Como acabar com a Caspa de vez – 10 Dicas

Não tire suas roupas escuras. Há uma melhor maneira para enfrentar o problema da caspa. De fato, você simplesmente poderia lavá-la.  Se você é como a maioria das pessoas, sempre pensou que essas desagradáveis escamas são pele seca. Veja bem que na realidade, a caspa geralmente é uma condição da pele e do couro cabeludo oleosos.

O processo que causa a caspa —a caída das células mortas da pele — é um processo natural que se dá continuamente em todo seu corpo. De fato, você troca de pele cada 27 a 28 dias. O material velho simplesmente cai, em forma de escamas. O que acontece é que você não nota quando as pequenas células de pele se desprendem de seus braços e pernas. Você nota as células de pele que formam a caspa porque seu cabelo as prende antes delas flutuarem sem serem vistas.

Em seguida, o óleo de seu cabelo e couro cabeludo agrupa essas células até que voltem a ser essas escamas visíveis que decoram seus ombros. Naturalmente, são mais visíveis quando a gente tem o primeiro encontro amoroso, entrevistas de trabalho, e outras ocasiões importantes.

Você deveria se alegrar que seu couro cabeludo produz essas escamas. Se não fosse assim, todo o mundo necessitaria um carrinho de mão para levar seu couro cabeludo. Ele seria altamente grosso.

 

Dicas de Como acabar com a Caspa

Infelizmente, poucos de nós, mesmo que saibamos que este é um processo normal e necessário, somos tão valentes que somente agimos com um dar de ombros no que se refere a caspa. Portanto, você pode tomar algumas medidas para eliminar de uma vez por todas essas escamas.

Lave seus cabelos todos os dias

A melhor maneira de desfazer-se da caspa é lavá-la e deixá-la ir embora no enxágue? Frequentemente, isso é tudo o que se tem para fazer. A eliminação do excesso de óleo e as escamas com uma lavagem diária pode ser a maneira mais fácil de controlar este problema.

Troque seu xampu

Se seu xampu não funciona mesmo que o use todos os dias, é hora de trocá-lo para um xampu anticaspa. Tome nota dos ingredientes dos xampus vendidos sem receita. Procure um xampu que contenha pirition de zinco (zinc pyritione), enxofre de selênio, enxofre ou ácido salicílico.

Troque e troque de novo

Seu xampu anticaspa pode deixar de ser eficaz depois de algum tempo. Para seu consolo, essas pequenas escamas brancas podem fixar residência outra vez em seus ombros. Isto não é culpa do xampu. Você simplesmente criou resistência ao ingrediente ativo do xampu. Recomenda-se alternar o uso de três marcas diferentes de xampu (cada uma com uma fórmula diferente), usando uma marca por mês. Em outras palavras, use um xampu por mês, e vá alternando, voltando sempre para o primeiro.

Lave duas vezes

A primeira ensaboada e enxaguada elimina as escamas soltas e a acumulação do óleo de seu cabelo e couro cabeludo. Isto limpa a área para que a segunda ensaboada possa trabalhar. Deixe em seu cabelo a segunda ensaboada do xampu pelo menos por cinco minutos antes de enxaguá-la. Isto vai dar ao xampu a oportunidade de penetrar nas células da pele e fazer o que ele deve fazer.

Experimente usar alcatrão

Se os xampus anticaspa não estão funcionando, é hora de trazer os canhões pesados, isto é, os xampus de alcatrão. Estes xampus tem sido aprovados como remédio por mais de 200 anos.

O alcatrão reduz muito bem a mudança de células. No entanto, existem alguns problemas. Os xampus de alcatrão tem um cheiro forte, podem manchar os cabelos claros (pode levar semanas para que a mancha de desfaça, procurando usar um xampu mais suave), e além do mais podem irritar a pele.

Enxágue-se

Se decidir usar um xampu de alcatrão, enxágue o cabelo com suco de limão, um condicionador, ou creme de enxágue para eliminar qualquer cheiro que fique do xampu. De todas as maneiras sempre é uma boa ideia usar um condicionador depois de lavar os cabelos com xampus anticaspa, já que os xampus medicados tendem a endurecer o cabelo e a fazer com que seja fique menos maleável.

Fique atento à sua sensibilidade

Há algumas pessoas que de fato não deveriam usar xampus de alcatrão. Por quê? Porque são muito sensíveis. Ou melhor, seu couro cabeludo é muito sensível. O xampu pode irritar e inflamar os folículos do cabelo de algumas pessoas e pode causar uma condição chamada foliculite. A cura? Troque para um xampu mais suave.

Não se coce

Trate de resistir a tentação de coçar os lugares que coçam como um cachorro que procura as pulgas. Isto pode resultar em feridas no couro cabeludo causadas pelas unhas. Rompendo a pele de seu couro cabeludo, pare por um tempo o uso do xampu medicado. Troque para um xampu mais suave, como o xampu para bebês, e use-o diariamente até que sarem as feridas causadas pelo coçar.

Tome um banho quando suar

Depois de fazer exercício ou algum trabalho extenuante que o faça suar, tome um banho e lave os cabelos com xampu o mais rápido possível. O suor irrita a pele e acelera o desprendimento das células da pele.

Não use produtos em demasia para os cabelos

Mesmo que não precise parar de usar os diferentes cremes, sprays e gel que mantém o cabelo arrumado, trate de usá-los com menos frequência. Esses produtos para cabelo podem contribuir para o acúmulo de óleo.

 

É Realmente Caspa?

Enquanto você pesquisa como acabar com a caspa, saiba que você pode ter algo que parece caspa, mas que na verdade não é. Outras possibilidades que também incluem desprendimento de escamas são a dermatite seborreica e a psoríase.

A dermatite seborreica é um distúrbio crônico que se caracteriza pela inflamação da pele, junto com escamosidades. Algumas vezes afeta a região das sobrancelhas, os lados do nariz, as orelhas, e o meio do peito.

A psoriase se caracteriza por áreas vermelhas e escamosas na pele causadas por uma eventual produção rápida de células.

Podem ser obtidos remédios receitados para tratar ambas as condições. Portanto, se você ainda tem problemas de caspa depois de usar os remédios caseiros que se discutem aqui, consulte seu médico.

Não fique stressado ou com vergonha

Parece que as pessoas que estão sob muita tensão emocional têm mais caspa. A tensão emocional contribui para a proliferação de células da pele. Mesmo não sabendo se existe uma conexão entre a dieta e a caspa, as dietas de má qualidade podem causar tensão emocional e contribuir para alguma dermatite. A adoção de um estilo de vida mais saudável e procurar encontrar uma maneira de se relaxar ou de liberar a tensão podem ter um efeito benéfico.



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos