Constipação Intestinal Infantil – Causas, Tratamento e Dicas

constipacao-intestinal-infantil-causas-tratamento-e-dicas

Diz-se que há constipação (prisão de ventre) quando não ocorrem defecações espontaneamente ou são escassas. Amiúde se acompanha de defecações duras, e às vezes também de mucosidades, que o intestino grosso irritado expele com a matéria fecal. Confira agora algumas dicas e explicações sobre Constipação Intestinal Infantil.

CONSTIPAÇÃO INTESTINAL INFANTIL

CAUSAS

Quando um lactente é constipado, é preciso buscar primeiramente se não se deve à alimentação insuficiente (Ver hipoalimentação) ou à alimentação exclusiva de leite de vaca, sem o suficiente acréscimo de hidratos de carbono. Na criança maior, a falta de suficiente quantidade de verduras, frutas e cereais integrais, pode produzir a constipação.

Também, na criança nervosa e que vomita freqüentemente pode observar-se este sintoma. Na criança alimentada ao peito, por mães muito constipadas, pode observar-se constipação do lactente.

Basta, às vezes, tratar a constipação da mãe para que cesse a do filho. É frequente observar constipação na criança atacada de raquitismo. Outras vezes a constipação se deve ao próprio intestino, que apresenta algum obstáculo à passagem das matérias, ou perdeu sua sensibilidade.

TRATAMENTO

É preciso tratar a causa. Se é provável que a constipação se deva à alimentação, ter-se-á que modificá-la. Se a criança é muito pequena, pode aumentar-se gradualmente a quantidade de suco de laranja. Se isto não for suficiente, pode dar-se extrato de malte, líquido espesso que se diluirá com água ou com o sumo de laranja.

Começa-se por dar uma colherinha de extrato de malte, aumentando gradualmente a quantidade até que faça efeito, podendo chegar-se até duas colheres grandes, se necessário. O extrato de malte é um bom alimento, rico em complexo B e em calorias.

Ocasionalmente pode ser necessário colocar um supositório no reto, mas é preferível que se consiga a evacuação espontaneamente. O mel também é laxante.

Quando a criança está em idade de digerir cereais, pode às vezes conseguir-se a evacuação aumentando a quantidade de cereais e dando-os integrais, como aveia em flocos, bem cozida. Pouco depois, a criança pode tolerar purês de verduras, que são também laxantes.

Em alguns casos obtém-se bom resultado em crianças de 8 meses em diante, se se lhes prepara um purê de ameixa preta bem cozida.

Nas crianças que passaram da primeira infância, exerce ação favorável para combater a constipação, a abundância de verduras de folha, cruas e cozidas, e de frutas, pão integral e demais cereais integrais, beber suficiente quantidade de água e ter hora fixa para evacuar o intestino. Se a Constipação Intestinal Infantil for pertinaz, consulte-se o médico. Nunca se dê laxante sem prescrição médica.

Fonte:

1, 2, 3

Imagem: mdsaude.com



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos