Funcionamento de uma Célula – Resumo, Estrutura e Mutações

funcionamento-de-uma-celula-resumo-estrutura-e-mutacoes

Aqui neste artigo veremos como uma célula funciona, qual as possíveis mutações, conheceremos sua estrutura e muito mais.

FUNCIONAMENTO DE UMA CÉLULA

REPRODUÇÃO CELULAR

Os organismos são constituídos por dois tipos de células: as somáticas, formadoras dos tecidos e dos órgãos; e as germinativas, que,fecundadas, dão origem a um novo ser. O processo pelo qual se reproduzem também difere.

Nas células somáticas verifica-se a mitose, processo pelo qual elas se dividem e transmitem às descendentes todas as suas características. Como as células somáticas mantém sempre o mesmo número de cromossomos e, portanto, o mesmo patrimônio hereditário, asseguram a homogeneidade do organismo.

Cada indivíduo, no entanto, resulta de um zigoto, produto da reunião de duas células germinativas: espermatozoide e óvulo, no caso dos animais; pólen, que contém o gameta masculino, e oosfera (gameta feminino), no caso dos vegetais.

O zigoto, como as células somáticas, é diploide, ou seja, possui o dobro dos cromossomos encontrados nos gametas; é por isso representado pelo símbolo Zn.

Mas em sua formação entram duas células que devem forçosamente ser hapalópodes (com n cromossomos), significando possuírem a metade do número de cromossomos das células somáticas. O fenômeno que, durante a formação dos gametas, origina tais células haploides a partir de células diploides denomina-se meiose.

Nesse processo de divisão celular observa-se uma duplicação cromossômica para duas duplicações nucleares. Na espécie humana, cujas células somáticas encerram no núcleo 46 cromossomos, a meiose dá origem à formação de gametas (espermatozoide e óvulo) com apenas 23 cromossomos cada um.

A meiose e o encontro dos gametas masculino e feminino (fertilização) determinam a formação do novo indivíduo a partir dos genes que lhe foram legados por outros dois: portanto, os seres gerados por reprodução sexuada resultam sempre de misturas genéticas e nunca são idênticos aos pais.

Durante a formação das células reprodutoras (gametogênese), ocorre uma recombinação cromossômica. possibilitando a formação de gametas com características diferentes dos que deram origem ao indivíduo.

QUEBRAS E MUTAÇÕES

Os cromossomos, fios microscópicos e flexíveis, enrolam-se em espirais densas, formando bastões retos ou dobrados em “V”ou ‘1’ às vezes tão curtos que parecem grânulos, quando a célula se prepara para a divisão nuclear. A dinâmica da divisão celular inclui a mobilidade com que os cromossomos se comportam no interior do citoplasma viscoso.

Ao iniciar-se a meiose, os de natureza semelhante, cada qual proveniente de um dos pais, buscam-se continuamente para construir o par. Na fase seguinte, os pares se dissociam, cada cromossomo dopar dirigindo-separa um dos pólos da célula, onde se deverá formar o núcleo do gameta.

Nesse vaivém, um ou outro acaba por se romper. Mas os fragmentos logo encontram a extremidade de outro cromossomo, ao qual se fixam, quando não se soldam prontamente à própria fratura.

Essa particularidade de se dividirem, trocando pedaços em cada geração, contribui acentuadamente para a diversificação genética dentro das espécies.

Mas as alterações só serão transmitidas aos descendentes quando ocorrerem nas células germinativas. Quando verificadas nas células somáticas, as alterações não se transmitem.

A quebra dos cromossomos pode dar origem às mutações cromossômicas relacionadas com o arranjo dos genes (unidades hereditárias), das quais resultam as mutações estruturais, ou aberrações cromossômicas; quando as mutações alteram o número de genes, constituem as mutações numéricas.

Fontes:

1, 2, 3

Imagem: vivendociencias.com.br



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos