6 Dicas de Como acabar com o Mau Hálito | Halitose

O problema de halitose, ou mau hálito tem sido uma praga da humanidade há séculos, e poucas pessoas tem dado risada desta situação. Para derrotar o mau hálito, dizem que os antigos gregos enxaguavam a boca com vinho branco, sementes de anis, e cerefólio anisado; enquanto que os italianos faziam um enxágue com uma mistura de saliva, canela, sementes de junípero, raiz de ciprest e folhas de alecrim, de acordo com a Academia de Odontologia Geral.

Hoje em dia, os americanos gastam mais de quinhentos milhões de dólares em enxágues bucais que frequentemente não contêm mais que álcool e algum sabor.

Uma explicação talvez seja o simples fato que nós mesmos não podemos saber se temos mau hálito. Esta é uma situação em que temos que depender da honestidade e gentileza dos amigos para que nos digam. Somos imunes a nosso próprio hálitos.

Que acontece se você está a caminho de uma reunião muito importante e tem que saber se seu hálito vai entrar antes que você no salão? Pode por exemplo respirar num lenço ou usar um fio dental.

publicidade

O controle do mau hálito depende do que o causa. Em 80 a 90 por cento dos casos, devesse a algo em sua boca. Frequentemente, o mau hálito é o resultado simplesmente de uma “boca suja”. A placa, ou seja a película invisível de bactérias que constantemente se formam em sua boca, é frequentemente a responsável. Outras causas dentais incluem as cáries e as doenças das gengivas. As cáries por si só, não cheiram mal, a não ser que a comida fique presa nelas.

Ocasionalmente, o mau hálito se deve a algo nos pulmões ou no sistema gastrointestinal ou a condições sistemáticas (em todo o corpo). Comer algo com muito alho é uma das causas mais comuns.

mau-halito-halitose

 

Halitose: Os Enxágues Bucais são Efetivos?

As agências publicitárias tem aumentado nossos temores ao mau hálito com suas campanhas sobre as vantagens dos enxágues bucais. Mas, são na realidade eficazes? Os enxágues bucais mascaram os odores. Seus efeitos são pequenos: os pesquisadores dentais estão de acordo em que os enxágues bucais comerciais mascaram os odores só temporariamente (de 20 minutos a umas 2 horas). Mesmo que possam matar as bactérias que contribuem para o mau hálito, muito rapidamente elas voltam a se reproduzir. Se você decide usar um enxágue bucal,  recomenda-se escolher um produto que contenha flúor pelo seu potencial de combater as cáries, ou um que seja aceito pela Associação Dental Americana para eliminar a placa dental.

publicidade

Os odores fortes de alguns alimentos como o alho, a cebola e o álcool são carregados pela corrente sanguínea e exalados pelos pulmões. Outra causa do mau hálito—além de danificar sua saúde—é o tabaco. Além do mais, alguns problemas de saúde como as infecções do tipo sinusite e as diabetes (que podem causar um hálito com odor de substâncias químicas), podem ocasionar mau hálito também.

Obviamente, o primeiro passo para fazer algo com respeito ao mau hálito, é determinar a causa.

Dicas para acabar com o Mau Hálito

Aqui detalhamos o que você pode fazer para manter seu hálito o mais fresco possível:

Mantenha a boca limpa

Essa é a chave principal. Isto quer dizer: escove bem os seus dentes três vezes ao dia. Também significa usar fio dental regularmente. A comida e as bactérias que ficam presas entre os dentes e a linha das gengivas somente podem ser eliminadas com fio dental; se ficam ali por algum tempo, a boca não vai cheirar bem.

Também, limpe a língua

As bactérias que ficam na língua podem, com toda certeza, contribuir com que o hálito não seja muito fresco; por esta razão, escove a língua logo depois de ter escovado os dentes.

Mantenha a boca úmida

Uma boca seca ocasiona também o mau hálito. A saliva ajuda a limpar a boca; ela tem uma ação natural antibacteriana que lava as partículas de comida. (Por exemplo, a redução do fluxo de saliva à noite explica o mau hálito que temos de manhã). Experimente mastigar gomas de mascar sem açúcar ou chupar balas de menta sem açúcar para estimular a produção de saliva.

Enxágue a boca

Se não tiver outra solução, pelo menos enxágue a boca somente com água depois de comer. O movimento da água na boca pode ajudar a eliminar algumas das partículas de alimentos que ficaram na boca depois da comida.

Mastigue Salsinha

Esse ramo verde de salsinha que vem na comida pode servir para algo mais, que simplesmente decorar o prato. Mesmo que mascar salsinha ou hortelã não vai curar o mau hálito, só o odor da erva pode ajudar um pouco a cobrir o odor bocal desagradável. (Basicamente, você está trocando um odor desagradável por outro mais aceitável).

Coma para cheirar bem

As comidas que ajudam a combater a placa dental podem ajudar também no controle do mau hálito. Se quiser comer algo rápido, escolha aipo, cenouras, amendoim, ou um pedacinho de queijo desnatado. Uma dieta saudável também ajudará a seus dentes.

Procure um Médico

O mau hálito persistente pode ter causas que podem ser tratados, como uma cárie que não foi diagnosticada ou uma doença periodontal (das ,gengivas). Algumas vezes, uma dentadura quebrada pode reter partículas de comida. Se você visita o dentista e ele lhe diz que sua arcada dentária está bem, você poderá investigar mais indo falar com seu médico a respeito de outras possíveis causas.

publicidade

 

Be the first to comment

Leave a Reply