Ciclo Menstrual – Fases e Dias – Como Calcular? (Com Vídeo)

O ciclo menstrual regular apresenta duração de 28 dias, podendo variar entre 25 e 25 dias.

Fases do Ciclo Menstrual

  • Fase folicular (duração média: 12 dias): começa no 1º dia da menstruação
  • Fase ovulatória (duração média: 8 dias) : Normalmente acontece na metade do ciclo menstrual. Em um ciclo de 28 dias, ocorre nopor volta do 14º.
  • Fase lútea (duração média: 10 dias): Prepara o útero para o início da próxima menstruação.

Finalizada as três fases, ocorre a menstruação (que ocorre durante 3 à 5 dias).

ciclo-menstrual-como-calcular

A Menstruação

Entre a primeira menstruação e o estabelecimento da menopausa (fim do período menstrual e fértil da mulher), os ovários sofrem modificações contínuas durante cada mês. Dessa atividade resultam dois fenômenos simultâneos: a produção de um óvulo (célula sexual feminina) e a secreção de dois hormônios, denominados estrógeno e progesterona. Entre outras funções, esses hormônios forçam uma profunda modificação da mucosa que constitui o forro do útero (endométrio).

O perfeito encadeamento das transformações ovarianas e uterinas tem uma finalidade básica: preparar o organismo feminino para o estabelecimento da gravidez. Quando não ocorre a fecundação do óvulo, os ovários diminuem a secreção de hormônios e, em consequência, a mucosa uterina “morre” e descola-se do útero. A mistura dos fragmentos de endométrio e sangue originado dos vasos rompidos no processo constitui a menstruação.

disturbio-menstrual

Volume, duração e intervalo

As transformações cíclicas que ocorrem nos ovários e no endométrio duram, em média, 28 dias. O intervalo entre as menstruações é, portanto, de um mês lunar. Intervalos mais curtos ou mais prolongados (variações de uma semana, aproximadamente) também são considerados normais. A eliminação menstrual ocorre durante três a seis dias e a quantidade de sangue é de aproximadamente 200 centímetros cúbicos.

No entanto, variações no volume, duração e intervalo das menstruações são possíveis. Geralmente ocorre uma associação dessas alterações. Uma menstruação de um a dois dias é quase sempre de pequeno volume, enquanto que quando ela dura sete ou oito dias verifica-se o contrário.

Ciclo Menstrual irregular

Alguns fatores podem influenciar o cinclo menstrual, entre eles: Hipertireoidismo, Anticoncepcional, Estresse, Período Pós Gravidez, Distúrbios de peso, excesso de exercícios físicos, ovários policísticos…

 

Como Calcular o Ciclo Menstrual?

 

Menstruações em excesso

As menstruações em quantidade anormalmente excessiva, assim como hemorragias irregulares, que aparecem entre as menstruações (metrorragias), podem ter a mesma origem. São geralmente decorrências de alterações orgânicas do aparelho genital:fibromas (miomas) uterinos, crescimento irregular do endométrio (hiperplasia) e tumores ovarianos.

Já a variação de aspecto da menstruação, como a presença de coágulos sanguíneos, não tem maior importância.

Variações estranhas durante o ciclo menstrual devem ser acompanhadas por profissionais.

Mecanismo de Precisão

O endométrio que forra o útero transforma-se, no ciclo menstrual, por influência dos hormônios secretados pelos ovários. Estes, por sua vez, têm seu funcionamento totalmente controlado pela hipófise, glândula mestra do organismo. Mas a glândula hipófise não é autônoma: sua atividade é regulada pelo hipotálamo, região altamente especializada do sistema nervoso central.

A tireoide (glândula que controla a velocidade das reações químicas no organismo) e as supra-renais (glândulas responsáveis pela produção de adrenalina, cortisona e outros hormônios) também influenciam o funcionamento dos ovários.

Distúrbios Menstruais

Esse intrincado conjunto de atividades glandulares e nervosas precisa funcionar como um mecanismo de alta precisão para que o ciclo menstrual ocorra de maneira normal. Uma pequena alteração em unia dessas glândulas é suficiente para provocar distúrbios menstruais. Como o hipotálamo sofre influência direta do restante do sistema nervoso central, simples estímulos psicológicos podem desregular a atividade do conjunto de estruturas responsáveis pela menstruação.

O diagnóstico da causa do distúrbio no ciclo menstrual nem sempre é fácil. A dificuldade torna-se mais evidente nos casos de a menorreia (falta defluxo menstrual) de longa duração, em que é necessário saber em que glândula ou órgão se localiza o distúrbio (útero, ovário, hipófise, hipotálamo). A verificação da presença ou não de ovulação, importante em determinados casos, também implica exames especializados.

Para calcular seu ciclo menstrual, acompanhe o vídeo acima.



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos