Broncoscopia pulmonar com biopsia e Esofagoscopia – O que é?

Não obstante todas as possibilidades de exame visual criadas pela radiologia, muitas vezes o médico terá necessidade de efetuar um exame local minucioso de determinado órgão, se possível em pleno funcionamento. A razão disso é que as chapas radiográficas nem sempre se mostram suficientemente esclarecedoras quanto à natureza de uma lesão, sobretudo câncer. No caso particular do esôfago, da traqueia e dos brônquios, a ciência pôde desenvolver meios que permitem ao médico a observação visual direta e clara dessas delicadas estruturas.

A realização desse exame direto só é possível com o emprego de instrumentos ópticos especiais, longos tubos munidos de lentes de iluminação, que podem ser introduzidos pela boca do paciente. Como tanto a traqueobroncoscopia quanto a esofagoscopia envolvem a introdução profunda desses tubos, o paciente deverá permanecer anestesiado durante todo o tempo que durar o exame.

Além do contato com o instrumento ser muito doloroso, a pessoa examinada não poderia deixar de, involuntariamente, provocar contrações das vias aéreas e digestivas, com prejuízo da observação. A técnica pode ser aplicada também com fins terapêuticos e não somente diagnósticos. Tal é o caso das lavagens ou aplicações de medicamentos nas cavidades naturais, da retirada de secreções ou corpos estranhos e de outras providências.

 

BRONCOSCOPIA

Na broncoscopia, exame dos brônquios (e também da traqueia e da laringe, que ficam a meio caminho das estruturas brônquicas), o paciente permanece estendido de costas, com a cabeça reclinada para trás no ângulo mais aberto possível. Nessa posição, a laringe, a traqueia e os brônquios ficam aproximadamente no mesmo plano, em linha reta. Isso possibilita a introdução do broncoscópio, um tubo rígido.

publicidade

 

Broncoscopia

 

A medida que o broncoscópio penetra, o observador vê, primeiramente, as estruturas da orofaringe (úvula e epiglote); seguem-se a laringe e suas duas cordas vocais. O broncoscópio passa entre elas durante um movimento de inspiração, no qual as cordas se afastam uma da outra. Em seguida, a movimentação adequada do paciente permitirá que se alcance um dos dois brônquios em que a traqueia se ramifica.

O alcance poderá ser ainda mais profundo, pois o emprego de lentes prismáticas anguladas permite a observação definas ramificações da árvore brônquica. Se complementado por exame radiológico, o exame da árvore bronquial permitirá, por exemplo, estudar os limites de um tumor, retirar amostra para exame de laboratório (biópsia), observar á saída de um exsudato suspeito, recolhê-lo para pesquisa ou examinar o estado da mucosa.

A mesma técnica poderá também ser empregada para injetar líquido contrastante na luz dos brônquios. Uma radiografia posterior mostrará com maior nitidez a ocorrência de alguma anormalidade nas ramificações bronquiais.

publicidade

ESOFAGOSCOPIA

O exame visual direto do esôfago poderá ser determinado por indicações correspondentes àquelas da broncoscopia. Mas a técnica de introdução do tubo de observação o esofagoscópio é muito mais delicada. Em geral, o esôfago, não se apresenta com luz, e sim com as paredes coladas. Isto é, as paredes se unem como quando se aspira o ar de um tubo flexível. A razão disso é que, ao contrário da traqueia, o esôfago não se apresenta, normalmente, cheio de ar.

A introdução do aparelho, portanto, requer que a extremidade do esofagoscópio seja bem lisa e obtusa e que o médico o manipule com o cuidado necessário para evitar lacerações.
A esofagoscopia permite que. se observe diretamente o estado da mucosa, a presença de tumores, corpos estranhos e malformações congênitas- ou adquiridas.

O esôfago poderá apresentar verdadeiros sacos ou divertículos ao longo de suas paredes, dilatações de todo um longo trecho (o chamado megaesôfago) e estreitamentos anormais (estenoses). A ingestão de soda cáustica, poi acidente ou intenção suicida, é uma ocorrência comum de pronto-socorro que poderá requerer a esofagoscopia.

imagem: gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com

 

Outros Assuntos:

Almoço Saudável – Cardápios para um almoço cheio de Saúde

Cansaço Excessivo – Extremo Mental e Físico

Alimentação Saudável – Dieta e Comidas Saudáveis

Laringite – Causas, Sintomas e 15 Tratamentos Caseiros

publicidade