Bolhas na Pele do Pé: Estourar? Veja Tratamento

As bolhas são pontos moles que se enchem com um líquido produzido por minúsculos vasos sanguíneos numa área onde os delicados tecidos da pele tem sido queimados, beliscados, ou somente irritados. Todo o mundo já teve bolhas de fricção, ou tipo de bolhas causadas por sapatos quentes, suados ou mal ajustados. Se você tem uma bolha agora, continue lendo para averiguar como a tratar. E continue lendo para aprender como se proteger no futuro das bolhas na pele nos pés ou nas mãos.

Tratamento Caseiro para Bolhas

Uma bolha é a resposta de seu corpo para informar-lhe que a pele e os tecidos foram machucados. Enquanto toma providências para acalmar o mal-estar, também precisa proteger a área machucada.

Faça um pequeno telhado. Ao invés de simplesmente colocar um band-aid sobre a bolha, forme um pequeno telhadinho com o band-aid subindo os lados e fazendo com que o centro se levante um pouco. Isto não vai somente proteger a bolha, vai também permitir que o ar circule, o que vai ajudar no processo de cura.

Use um band-aid de dupla-ação. Outro tipo de band-aid, que pode ser obtido em farmácias, contêm uma gelatina e um antisséptico para proteger e limpar a bolha. Pergunte ao seu farmacêutico sobre este produto.

publicidade

Deixe que respire. Alguns médicos acreditam que as bolhas não se devem cobrir, para que possam ter ventilação máxima. Ele inclusive sugere tirar os sapatos enquanto estiver sentada no seu trabalho, para que o ar chegue até a bolha.

 Coloque um unguento. Cobrindo ou não sua bolha, deveria aplicar nela um unguento anti-bacteriano/antibiótico. Os médicos geralmente recomendam Bacitracin ou Polysporin, que causam menos reações alérgicas ou de sensibilidade que os outros unguentos vendidos sem receita.

Procure protegê-la. Quando uma bolha está num lugar particularmente incômodo, como a planta do pé, coloque algo que amortece e protege, mais que um band-aid. Sugere-se usar uma espuma circular adesiva, que pode ser encontrada nas seções de produtos para os pés nas farmácias e lojas de artigos de beleza. As farmácias também têm lâminas dessa espuma, que podem ser cortadas do tamanho adequado para que se ajustem exatamente. Corte em forma de anel, e coloque-o ao redor da bolha. Depois, cubra suavemente a bolha com unguento antibacteriano e coloque por cima o band-aid.

publicidade

Eleve. Elevar a área onde se encontra a bolha pode ajudar a aliviar a pressão.

Seja paciente. Espere de uma semana a dez dias para que o líquido da bolha seja reabsorvido pelo organismo.

Drene. Enquanto alguns médicos acreditam que não devemos nunca arrebentar uma bolha devido ao risco de infecção, a maioria deles está de acordo em que uma bolha que cause demasiada pressão—como uma em um dedo da mão ou do pé ou debaixo de uma unha—tenha as condições para que seja drenada.

Se você decide arrebentá-la, primeiro limpe a bolha e uma agulha de costurar com álcool. Nunca esterilize uma agulha com fogo. Pode-se criar fuligem numa ponta da agulha, que poderia criar uma espécie de tatuagem ou sujar a bolha. Pique a bolha uma ou duas vezes perto de sua borda, aperte, suave e lentamente, para tirar o líquido.

Mantenha a pele de cima. Quando tiver arrebentado a bolha e tirado o líquido, não tire a pele de cima. Esta pele, chamada de telhado da bolha, protege-a de infecções e forma uma ponte para que as células novas viajem até o lugar para curá-lo.

Molhe primeiro. Para drenar uma bolha numa área de pele dura, como no caso da planta do pé, sugere-se que primeiro deixe de molho a bolha com uma solução de Burrow, que você pode conseguir nas farmácias em pacotes ou tabletes (siga as recomendações do pacote). Ele recomenda deixar a bolha de modo por 15 minutos, três ou quatro vezes ao dia. Um dia ou dois de molho vai amolecer a bolha e fazer com que a drenagem seja mais fácil.

Fique atento aos sinais de infecção. Avermelhamento, manchas vermelhas ou pus nas bolhas intactas ou arrebentadas devem ser tratadas pelo médico.

queimadura-de-pele

 

Como Prevenir Bolhas nos Pés?

Aqui se apresentam algumas maneiras de evitar bolhas de fricção:

Compre seus sapatos de tarde. No transcorrer do dia, seus pés incham até meio número acima de seu tamanho. Quando experimentar os sapatos coloque o mesmo tipo de meias que pretende usar com eles.

Procure sapatos de couro. A diferença dos materiais que não têm poros como vinil e plástico, é que o couro tem poros microscópicos que permitem a circulação do ar, e mantém o pé mais seco. O mesmo efeito faz a série de pequenos furos que se encontram principalmente em muitos estilos de calçado esportivos. Um pé seco tem menos possibilidades de ter bolhas.

Não faça exercícios ao meio dia. O calor do meio dia, especialmente no verão, pode fazer com que o pé transpire mais, fazendo com que fique mais propenso as bolhas. Nunca use sapatos úmidos. A umidade pode causar mais fricção entre o pé e o sapato e isto pode resultar em bolhas. Se por exemplo, você corre por exercício duas vezes ao dia, deveria comprar um segundo par de tênis para sua segunda corrida de todos os dias.

Proteja os “pontos suscetíveis”. Se você tem um “ponto suscetível” crônico, ou seja um lugar onde tende a ter bolhas, passe geleia de petróleo branco, e coloque a meia. As proteções de espuma ou feltro, usadas sozinhas, também podem absorver a fricção e proteger seu ponto suscetível. Para melhor resultado, certifique-se que a proteção cubra uma área maior da que aquela que pode vir a ter uma bolha, já que as áreas adjacentes também podem ficar irritadas.

Use meias apropriadas. As meias esportivas especiais que têm proteção para os pontos suscetíveis ajudam a evitar as bolhas. Fibras naturais como algodão e lã, tendem a manter o pé seco e a absorver a umidade. No entanto,, as recentes investigações sugerem que as fibras de acrílico podem, através de um efeito mata-borrão, absorver e tirar a umidade do pé, mantendo-o mais seco e fazendo com que seja menos propenso a ter bolhas. O que é melhor para você? Experimente dois tipos e veja qual deles mantém os pés mais secos e mais confortáveis. Além do mais, certifique-se de que as meias se ajustam bem, assim corre menos riscos de ficarem franzidas dentro do sapato e causarem bolhas.

Experimente os talcos. Os produtos em pó para os pés podem ajudar a manter os pés secos e a evitar que tenha as dolorosas bolhas.

publicidade

Be the first to comment

Leave a Reply