Ciática – Dor no Nervo Ciático – Sintomas, Diagnóstico e Tratamento

A ciática tem como uma de suas causas mais freqüentes a hérnia do disco intervertebral, geralmente causada por uns trauma, queda ou esforço muscular violento. Nas pessoas idosas, pressupõe-se que o disco já não estava perfeito, em virtude de pequenos e repetidos traumas.

Os pacientes quase sempre descrevem os sintomas da ciática como uma sensação de laceração profunda, de lâmina penetrante, de uma mordida, de choque elétrico ou de ardor. A tosse, um espirro ou um pequeno movimento brusco podem ser a causa imediata dessa sensação, que, em geral. é passageira.

Por vezes, o alívio é conseguido com a mudança de postura. Entre uma crise e outra, o paciente pode ter a impressão de que a perna está mais pesada, experimentar a sensação de rigidez musas-lar ou sentir uma dor suportável, mas continua.

ciatica - nervo ciatico

Em geral, a dor ciática é bem característica: parte da região lombar, irradia-se até a nádega, face posterior da coxa e do Joelho, porção posterior e externa da perna, e atinge finalmente o pé.

Às vezes, localiza-se apenas nas nádegas ou chega até os joelhos; pode, também, atingir quase que exclusivamente a barriga da perna, o calcanhar e a planta do pé. Por vezes, a dor pode se instalar de modo súbito, acompanhada de espasmos musculares, num mecanismo reflexo de defesa para diminuí-la.

Diagnóstico e Tratamento – Ciática

A distribuição da dor é importante para o diagnóstico da localização da lesão. Pelo histórico fornecido pelo paciente e através de exame físico especializado, o médico pode orientar o diagnóstico.

publicidade
publicidade

Conforme a região afetada, as nevralgias podem se manifestar em diferentes localizações. Por isso, a partir da dor é que o médico poderá chegar ao local afetado.

Em certos casos, o médico pode recorrer ao exame do liquor, a radiografias da coluna e a radiografias contrastadas (perimiclografia), para as quais são infetadas substâncias radiopacas no canal raquidiano.

Pode acontecer que os sintomas dolorosos da ciática desapareçam sem qualquer tratamento. Nos casos em que a dor é proveniente de uma hérnia de disco, essa melhora talvez esteja relacionada com alterações no volume do disco.

O tratamento clínico é feito com a correção de vícios de postura, como o da posição de dormir, com analgésicos, fisioterapia, aplicação de calor local e evitando-se esforços físicos intensos. Na correção da posição de dormir, alguns médicos preconizam medidas como: utilizar estrados de madeira inteiriça, com colchão de espuma de borracha ou crina prensada (anatômicos ou ortopédicos), e dormir de costas ou de lado, nunca de bruços.

publicidade

São muito especiais os casos em que os médicos indicam o uso de coletes ortopédicos ou do colete gessado, como recurso extremo no tratamento clínico.

Quando a ciática se deve à hérnia de disco, poderá ser adotado o tratamento cirúrgico, que consiste na extirpação dessa hérnia. Se forem necessárias, outras intervenções- cirúrgicas poderão ser executadas: secção da raiz nervosa sensitiva, imobilização óssea de algumas articulações da coluna etc.

imagem: solucaoperfeita.com


Leia Também: