Diferença entre Equimose e Hematomas – O que é?

Quando os tecidos do organismo sofrem uma lesão por um golpe ou choque contra um corpo resistente sem que exista ferimento na pele, diz-se que há contusão. As contusões são produzidas em geral por objetos sem fio nem ponta, que chocam contra o organismo (punho, bastão, pedra, etc.). Outras vezes é o corpo que se choca contra o objeto (quedas, choques). Há diversas espécies de contusão. Frequentes são as dúvidas em relação às diferenças entre equimoses e os hematomas. O que são?

cor de equimose e hematoma

O que é Equimose?

equimose (mancha roxa) quando uma contusão produz a rotura de pequenos vasos no tecido celular subcutâneo e às vezes a própria derme, infiltrando-se uma pequena quantidade de sangue entre os diversos elementos que formam esses tecidos.

Observa-se, então, no local da contusão, uma mancha de cor violácea que, com o transcurso do tempo se torna de cor esverdeada e depois amarelenta, até desaparecer. Há, além disso, dor e ligeira tumefação da zona ofendida.

As equimoses não surgem somente nas contusões, mas também nos ferimentos contusos, distensões ou torceduras e fraturas. Neste último caso, a equimose é habitualmente de aparição tardia. Em qualquer equimose, a aparição da mancha característica nem sempre é imediata.

O que é Hematoma?

O hematoma produz-se quando a contusão rompe vasos de maior calibre, derramando-se uma maior quantidade de sangue, que pode infiltrar-se no tecido celular subcutâneo e nos músculos, ou então, ao separar os elementos vizinhos, formar uma coleção ou acumulação localizada de sangue. O hematoma pode localizar-se em qualquer ponto do organismo. Localizações freqüentes são as pálpebras e o couro cabeludo.Neste último caso, recebe o nome vulgar de “galo.”

Sintomas do hematoma

Saliência localizada e bastante acentuada no local do traumatismo, amiúde com a dor que descrevemos ao tratar da equimose. As contusões podem produzir fraturas e outras lesões que, serão estudadas mais adiante. Também serão estudadas à parte as contusões do crânio, do tórax e do abdome.



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos