Doença Hemolítica do recém-nascido – Explicações Sobre o Problema

doenca-hemolitica-do-recem-nascido-explicacoes-sobre-o-problema

Em outras partes desta obra estudam-se pormenorizadamente as hemorragias dos diversos órgãos e aparelhos. As hemorragias podem dever-se a uma causa local ou a causa geral. Quando devidas a causa geral, as hemorragias podem aparecer em muito diversas partes do organismo.

Pode achar-se a chamada doença hemolítica do recém-nascido, que estudaremos a seguir, muito brevemente. As hemorragias de causa geral podem, também, ser causadas por hemofilia e púrpura.

 

DOENÇA HEMOLÍTICA DO RECÉM-NASCIDO

Essa afecção pode manifestar-se em recém-nascido cuja mãe tem no sangue fator 11h negativo, sendo positivo o do pai. Esta doença hemolítica do recém-nascido pode manifestar-se em muitas formas diversas: icterícia grave, anemia intensa, inchação (edema) da criança, hemorragias intensas, etc.

O tratamento da doença hemolítica do recém-nascido consiste em transfusões de sangue Rh negativo, preferentemente não dos pais.

Em certos centros especializados tentou-se a mudança completa do sangue da criança, retirando o sangue por uma veia enquanto por outra se vai injetando sangue de outra pessoa. Injeta-se, também, vitamina K, trata-se a anemia e, se necessário, aplica-se oxigênio.

ENFERMIDADE HEMORRÁGICA DO RECÉM-NASCIDO

Habitualmente no segundo ou terceiro dia observam-se nas crianças atacadas desta enfermidade, hemorragias intensas. Este transtorno nunca começa depois do duodécimo dia de vida. As hemorragias que aparecem depois desse período, têm outras causas.

As hemorragias produzem-se no estômago ou no intestino, e a criança vomita sangue (hematêmese), ou a expele pelo intestino (melena), em forma de matérias fecais, semelhando borra de café. Outras vezes a hemorragia se produz no umbigo, nas artérias meníngeas ou em outras partes do corpo.

Esta enfermidade é sumamente grave. As causas são, segundo os casos, falta de vitamina K ou a chamada eritroblastose fetal, que estudaremos a seguir. Geralmente o médico recorre à vitamina K e a transfusões sanguíneas para tratar estes casos. No caso de a hemorragia ser causada por eritroblastose, faz-se o tratamento desta.

Fonte:

1, 2

Imagem: lifestyle.sapo.pt



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos