Dente Cariado – Causas, O que Fazer, Uso do Flúor

 

O dente cariado é um importante problema de saúde bucal, que afeta em sua maior parte crianças e uma grande parte dos adultos. Normalmente a cárie dentária é causada por tipos específicos de bactérias. Para saber mais a respeito de dente cariado, acompanhe o nosso post!

 

dente-cariado

Causas do Dente Cariado

As causas dessa afecção dentária baseiam-se na microflora exis­tente na boca e no substrato (isto é, a dieta). Para que haja cárie, é preciso que ambos os fatores ocorram ao mesmo tempo. Na ausên­cia de qualquer um deles, a cárie não conseguirá instalar-se.

As­sim, ela não aparecerá se o indivíduo (hospedeiro) for imune a bac­térias, ou se não estiverem presentes microrganismos que trans­formem os açúcares em ácidos dissolventes do esmalte. E, por fim, o fator dieta está diretamente ligado ao açúcar: se o indivíduo não ingerir carboidratos, não haverá dente cariado.

O que Fazer?

É muito importante que, a partir dos dois anos e meio – quando a primeira dentição já está completa -, a criança seja le­vada periodicamente ao dentista principalmente para prevenir o dente cariado. O que muitas mães não sabem, no entanto, é que as guloseimas utilizadas como argumento de per­suasão constituem uma das causas determinantes do aparecimento de cáries.

Uso do Flúor

A cárie estaria extinta se fosse possível combater de maneira definitiva uma de suas duas cau­sas. Apesar das pesquisas que estão sendo realizadas – sobretudo em relação ao fator microflora, atualmente os únicos métodos efi­cazes de prevenção da cárie são os que se relacionam com paciente.

Baseiam-se na aplicação do elemento flúor para prevenir cárie, capaz de aumentar a resistência do esmalte dos dentes ao ataque dos ácidos, que é facilitado, aliás, pela ação dos microrganismos (bactérias) que transfor­mam detritos alimentares em substâncias ácidas.

De todos os métodos para a prevenção por meio do flúor, o me­lhor é o da adição do elemento na água de abastecimento público. Esse método apresenta múltiplas vantagens: desde as económicas até as funcionais. Nas estações de tratamento, o flúor é acrescen­tado à água, junto com outros sais usualmente empregados, du­rante os processos de purificação.

O acréscimo é feito na propor­ção de uma parte de flúor para 1 milhão de partes de água. Não há indicações que comprovem quaisquer alterações de saúde ou efei­tos tóxicos dessa concentração.

Fluoração da água

A fluoração da água é o único mé­todo capaz de beneficiar indistintamente todos os habitantes de uma comunidade. Não exige esforço ou despesa por parte da popu­lação. Para o Governo, o custo anual por pessoa é insignificante. Os efeitos dessa medida são muito expressivos: pesquisas reali­zadas nos Estados Unidos e no Canadá indicam uma diminuição da incidência da cárie da ordem de 65%.

Ê por esse motivo que, se não for possível aplicá-la, recomendam-se outros recursos também à base de flúor, tais como aplicações tópicas (locais) na coroa den­tária, ingestão de comprimidos de flúor, fluoração domiciliar e da água das escolas.

Redução da Cárie

No Brasil, realizou-se uma pesquisa na cidade de Baixo-Guandu, no Estado do Espírito Santo, onde a água fluoretada abastece a cidade desde 1953.

Os resultados obtidos confirmaram a eficiência indiscutível do método, cuja generalização se propõe. Ficou provada uma média de 65% de redução da cárie em crianças de sete a catorze anos de idade, que haviam tomado sempre essa água.

Está demonstrado, portanto, que a fluoração da água é atual­mente o melhor método de prevenção da cárie dental. Sua aplica­ção em larga escala permite aos serviços dentários existentes tripli­car a cobertura dada à população, além de diminuir o custo da manutenção da saúde dos dentes.

Porém, enquanto não se genera­liza o processo, a diminuição do ataque ao esmalte realizado pelos ácidos pode ser obtida através da diminuição de substâncias açu­caradas na dieta alimentar.



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos