Como acabar com Chulé – Mau Odor dos Pés

Se tirar os sapatos no final do dia lhe traz à memória o  cheiro de um vestuário de um ginásio esportivo depois de um jogo, você pode estar sofrendo do que se conhece cientificamente como bromidrose—pés suados e mau cheirosos.  Mesmo que não é doloroso nem contagioso, o mau odor dos pés causa imenso mal estar social aos que têm o problema do chulé.

Em condições normais, cada um de seus pés produz 240 ml de suor por meio de umas 2.000 glândulas sudoríferas. Na maioria das pessoas, esta transpiração se evapora. No entanto, nas pessoa que tem bromidrose, se produz mais suor, e este não se evapora tão facilmente. O resultado é pés com mau cheiro.

 

Como acabar com Chulé

Se você padece deste problema não se preocupe. Não precisa mais aguentar. Simplesmente siga estas sugestões para manter seus pés mais secos e com odor mais agradável.

Lave-se bem

Essas glândulas sudoríferas da planta de seus pés produzem transpiração que é urna mistura de água, cloreto de sódio, gorduras, minerais: e vários ácidos que são produtos finais do metabolismo de seu organismo. Na presença de certas bactérias, essas secreções de suor se degradam, e geram um odor desagradável. Obviamente, lavar as bactérias vai interromper este processo. “Lavar seus pés frequentemente com um sabão desodorante e secá-los com muito cuidado pode temporariamente fazer com que seus pés cheirem bem.

publicidade

Lave regularmente

Cada quanto tempo se deve lavar os pés? Quantas vezes forem necessárias para eliminar as bactérias do mau cheiro mas não tão frequente que elimine todos os óleos protetores de sua pele. Para eliminar os odores fortes de seus pés, vai ter que lavá-los várias vezes ao dia. No entanto, se nota que os pés estão ficando com escamas e rachados, reduza a quantidade de vezes que os lava.

Seque o suor

Primeiro, alterne banhos com água quente e fria para ajudar a diminuir o fluxo de sangue de seus pés e reduzir a transpiração. A seguir, coloque os pés em um lava-pés ou bacia que contenha cubos de gelo e suco de limão. Finalmente, esfregue-os com álcool. Em clima mais quente, quando seus pés tendem a suar mais, esta forma de tratamento deve ser repetida todos os dias. Se você tem diabete ou outra afecção que cause redução na circulação, não trate em absoluto este tratamento.

Coloque sal nos pés

Para os pés extra frescos, experimente colocar meia xícara de sal casher (tem cristais mais grandes que o sal de mesa normal) em aproximadamente 1 litro de água e coloque os pés nessa solução. Depois dos molhar, não enxágue os pés; somente seque-os bem.

publicidade

Trate-os como trata suas axilas. A dica para controlar o odor dos pés é usar seja um antitranspirante ou um desodorante diretamente nos pés. Os desodorantes para os pés, semelhante aos desodorantes para as axilas, contêm agentes antibacterianos que podem matar as bactérias. Eles não detêm o suor, mas eliminam os odores que resultam quando o suor se encontra com as bactérias. Por outro lado, os antitranspirantes detêm o suor e o mau odor ao mesmo tempo.

Coloque talcos

Passe ou coloque talcos desodorantes para os pés. Certifique-se que contenham hexahidrato de cloreto de alumínio. Use meias. Os pés limpos necessitam cobertas limpas.

Use meias que deixem os pés respirar. (Alguns especialistas aconselham algodão ou lã; outros sugerem acrílico; experimente diferentes materiais até que encontre o que mantém os seus pés mais secos). Se é possível, troque as meias pelo menos uma vez durante o dia, e não use o mesmo par dois dias seguidos. Ao contrário da crença popular, as meias brancas não são estéreis pois contêm corantes, assim que não são necessariamente preferíveis as meias de cor.

Use sapatos adequados

Não use sapatos de borracha sólida ou com forros de materiais sintéticos, porque eles não permitem que o pé respire com facilidade, e faz com que as bactérias que causam os odores se multipliquem.

Lave seus sapatos de lona ou tênis

Alguns sapatos—como os esportivos e outros feitos de lona—deveriam ir diretamente para a máquina de lavar. Deixe-os que se sequem ao ar livre ao invés de colocá-los na secadora.

Deixe seus sapatos respirar

Também, trate de dar ar livre a seus sapatos entre uma colocada e outra. Se pode, alterne os sapatos diariamente de forma que não use o mesmo par dois dias seguidos. Solte os cordões e tire as linguetas do par que não use, e deixe que se seque ao sol.

Polvilhe seus sapatos

Polvilhe o interior de seus sapatos com maizena para ajudar a absorver a umidade e manter os pés mais secos.

Coma com sensatez

Comer alguns alimentos fortes, como cebolas, alho, cebolinha, pimentões, e inclusive curry, pode causar odor forte nos pés. Os produtos odoríferos passam para a corrente sanguínea e eventualmente se concentram no suor. Mesmo que este efeito não se restringe a transpiração dos pés, com certeza não ajuda no caso de pés com mau cheiro.

Mantenha a calma

A tensão emocional e a ansiedade aumentam a produção de suor, e dão mesmo é mais de comer a essas desagradáveis pequenas bactérias. Um nível tão alto de tensão emocional que produz odor nos pés deve ser tratado imediatamente, porque provavelmente outras partes do seu organismo estão sentindo também os maus efeitos.

publicidade

 

Leia Também:

Be the first to comment

Leave a Reply