Acne – 12 Dicas de Como acabar com as Espinhas

Se você é um adolescente, não vê a hora de se desfazer desta infecção. E se você é um adulto, não pode acreditar que tenha voltado. Por sorte, os avanços no tratamento da acne nos últimos dez anos significam que você já não tem que aguentá-la mais. Por isso nesse artigo você aprenderá como acabar com as espinhas. O fator mais importante para determinar quem é afetado pela acne, são os genes hereditários.

Em outras palavras, você pode ter herdado uma característica da pele que faz com que seja mais suscetível a ter acne. Você tem mil glândulas sebáceas na pele do rosto, do peito, e das costas, que lubrificam a pele ao produzir sebo, ou óleo. Você tem umas 2.000 glândulas sebáceas por 6,45 centímetros quadrados na parte central de seu rosto. O óleo das glândulas flui através de minúsculos poros que chegam a superfície da pele.

Quem tem Acne?

Quase todos os adolescentes sofrem com acne. Os hormônios masculinos são os responsáveis por esta situação. Os meninos são mais propenos que as meninas a sofrer de acne severo durante a adolescência. Por outro lado, as mulheres são muito mais propensas a ter acne quando estão nos seus 20, 30 e 40 anos. Alguns médicos dizem que isto se deve ao uso de cosméticos e de pílulas anticoncepcionais. Também, é mais provável que as mulheres procurem um dermatologista para tratamento.

Logo, porque os adultos têm acne (espinhas)?

publicidade

Causas das Espinhas

acne

Algumas vezes os condutores de óleo no corpo (poros) ficam obstruídos com sebo, bactérias e células mortas. Isso é a acne. A acne aparece aos poucos durante a adolescência, devido a troca dos níveis hormonais, que fazem com que as glândulas sebáceas cresçam e sejam estimuladas a produzir mais óleo.

Mesmo que o processo ainda não esteja bem compreendido , o aumento do óleo parece que piora a acne, talvez ao estimular a produção de células da pele “pegajosas”, que são as que tendem a tapar os poros quando caem. Geralmente a situação se estabiliza no final da adolescência ou no começo da segunda década de vida.

Existem diferentes razões, entre-as quais as pessoas possuem espinhas, entre as principais causas:

publicidade
  • Tensão emocional. Os dermatologistas estão de acordo em que os níveis altos de tensão podem afetar os níveis hormonais.
  • Cosméticos. O uso de espessa e oleosa maquiagem pode tapar os poros e causar acne.
  • Exposição no trabalho. Se você é mecânico ou trabalha num restaurante de comidas rápidas, seu rosto vai sofrer contaminação de óleos, alguns dos quais podem lhe causar acne. Muitos produtos químicos no lugar de trabalho também podem causar acne.
  • Alguns medicamentos. Alguns medicamentos, como Dilantin (que se usa no tratamento de epilepsia), podem causar acne. Não importa qual seja a causa de sua acne, já existem procedimentos que você pode seguir para curar sua pele.
  • Hormônios

A acne pré-menstrual é uma realidade. A gravidez, as mudanças durante o ciclo menstrual, e as pílulas anticoncepcionais podem causar flutuações nos níveis hormonais o que causa as consequentes flutuações na acne das mulheres. Em algumas mulheres, os contraceptivos orais em doses baixas melhoram a acne. Em outros casos, a pioram. Se você tem acne junto com irregularidades menstruais, deveria procurar um médico para saber se isto é devido a níveis hormonais anormais.

Como eliminar e evitar as Espinhas

como-acabar-com-as-espinhas

Não se machuque

Em outras palavras, não se belisque, aperte, esfregue ou manipule de qualquer forma esses poros inflamados. “Você se expõem a disseminar as bactérias e a aumentar as possibilidades de produzir cicatrizes permanentes. A “espinha” em cima do poro é como um globo. Você pode arrebentá-lo, mas por baixo da superfície arrebentada, o sebo, as bactérias e as células de pele podem filtrar-se no tecido em volta e causar uma inflamação.

Use peróxido de benzoil

Uma grande quantidade de produtos vendidos sem receitas, contém este ingrediente, o qual ajuda a romper o tampão de células mortas, bactérias e óleos dos poros e reduz também a quantidade de bactérias. Comece com concentrações baixas, vá subindo aos poucos, especialmente se você tem pele sensível, já que maiores concentrações podem lhe causar irritação. Use o produto apenas uma ou duas vezes por dia. Experimente alguns dos outros produtos vendidos sem receita

Outros produtos para a acne contém sulphur ou resorcinol, que ajudam a desobstruir as glândulas sebáceas ao friccionar a pele. No entanto, a maioria dos dermatologistas acreditam que o peróxido de benzoil é o ingrediente vendido sem receita mais efetivo para a acne.

Aplique os produtos vendidos sem receita como uma maneira de prevenção.

Não use o produto somente nos lugares onde tem acne. Coloque-o nas partes onde também podem aparecer. Isso pode incluir todo o rosto (No entanto, evite os lábios e os olhos), as costas e o peito.

Trate sua pele com cuidado

Os jovens com pele oleosa usam água quente, um pano e um sabão que resseca e acreditam que ao lavar-se estão eliminando a acne. Mas isto não dá resultado. Você pode lavar o rosto dez vezes por dia e vai continuar com acne. Não tem nada a ver com a limpeza”. O lavar-se elimina o óleo da superfície da pele, mas não do interior dos poros tapados. Na realidade, os adultos podem sofrer ao mesmo tempo de acne e pele seca. Se você for muito agressivo na limpeza, pode terminar ressecando ou irritando a pele sensível do rosto.

Lavar-se bem

Como se faz isso? Use um sabão suave. Dove sem perfume, Tone, Basis ou Neutrogena. Esfregue suavemente com a ponta dos dedos e água morna. Não use nenhum pano.

Se sua pele é oleosa, use um sabão com peróxido de benzoil por suas propriedades secantes. E se lave apenas uma a duas vezes por dia.

Não faça esfoliação

Isto se refere a eliminação da capa superior de células mortas da pele. Alguns dermatologistas recomendam usar um pano áspero ou produtos especialmente desenvolvidos para esfoliar. Mas se você tem acne, sua pele já está irritada. Não use escovas, esponjas ásperas, limpadores com grânulos ou cascas de nozes, ou nada desse tipo na pele delicada do rosto. Nas costas e no peito, onde a pele é menos sensível, pode usar alguns dos panos raspadores para acne junto com sabão que contenha peróxido de benzoil, acrescenta ele.

Tenha cuidado com os produtos oleosos

Isto se aplica as pomadas oleosas para os pêlos, aos umedecedores espessos com base oleosa, e mesmo aos limpadores com óleo. O que eu escuto mais frequentemente das mulheres, é que somente utilizam creme umedecedor no rosto. Elas acreditam que estão evitando as rugas, mas a pele seca não envelhece, o que causa o envelhecimento é a exposição ao sol.

Use maquiagem formulada a base de água

Se você não tem segurança— as etiquetas de alguns cosméticos causam confusão— coloque o vidro de maquiagem de volta no balcão. Se separa em água e pó, sua fórmula contém água. Se não se separa, contém óleo. Ele também aconselha que dê preferência aos blushes em pó e pó soltos. A maquiagem para os olhos e os lápis para os lábios não apresentam problema porque geralmente a acne não afeta essas áreas.

Evite as limpezas faciais

A maioria das pessoas que faz esse tipo de limpeza facial não tem o treinamento para tratar adequadamente a pele suscetível a acne e pode resultar em mais danos que benefícios.

Não repouse o rosto nas mãos

Tente não tocar-se constantemente no rosto. As pessoas que trabalham muito ao telefone desenvolvem acne no queixo. O telefone causa um trauma a acne, da mesma maneira que beliscar os grãos. As faixas da testa para o suor e as correias para o queixo de alguns esportes podem ter o mesmo efeito.

Seque o óleo

Algumas empresas de cosméticos fabricam um produto de papel que pode ser aplicado sobre a pele para absorver o óleo. É um procedimento muito importante. Não ajuda a controlar a acne, mas ajuda a eliminar o óleo excessivo, que é desagradável.

Filtre o sol

Havia um tempo em que se pensava que a exposição ao sol ajudava a controlar a acne. No entanto, sol em demasia pode causar câncer da pele e envelhecimento prematuro, o que faz com que os riscos sejam maiores que os benefícios. Ele sugere proteger a pele com um filtro solar que tenha um fator de proteção solar (FPS) de 15 ou mais unidades. “Procure um que não contenha óleo e que seja não-comedogênico”, ele acrescenta. Infelizmente, muitos produtos à prova de água que podem cobrir as glândulas sebáceas o que os torna não apropriados para serem usados no rosto. Seja persistente e reaplique de tempo em tempo o filtro solar.

Não se preocupe com a dieta

Não existem provas de que o chocolate, as batatas fritas e outros alimentos tenham relação com as causas da acne na adolescência. Não importa o que você coma. Não se pode culpar o chocolate, as nozes, ou comidas oleosas pelas espinhas em seu rosto. No entanto, se você nota uma correlação entre algo que você comeu e espinhas que aparecem em seu rosto, a maioria dos dermatologistas vão dizer que você deve evitar a comida que o afeta. Talvez em 1 de cada 100 ou mesmo 1.000 pacientes vamos encontrar alguma correlação entre a acne e certas comidas.

Tenha cuidado com o iodo. Isto ainda é algo controverso, mas alguns médicos acreditam que os níveis altos de iodo, que se encontram em algumas vitaminas múltiplas e sal iodado, podem estimular a acne.

publicidade

Leia Também:

Be the first to comment

Leave a Reply