Ar puro – Benefícios e importância para a Saúde

corrida-ar-puro-beneficios

 

De todas as necessidades do homem, o ar é a primordial, pois sem ele a vida é impossível depois de poucos minutos. O ar puro, foi, com razão, chamado “o tônico da Natureza,” pois não somente nos provê o oxigênio indispensável para cada célula do organismo e permite, através da pele, a regulação da temperatura do corpo, mas estimula todas as suas funções.

Benefícios do ar puro para a saúde

O efeito saudável e tonificante do ar puro e fresco, manifesta-se em uma sensação de bem-estar, melhor cor e maior capacidade de reação da pele, com o conseqüente aumento de resistência aos resfriados; melhor funcionamento do sistema nervoso; sono mais profundo e reparador.

Também se estimulam o apetite, o tono dos músculos e praticamente todas as funções do organismo, por sua ação reflexa através da pele. Não somente é valioso o ar puro para melhorar e conservar a saúde, mas também no tratamento das enfermidades.

 

Quando se respira profundamente, todos os alvéolos pulmonares se enchem de ar e circula melhor o sangue no pulmão, aumentando assim a resistência deste órgão para as infecções. Provavelmente tem razão quem diz que a tuberculose seria muito menos freqüente se todos aprendessem a respirar profundamente pelo menos uns instantes cada dia.

Além disso se estimula a circulação e, através do movimento do diafragma, tende-se a descongestionar o fígado, estimulando também o trabalho do intestino, o que é especialmente valioso nos constipados. Quem por motivos vários não pode trabalhar fisicamente ou fazer algum exercício ao ar livre, pode, não obstante, achar algum momento do dia para fazer exercícios respiratórios completos e lentos.

Caminhadas ao ar livre

Quando se caminha ao ar livre é uma muito boa ocasião para fazê-lo. Inspirar lenta e muito profundamente, enchendo de ar, não somente a parte alta dos pulmões mas também a baixa, o que se consegue fazendo baixar o diafragma, que dessa maneira pressiona sobre o abdome, cuja parede anterior se torna saliente nesse momento.

Em seguida se expele lentamente o ar na forma mais completa possível. Uma maneira de aprender esta respiração bem lenta, 6 simular que se está soprando a chama de uma vela, com a intenção de incliná-la, mas não tão forte que a apague. A ginástica respiratória é outra vantajosa maneira de obter estes benefícios.

Se por qualquer motivo não se puder sair para o ar livre a fim de realizar este exercício, far-se-á diante de uma janela aberta ou, pelo menos, em aposento bem ventilado. Destas respirações profundas e feitas com a devida lentidão se farão, por exemplo, umas doze, uma ou várias vezes por dia. Como são lentas, tomarão três a quatro minutos cada vez.

Um dos efeitos interessantes e benéficos das respirações profundas observado em numerosos casos, é um maior domínio sobre o sistema nervoso.

Procure fazer caminhadas em lugares em que haja ar puro, longe de avenidas e grandes movimentações de carros.

Deixe sua casa ventilada e regada de ar puro

Os modernos regulamentos que regem a construção das casas, obrigam a colocar em cada aposento os suficientes vãos para assegurar ventilação perfeita. Depende dos ocupantes o fazer ou não uso dessa grande vantagem. A melhor ventilação se consegue geralmente quando há aberturas nos lados opostos do aposento e uma delas se abre preferentemente em sua parte superior e a outra na inferior.

Desta maneira o ar quente sai pela parte alta e o fresco penetra pela mais baixa. Mas pode conseguir-se boa ventilação com uma janela de bandeirola, ou duas janelas na mesma parede. O importante é que haja no aposento renovação constante do ar, em virtude de um movimento suave e contínuo da atmosfera interna. Devem evitar-se os extremos.

Convirá, para regular a ventilação, que a pessoa se guie pela temperatura ambiente, a velocidade e direção do vento, a espécie de janelas (pois algumas deixam passar bastante ar, quando há vento, embora estejam fechadas), bem como pela idade, o estado de saúde, a capacidade de reação e a proteção da roupa de quem ocupa o aposento. Haverá, pois, que evitar os extremos, dos quais vimos exemplos prejudiciais.

Não são, pois, aconselháveis as correntes de ar sobre as pessoas, especialmente sobre as partes descobertas do corpo e se transpiram. Às vezes, com um biombo podem cortar-se ou desviar-se essas correntes. À noite, o abrigo da cama permite com vantagem maior ventilação.



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos