O Que é a Sinapse, Como Ocorre e Quais As Características

o-que-e-sinapse-como-ocorre-e-quais-as-caracteristicas

É através desses intervalos mínimos entre as terminações dos neurônios que o impulso nervoso passa de célula para célula.
O sistema nervoso humano é constituído por células interligadas entre si. Os neurônios, unidades individuais do sistema, são os responsáveis básicos por sua formação.

O Que São As Sinapses 

Graças às observações permitidas pelo microscópio eletrônico, sabe-se que existem espaços muito pequenos entre as terminações de um neurônio e o corpo celular de outro. Esses intervalos denominam-se sinapses. Compará-las a relês é mero recurso analógico e didático.

Por intermédio das sinapses é que o impulso nervoso, tendo chegado à extremidade de uma célula, passa ao corpo de outra. Mas o microscópio eletrônico não fica aí, na periferia; com ele o homem pode investigar o interior da própria sinapse.

Lá, vai encontrar, em primeiro lugar, o axônio, prolongamento mais longo de uma célula nervosa, que por sua vez emite expansões chamadas botões sinópticos. Estão junto ao corpo celular da célula vizinha, ou de seus prolongamentos mais curtos – os dendritos ou mesmo de seu nônio.

Entre a membrana que envolve o botão sináptico e a porção que lhe está à frente – pertencente à célula vizinha – há um pequeno espaço denominado fissura sináptica.

Lá dentro dos botões estão também as mitocôndrias, formações intracelulares, cujas dimensões atingem alguns milésimos de milímetro. Correspondem -a uma central produtora de energia.

publicidade

Nas estruturas do citoplasma, os alimentos são queimados para produzir energia química, elétrica ou luminosa, conforme a atividade específica da célula. As mitocôndrias queimam os alimentos por meio de reações químicas em cadeia.

Energia

A energia libertada se armazena num verdadeiro acumulador vivo – a molécula de adenosina trifosfato (ATP) – para ser aproveitada oportunamente pela célula. Os neurônios, portanto, têm sempre um estoque de energia para usar na condução de estímulos nervosos.

publicidade

As fibras nervosas responsáveis pela condução dos impulsos motores terminam ao redor de uma ou mais fibras musculares.

A zona de junção entre uma terminação nervosa e uma fibra muscular denomina-se placa motora, e é nela exatamente que o impulso nervoso se transmite da fibra nervosa à membrana da fibra muscular, determinando sua contração.

publicidade

As placas motoras não diferem muito das sinapses que existem entre as células. Possuem igualmente fissuras de 200 A, vesículas etc. Tudo isso é apenas uma pequena parte do complexo sistema nervoso, em alguns de seus detalhes específicos.

O conhecimento desses detalhes só se tomou possível devido à invenção do moderno microscópio eletrônico. Com esse potente instrumento, o homem pode prosseguir em descobertas cada vez mais admiráveis.

Fontes:

1, 2

Imagem:  psicoativo.com   


Leia Também: