Distúrbio do Sono Infantil – Dicas, Causas, Tipos, Perigo e Tratamento

disturbio-do-sono-infantil-dicas-causas-tipos-perigo-e-tratamentodisturbio-do-sono-infantil-dicas-causas-tipos-perigo-e-tratamento

A criança sadia dorme de maneira profunda e tranquila. Às vezes por mau hábito, a criança pequena acostuma-se a dormir mais de dia do que de noite, exigindo ser levantada e alimentada à noite. Se é este o motivo, bastará amiúde não fazer caso dela umas duas noites, para que descubra que mais vale manter-se quieta.

Outras vezes a criança não dorme por ter algum sofrimento físico: nariz obstruído por mucosidade, mal-estar nas gengivas por erupção de dentes, dor na boca ou na garganta por inflamação das mesmas, febre, excesso de agasalho, etc. Em certos casos ter-se-á que tratar a causa.

Em certas crianças nervosas o sono é intranquilo e interrompido. Ajuda, nesses casos, evitar as brincadeiras excitantes à tarde, dar um banho morno antes de deitar a criança, evitar que durma demasiado durante o dia. Nenhuma mãe dará ao filho, sem prescrição médica, calmante para os nervos.

Neste artigo comentaremos sobre todos os aspectos do ema Distúrbio do Sono Infantil.

DISTÚRBIOS DO SONO INFANTIL

TERRORES NOTURNOS

A criança acorda de repente à noite, aterrorizada, pálida, com os olhos abertos e tremente. Às vezes grita, pronuncia frases que revelam que esteve sonhando que foi atacada ou perseguida por animais ou pessoas. Vê-se com maior frequência entre os 3 e os 8 anos, e na primeira metade da noite, repetindo-se às vezes isto por várias noites.

CAUSAS

As causas são múltiplas: Vegetações adenoides que, ao dificultar a respiração, fazem sonhar com cenas de asfixia; ceias muito pesadas; ingestão de bebidas alcoólicas ou de excitantes do sistema nervoso, tais como café e chá. Há outras enfermidades que podem provocá-los, pelo que será conveniente consultar o médico.

Com frequência a culpa dos terrores noturnos são histórias horripilantes, contadas às crianças por pessoas adultas de pouco juízo ou por crianças de maior idade; ou filmes cinematográficos com cenas horrorosas. Nas crianças um pouco maiores, também influem as leituras inadequadas.

TRATAMENTO

Quando a criança está horrorizada, é preciso tratar de acordá-la inteiramente, para que reconheça que está em sua casa e protegida. Para evitar a aparição desses terrores, é conveniente dar à criança alimentação sadia, isenta de alimentos excitantes ou irritantes e de álcool. A ceia será leve.

Antes de deitar a criança é conveniente que tome um banho mono e o intestino e a bexiga sejam esvaziados. Evitem-se as brincadeiras que a ponham nervosa, bem como toda história, filme, programa impróprio de televisão ou leitura que possam ser impressionantes. O médico dirá se há alguma causa, e indicará o tratamento pertinente.

RANGER DE DENTES

Conquanto atribuído pelas mães a parasitos intestinais, pode ter outras causas. Com certa frequência há vegetações adenoides, amígdalas hipertrofiadas, inflamações dos seios da face, etc. O médico determinará a possível causa.

SONAMBULISMO

O Lato de a criança levantar-se à noite dormindo e caminhar ou praticar outros atos, pode ter diversas significações. Pode dever-se, algumas vezes, a neuroses, e em outros casos, muito raros, ser um equivalente da epilepsia.

O tratamento que indicamos para tratar de evitar a aparição dos terrores noturnos pode aplicar-se também a estes casos.

SONO DEMASIADO PROFUNDO

Pode observar-se este sono na criança prematura ou débil congênita. Também pode observar-se em algumas enfermidades do sistema nervoso, como na encefalite, por exemplo.

Quando o sono é tão profundo que não se pode de maneira alguma acordar a criança, trata-se provavelmente de um estado de coma. Deve consultar-se um médico para diagnosticar e tratar estes casos.

Fonte:

1, 2

Imagem: revistacrescer.globo.com



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos