Contusão Muscular – 12 Maneiras de Aliviar a Dor

Quando se escuta um ruído de um tropeção a noite, e foi você quem tropeçou, o resultado pode ser o tipo mais comum de lesão da qual sofre a humanidade. A contusão muscular, essas testemunhas azul roxeadas de nossa inaptidão física, ocorrem quando o sangue vai dos vasos sanguíneos machucados para os tecidos adjacentes. Conhecido no meio médico como contusões, elas são normalmente causadas pelo que os médicos chamam de trauma direto. Quer seja resultado de um golpe no canto da mesinha de centro da sala ou de um pontapé na perna, o resultado é uma dolorosa recordação de nossos maus momentos.

Felizmente, as contusões geralmente saram em 10 ou 14 dias. Neste período, a coloração muda de roxo escuro a um azul amarelado. A mudança de cor indica que os glóbulos brancos foram para a área a fim de desfazer os glóbulos rompidos roxos (chamados corpúsculos) em um subproduto de ferro. Este subproduto pode agora ser carregado pelo sangue. Quando aparece uma cor verde amarronzada, a cura já está quase completa.

Tratamento para Contusão Muscular

Enquanto seu corpo está se dedicando a curar o prejuízo, há algumas coisas que você pode fazer para reduzir a coloração, aliviar a dor, e evitar que as contusões voltem a sair no futuro.

Esfrie. Para deter o sangue dos vasos sanguíneos machucados, use compressas frias. Quanto mais cedo colocar gelo, melhor. O frio também ajuda a evitar o inchaço. Envolva o gelo num pano úmido e aplique de 10 a 15 minutos. Se você machucou os dedos da mão ou do pé, coloque-os em água com gelo para obter resultados mais rápidos. No entanto, nunca coloque o gelo diretamente sobre a pele, nem mantenha uma compressa por períodos prolongados de tempo, porque pode resultar numa queimadura de gelo.

publicidade

Repouse. Não importa onde ocorreu a lesão, é importante que repouse a área afetada.

Eleve a lesão. A elevação é benéfica para as contusões nos braços e nas pernas, porque a força da gravidade faz com que chegue menos sangue ao lugar machucado. Tente colocar seu braço no encosto de uma cadeira ou eleve sua perna com algumas almofadas por 30 minutos a cada hora, durante as primeiras horas logo depois que se machucou.

Mude para o quente. Mais ou menos 24 horas depois de ter se machucado, quando já não estiver mais sangrando e o processo de cura já estiver começando, use o calor para ajudar a reduzir os espasmos musculares que acompanham as contusões. Os músculos se contraem para acertar um machucado, especialmente perto de uma articulação. Para relaxar os músculos perto de um machucado, aplique compressas mornas por meia hora, três ou quatro vezes ao dia.

publicidade

Coloque seu umectante na geladeira. Se decidir tratar de sua contusão com calor seco e se a área afetada ressecar, use um emoliente, de preferência um hipoalérgico, para suavizar e acalmar a dor da área. Espalhe por cima suavemente, sem esfregar, várias vezes ao dia. Se mantiver a loção na geladeira, irá senti-la muito agradável e fresca quando a colocar em sua pele quente e sensível.

Abstenha-se. As bebidas alcoólicas, quer sejam os refrescos com vinho, cerveja ou licor forte, podem dilatar (abrir) os vasos sanguíneos, o que pode agravar a contusão. Além do mais, o consumo de álcool é um dos maiores responsáveis pelos acidentes domésticos.

Use roupa folgada. As roupas apertadas que restringem o movimento aumentam o mal-estar. Por exemplo, no caso de contusões nas pernas trate de andar sem meia calça ou meias, por um dia, se puder.

contusão

Como Evitar Contusões

Proteção. Utilize equipamentos de proteção nos esportes.

Preste atenção em sua decoração. Os móveis mais arredondados ou que tem bordas mais suaves—como as mesinhas de centro estilo Queen Anne—podem ser menos perigosas para suas pernas, assim como cadeiras de estilos mais quadrados, especialmente em pequenos ambientes onde o espaço é limitado.

Considere colocar carpete. E menos provável que escorregue em carpete do que em outro tipo de piso.E se você cair, o carpete vai ajudar a evitar danos sérios pois atua como um colchão.

 

 Contusões sem  Explicação

Se descobre uma contusão ou muitas contusões que parecem ter saído de forma espontânea ou devido a um toque mais suave, deve consultar seu médico ou um dermatologista. Estes tipos de contusões podem ser o resultado de outros problemas ou fatores, como os seguintes:

Púrpura senil

Muitas pessoas maduras sofrem desta condição, que significa contusão do ancião. Quando as pessoas envelhecem, o colágeno (ou seja a fibra elástica) que dá elasticidade a pele e aos vasos sanguíneos fica mais magro e desgasta, permitindo com que o sangue se infiltre através das paredes dos vasos sanguíneos. O resultado são contusões de tamanho grande que podem cobrir todo o lado de um braço ou de uma perna. Mesmo que a aparência destas enormes contusões possa ser aterradora, a condição é infelizmente parte do processo de envelhecimento, não é de vida ou morte. Eu vejo pacientes com púrpura senil todo o tempo no meu consultório”. O tratamento caseiro para púrpura senil é o mesmo das contusões comuns; mas, no entanto você deve consultar o médico para um diagnóstico correto já que contusões grandes podem indicar outras doenças.

Remédios

Além de aspirina e acetaminofen, centenas de remédios vendidos com e sem receita podem causar reações adversas, que podem originar o agravamento das contusões. Entre os responsáveis estão os remédios similares a cortisona, usados frequentemente para tratar inflamações; alguns antibióticos; e certos remédios para o coração. Consulte seu médico ou farmacêutico se suspeitar que suas contusões podem estar relacionadas com algum remédio que esteja tomando.

Problemas sanguíneos

Os problemas hematológicos, ou do sangue, como uma contagem baixa de plaquetas, podem se apresentar no começo, como contusões. (As plaquetas são as células do sangue que ajudam a coagular o sangue). A leucemia e o câncer do sangue também podem manifestar contusões.

Deficiência de vitamina K

A vitamina K é essencial para o coagula mento adequado do sangue. A falta desta vitamina pode ser manifestada comas contusões.

publicidade

 

Be the first to comment

Leave a Reply