Meninges Cerebrais – O que é? Anatomia do Corpo Humano

A estrutura formada pelas substâncias branca e cinzenta da medula não entra em contato direto com o estojo ósseo onde a medula se aloja. É revestida por três membranas, as meninges, que constituem um sistema especial de forração protetora; estas não têm atuação somente mecânica, pois é através de uma delas que os vasos caminham para levar sangue ao tecido nervoso da medula e do encéfalo.

A mais interna das meninges, chamada pia-máter, é muito fina e adere firmemente à superfície da medula e do encéfalo, acompanhando as irregularidades da superfície; insinua-se nos sulcos e fissuras e, na porção terminal da medula, forma o filamento terminal.

Pela pia-máter, seguem os vasos sangüíneos responsáveis pela irrigação de toda a medula. Entre a pia-máter e a meninge intermediária, chamada aracnóide, existe a chamada cavidade subaracnóidea, no interior da qual circula o líquido cefalorraquidiano.

meninges

A aracnóide é presa à meninge mais externa – a dura -máter – por um sistema especial de hastes, as trabéculas da aracnóide. A dura-máter é fibrosa e muito resistente. Também envolve a medula em toda a extensão, como o dedo de uma luva, formando o chamado saco dural.

publicidade

A proteção da medula não termina aí: envolvendo o saco dural existe ainda um coxim gorduroso, rico em vasos sangüíneos, que impede o contato direto da medula com a coluna vertebral.

As três meninges, com suas câmaras líquidas e ligamentos especiais, juntamente com a gordura, constituem uma proteção e fixação do tecido nervoso do interior da medula. Mas o conjunto é suficientemente versátil para permitir que a medula e as raízes nervosas que emergem de seu interior acompanhem todos os movimentos executados pela coluna vertebral. Da mesma forma que o tecido nervoso, esse envoltório é uma continuação direta da estrutura que existe no encéfalo. Medula espinhal o encéfalo, apesar das divisões para estudo, constituem uma só unidade, que compõe o neuroeixo do corpo humano.

Leia também:

Medula Espinhal – O que é? Divisões – Anatomia Humana

publicidade