta. No embrião existe agora um tecido especial que origina outros, além deformar os vasos sanguíneos e linfáticos do futuro bebê.

E o mesênquima, que, à medida que o embrião cresce, vai penetrando no interior das “britadeiras”, após haver revestido o interior do blastocisto.

Formam-se então as vilosidades, a princípio localizadas sobre toda a superfície do ovo. Mais tarde, como a nutrição não é suficiente para mantê-las, desaparecem quase totalmente. Apenas na área da placenta é que elas se mantêm, porque ficam implantadas mais profundamente.

Quando a cavidade interior do hóspede é preenchida pelas células do mesênquima, está formado o córion (membrana que envolve o feto).

NUTRIÇÃO, PROTEÇÃO E EXPULSÃO

No estado de maturidade, a placenta (ou companheira”) forma um disco de uns 20 cm de diâmetro e pesa de 450 a 600 g, ou seja, um quinto do peso do feto. Tem forma arredondada, mais grossa na parte central do que nas bordas, o que lhe confere o aspecto de uma torta.

Das duas faces, uma volta-se para o útero e denomina-se face materna. Aí se observam os cotilédones – saliências arroxeadas, como se fosse um mapa geográfico. A outra face é a fetal, que se volta para dentro da cavidade amniótica (bolsa de água).

E lisa e brilhante e em seu centro fixa o cordão umbilical, que daí se dirige para o abdome da criança. Tem o diâmetro de uns 2 cm, atingindo o comprimento médio de cerca de 50 cm. Não raro o cordão umbilical apresenta-se torcido da esquerda para a direita.

E inteiramente revestido por uma bainha de âmnio, tecido que forma as membranas da bolsa de água e recobre a face fetal da placenta. No interior do cordão há um tecido gelatinoso que tem por finalidade servir de “almofada” elástica sobre os vasos do cordão, evitando bruscas compressões.

Pela grande quantidade de água que contém, sua evaporação determina o ressecamento do cordão após o nascimento da criança. Assim dá-se a “queda do umbigo” após o nascimento. Essa gelatina, denominada de Wharton, favorece ainda a progressão do sangue pelos vasos do cordão.

Mas a função nutritiva desempenhada pela placenta é bem menor que suas capacidades secretoras. Além do hormônio gonadotrófico (semelhante aos da hipófise), secreta também estrógeno, progesterona e relaxina, que atua sobre as articulações, principalmente na bacia, para a saída da cabeça do bebê no parto.

Fonte:

1, 2

Imagem: olharmaterno.com.br/placenta

 



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos