Anorexia Infantil – Sintomas, Causas, Tipos, Dicas e Explicações

anorexia-infantil-sintomas-causas-tipos-dicas-e-explicacoes

Muitas são as mães que se queixam de que o filho é inapetente. Amiúde, no entanto, a criança está bem nutrida e ingere uma quantidade de alimento apropriada para sua idade, apesar do que as mães os consideram inapetentes, por julgarem que a criança come de maneira insuficiente e deveria ter mais peso.

É fácil que a criança possa aparentar magreza durante os períodos de crescimento. Veremos aqui tudo sobre Anorexia Infantil.

TIPOS DE ANOREXIA INFANTIL (INAPETÊNCIA)

Cabe sobretudo diferençar os casos de verdadeira inapetência, dos de falsa inapetência:

  1. Falsa inapetência: Diz-se que a criança tem falsa inapetência quando tem de seio de comer, mas alguma dificuldade a impede de fazê-lo. Pode ser alguma inflamação dolorosa da boca (estomatite) ou obstrução do nariz, fraqueza congênita ou prematuridade, etc.
  2. Inapetência verdadeira: A criança não tem verdadeiro impedimento para comer, mas perdeu o desejo de fazê-lo.

CAUSAS

Muito numerosas e variadas são as causas da inapetência.

Mencionaremos as mais frequentes:

  • Enfermidades infecciosas. Qualquer infecção que a criança tenha, conquanto as mais simples, é acompanhada em forma quase constante de inapetência. As adenoidites dão, amiúde, inapetência.
  • Alimentação inadequada. A superalimentação o que equivale a dizer, excesso de alimentação, amiúde acaba por provocar uma temporada de inapetência.

A hipoalimentação (alimentação insuficiente), quando mantida por certo tempo, termina por provocar o mesmo sintoma. A criança acaba por acostumar-se a comer pouco, e ainda que se lhe queira dar mais alimento, não mais o aceita.

Outra causa é a alimentação pobre em vitaminas, e especialmente do complexo B, ou inadequada cm algum sentido. É preciso acostumar a criança a novos alimentos quando chegar à idade apropriada para cada um deles. Se não se faz isto, é às vezes difícil conseguir que mais tarde a criança aceite novos alimentos.

  • Transtornos digestivos. Os transtornos do fígado, estômago, intestino, pâncreas, acompanham-se quase sempre de inapetência. Amiúde a constipação é a causa da anorexia.
  • Anemia. A anemia pode causar perda de apetite, e a inapetência prolongada pode causar anemia.
  • Inapetência nervosa. Esta é uma causa muito frequente de inapetência. Trata-se geralmente de crianças muito nervosas e com pais também nervosos, que fazem da hora da refeição um tempo de luta, com rogos, promessas e ameaças, que aumentam a inapetência da criança, transformando o momento da refeição em um período desagradável.

Às vezes a criança que vê a preocupação dos pais porque comeu pouco por motivo de alguma afecção leve, continua comendo pouco para que continuem preocupando-se especialmente dela. Nestes casos o melhor é um ambiente tranquilo na hora da refeição.

Oferecer-se-á à criança o alimento, sem insistir que coma. Se não o comer, retira-se o prato sem comentários, oferecendo o seguinte. É difícil que persista muitas horas sem comer. É preciso evitar em todas as crianças, especialmente nas inapetentes, que comam fora de hora.

Se houver alguma guloseima, dar-se-lhes-á como sobremesa. Variar os alimentos e apresentá-los com aspectos diferentes, especialmente os de cores vivas, serve amiúde para fazê-las comer. É preciso assegurar-se de que o inapetente receba suficientes vitaminas (A, II e especialmente o complexo 8).

Toda criança com inapetência rebelde deve ser examinada pelo médico para tratar de determinar a causa e indicar o tratamento mais adequado ao caso.

Comer com outras crianças de bom apetite ou fazer as crianças comerem no verão ao ar livre ou em outro lugar, pode às vezes aumentar o desejo de comer. Na criança maiorzinha não se deve insistir com sopas, que às vezes enchem o estômago, deixando pouco lugar para outro alimento mais substancioso.

Fonte:

1, 2

Imagem: tuasaude.com



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos