Função do Baço no Corpo e na Imunidade Humana

O baço possui várias funções, umas bem determinadas e outras mal conhecidas. Entre as primeiras, algumas são desempenhadas sistematicamente e outras, só em situações especiais.

O baço pode ser comparado a uma grande esponja embebida em sangue. Além de reservatório, essa esponja funciona como um filtro. Todo o sangue do organismo é filtrado pelo baço e por gânglios linfáticos especiais, diretamente relacionados com os vasos sanguíneos. Essa filtragem é um processo ativo, promovido pelas células do sistema reticuloendotelial que participam da constituição do baço. Funcionam como coadores microscópicos, que removem do sangue circulante os glóbulos vermelhos envelhecidos. Exercem, também, uma ação fagocitária, englobando e eliminando partículas estranhas da circulação.

No caso de bactérias estarem presentes no sangue, essas células encarregam-se de sua destruição. Além disso, o baço intervém no metabolismo dos pigmentos sanguíneos, forma o pigmento da bile acumula sais de ferro para a formação de novas hemácias (glóbulos vermelhos); produz anticorpos, linfócitos (leucócitos mononucleares de grande porte) e monócitos (variedade de glóbulos brancos); e, finalmente, tem capacidade reguladora da hematopoese (formação de glóbulos do sangue), por meio de estímulos e inibições específicas que determina sobre a medula óssea.

baço

Por sua vez, a função de reservatório sanguíneo também é de grande importância, pois o baço controla não só a manutenção da quantidade de sangue circulante, como a qualidade do sangue (função reguladora da formação de hemácias).

Função do Baço: O amigo do sangue

Em circunstâncias especiais como a anoxia (insuficiência de oxigênio nos tecidos), excesso de adrenalina circulante, altas temperaturas, altitudes elevadas e hemorragias internas e externas produz-se uma contração do baço, determinada por alguns desses estímulos. Essa contração faz com que o sangue mantido como reserva passe para a circulação.

As funções potenciais do baço são as hematopoéticas, isto é, referentes à formação dos elementos do sangue. Durante a vida fetal, o baço é responsável pela fabricação de hemácias, linfócitos e monócitos. Na vida adulta, persistem apenas as funções ativas de produção de linfócitos e monócitos. No entanto, o baço conserva a função potencial de formação de hemácias e glóbulos brancos (leucócitos) granulocíticos, ou seja, neutrófilos, eosinófilos e basófilos.

Apesar de suas importantes funções, o baço não é indispensável, pois pode ser removido sem causar problemas. Não ocorrem conseqüências, porque o fígado e outros órgãos que participam do sistema reticuloendotelial assumem a maior parte dessas funções.



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos