Sistema Articular – Funções das Articulações e Diartroses – O que é?

O desempenho das articulações depende, de maneira geral, da estrutura muscular que envolve cada uma das ligações entre os ossos. Nesse artigo você saberá mais sobre as funções do sistema articular (articulações) e saberá detalhes das diartroses. Quais os tipos de articulações e o que ela é?

Sistema Articular – As Articulações

As vértebras são tinidas entre si por meio de típicas articulações semimóveis (anfiartroses). Para ligar os corpos das vértebras, existem os chamados discos intervertebrais. A superfície de articulação de cada vértebra é plana e, sobre ela, uma camada de cartilagem constitui a parte interna do disco. Em torno desta última existe um verdadeiro anel fibroso e, por dentro do anel, um miolo, mole e carnoso, denominado núcleo pulposo.

Duas das finalidades desse disco são amortecer os choques que incidam sobre as vértebras e, ao mesmo tempo, fornecer boa parte da flexibilidade da coluna vertebral. O disco intervertebral é ligeiramente elástico, auxiliando, portanto, a mobilidade articular da coluna.

Sistema Articular - Articulações

À medida que o corpo humano envelhece, o teor de água do núcleo diminui. A Massa carnosa toma-se mais densa e rígida e o disco se achata um pouco. Essa é uma das razões pelas quais as pessoas idosas possuem coluna mais curta e menos flexível. Por vezes, ocorre a soldadura entre peças vertebrais de determinada região da coluna, em geral no trecho dorsal. Surge então o encurvamento característico em algumas pessoas idosas.

Funções

Além de manter o homem na posição ereta, a coluna serve ainda para proteger a medula espinhal e suster a caixa torácica e sustentar a cabeça, o tronco e os membros superiores. A disposição das articulações e dos grupos musculares (que ajudam a manter as vértebras em sua posição correta) cria um apoio firme para a realização dos movimentos da cabeça, pescoço, membros- superiores e tronco.

Tal associação permite também que os choques que incidam verticalmente sobre o conjunto sejam absorvidos, sem traumatizar o cérebro ou a medula, que constituem os tecidos nobres do organismo e que poderiam ser prejudicados.

publicidade

A coluna vertebral possui três segmentos principais. O superior, ou coluna cervical, corresponde ao pescoço e se encarrega da movimentação da cabeça para a frente, para trás e para os lados. O segundo trecho é o dorsal, que mantém o corpo ereto e sustenta a caixa torácica. O terceiro é o tombar, que se liga diretamente à bacia e tem como função principal permitir a flexão dos membros inferiores sobre o tronco.

publicidade

Tipos de Articulações:

Fibrosas cartilaginosas e sinoviais.

 

Articulações móveis (diartroses)

Quando se trata de articulações móveis (diartroses), como por exemplo as dos membros, em geral as duas superficies ósseas opostas não são planas. As extremidades são essencialmente incongruentes, isto é, de contorno irregular.

E mesmo que se combinem e encaixem com a extremidade vizinha, as peças não ficam justapostas. Entre as bordas das superfícies articulares há uma pequena separação, que permite a passagem e atuação do líquido fabricado ali mesmo, pela membrana sinovial.

publicidade

diartroses

Percorrendo constantemente o espaço entre as extremidades, o liquido sinovial cria uma fina película lubrificante, que impede o atrito entre as duas cartilagens articulares e facilita o movimento.

Durante a movimentação das articulações, entram em ação alguns elementos deslizantes e outros rotativos. Dessa maneira, a pressão feita sobre uma junta não fica centralizada num único ponto, mas distribui-se uniformemente sobre diferentes áreas da superfície cartilaginosa.

Por esse motivo, nas articulações móveis nenhum ponto da ligação entre dois ossos recebe sozinho toda a pressão. Além disso, a cartilagem é tão elástica que se amolda à força exercida e volta ao estado normal quando cessa a pressão.

E a película sinovial, por sua vez, desloca-se de acordo com as necessidades de movimento. Dessa maneira, as extremidades opostas não entram em contato direto, a não ser que se verifique alguma irregularidade.


Leia Também: