10 Dicas de Como Cuidar das Unhas e ter mantê-las Saudáveis e Bonitas

As unhas quebradiças podem ser comparadas com a pele seca das unhas. Trate-as como pele seca—use hidratantes e evite compostos químicos e detergentes fortes que as possam ressecar. Essas unhas se quebram em placas—se partem como as telhas dos telhados, na ponta das unhas. Atribui a condição das unhas se secarem à calefação interna das casas, por exposição a detergentes, e pelo uso demasiado e frequente de acetona.

 

cuidar-da-unha-saudavel-bonita

Informação sobre as Unhas

Suas unhas crescem 0,30 centímetros ao mês. As unhas das mãos crescem mais rapidamente que as unhas dos pés. As unhas dos dedos maiores são as que crescem mais rapidamente. Se você é destro, as unhas dessa mão crescem mais rápido que as unhas da mão esquerda; o contrário se aplica para as pessoas canhotas. Também, suas unhas crescem mais rápido no verão, durante a gravidez, e quando se estão recuperando de uma lesão.

O trauma, termo médico para uma lesão, é outro problema importante das unhas. Se você dá uma martelada na unha. E se formar um hematoma debaixo da unha, o médico terá que aliviar a pressão que se acumula.

 

1 – Deixe de Roer as Unhas

Não é muito o que os pais podem fazer efetivamente. Você não quer enfrentar uma batalha que não pode ganhar, assinala. Seu conselho aos pais é o seguinte: Diga a seus filhos que podem morder ou mastigar as unhas o quanto quiserem desde que o façam em seu quarto, longe de você.

Dessa maneira, você expressa que não gosta que o façam, mas não os está forçando a pararem completamente. Esses desagradáveis remédios que podem ser passados nas unhas raramente funcionam com as crianças. Aprendem a gostar do sabor. Seu filho provavelmente vai abandonar o hábito, especialmente se for pressionado pelos amigos.

Por outro lado, as unhas que são suaves e quebradiças necessitam manter-se secas. Você deve ter usado demasiada loção ou tem deixado suas mãos submersas na água por muito tempo.

2 – Evite os agentes causadores

As donas de casa estão expostas a detergentes e limpadores; as pessoas que trabalham com limpeza o estão a líquidos limpadores fortes; o que trabalha no bar, a frutas cítricas, e assim sucessivamente. Se você não puder deixar de estar em contato com estas substâncias, use luvas sempre que for possível. Se não o fizer, se arriscará a ter unhas quebradiças ou unhas separadas, ou mesmo uma infecção, o que pode deixar as unhas deformadas e inclusive, causar a perda delas.

3 – Use luvas de vinil para trabalhos na água

É vinil, não látex ou borracha, porque estas últimas fazem suar as mãos. De fato, recomenda-se usar luvas de algodão debaixo das luvas de vinil.

4 – Use luvas de algodão para trabalhos secos

Você ajudará a proteger as unhas de algum dano ou lesão em potencial.

5 – Mantenha as unhas curtas

Não terá muito êxito se der este conselho à cantora e atriz Barbra Streisand ou à estrela olímpica Florence Griffith Joyner. Mas aceite a realidade, quanto mais curtas são as unhas, menor é o risco de prejudicá-las.

6 – Também Proteja as Unhas dos Pés

As unhas dos pés são mais fáceis de serem vítimas de infecções micóticas. Isto se deve ao fato de que o fungo que causa o pé de atleta pode invadir as unhas dos pés depois de terem sofrido algum dano.

Use antimicóticos de uso tópico com clortrimazol ou miconazol para reduzir o pé de atleta. Estes remédios podem ser conseguidos sem receita em sua farmácia local.

7 – Tenha cuidado de não bater a unha

Não use a unha ao invés de uma chave de fenda. Trate de não acertá-la com um martelo. Já sabe: essas ações podem causar danos a suas unhas, o que abre a porta para as infecções, reduz o crescimento das unhas, ou causa contusões. Se a unha fica escura e azul, vá ao seu médico ou ao pronto-socorro. Deve-se aliviar a pressão do vaso sanguíneo machucado que está debaixo da unha.

8 – Use hidratante nas unhas

Molhe-as em água morna. Em seguida massageie-as com hidratante para reter a água. Em suas unhas não há gorduras que possam reter a umidade”. Ele sugere experimentar qualquer produto que tenha fosfolípidos, uréia, ou ácido láctico—todos são “hidratantes” que retém a água; ele recomenda duas: Complexo 15 e Aquaderm.

9 – Evite a umidade

Isto parece uma contradição, certo? Se a unha se infecciona, particularmente com algum organismo micótico de levedura, é importante que a mantenha o mais seca possível. A lâmina da unha pode ficar com uma cor esbranquiçada como de giz, amarelada, um pouco marrom, ou inclusive verde quando houver uma infecção. A unha pode-se separar de sua base, ou a volta da unha pode ficar vermelha ou irritada. Vá ao seu médico se não estiver seguro do que está acontecendo

10 – Cuide das cutículas

Mas não da forma que você pode estar pensando. Não use instrumentos mecânicos para cortá-las. Umedeça-as primeiro, em seguida empurre-as para trás com uma toalha úmida. Ele adverte que não se usem palitos de laranjeira e tesouras para as cutículas. Quando você corta as cutículas, está rompendo a barreira normal para as bactérias e a umidade, e isso pode levar a uma infecção.



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos