Dor de Cabeça – Causas, Tratamentos e Dicas de Como aliviar

Se você padece de dor de cabeça contantes e intensas que o colocam fora de ação várias vezes ao mês, você necessita atenção médica. Da mesma maneira, se suas dores de cabeça estão associadas com esgotamento físico, mudança na sua visão, ou debilidade, dormência, ou paralisia das extremidades, resista a tentação de tratar-se por si mesmo e veja a um médico. Se você já está indo ao médico e não está sentindo alívio, peça uma indicação para um especialista em dores de cabeça ou uma clínica para dores de cabeça.

dor-de-cabeca

Causas da dor de cabeça

As causas da dor de cabeça são muito numerosas. Citaremos a seguir algumas delas:

  • a) Enfermidades infecciosas: gripe, paludismo, febre tifoide, etc. Acompanham-se de outros sintomas próprios da enfermidade que a causa.
  • b) Origem tóxica: uremia, intoxicação pelo álcool, fumo, óxido de carbono, falta de ventilação, constipação. É discutível se estas duas últimas causas são tóxicas.
  • c) Pressão arterial elevada.
  • d) Enxaqueca ou hemicrânia, caracterizada por dor da metade da cabeça, acompanhada de vômitos ou náuseas.
  • e) Neurose, neurastenia, histeria.
  • f) Aumento de pressão no crânio: tumores, abscessos, inflamações das meninges, etc.
  • g) Deficiente circulação cerebral: arteriosclerose das artérias cerebrais, certas afecções do coração.
  • h) Sífilis secundária ou terciária.
  • i) Afecções dos olhos: glaucoma, hipermetropia, miopia, astigmatismo, etc.
  • j) Afecções nasais, dos seios da face e dos ouvidos: sinusite, rinite. k) Afecções do útero e ovário.
  • l) Afecções do fígado e das vias biliares (causa muito freqüente). Dispepsia. m) Celulite ou fibrose dos músculos e demais tecidos que se acham na nuca ou rodeando o crânio. O médico pode com freqüência, às vezes ajudado por exames complementares (análise, radiografia, etc.), determinar a causa da dor de cabeça e indicar-lhe o tratamento.

Dicas para aliviar a dor de cabeça

No entanto, se você é propenso a dores de cabeça ocasionais, siga lendo. Os conselhos que se seguem podem ajudar-lhe a que se sinta muito melhor—rapidamente.

Não se exceda com os analgésicos

Mesmo que uma dose ocasional de algum analgésico vendido sem receita pode ajudar a que alivie a sua dor de cabeça por algumas horas, tomar estes remédios muito frequentemente pode na realidade piorar a dor. Estes remédios, estão bem, mas em quantidades limitadas, mas se você necessita tomar mais do que duas doses ao dia, deveria ir a um médico.

Deite-se

Deitar e fechar os olhos por meia hora ou mais pode ser um dos melhores tratamentos para uma dor de cabeça forte. Para alguns tipos de dores de cabeça, como as enxaquecas, dormir é a única coisa que parece que interrompe o ciclo da dor. O mais importante é reconhecer que quanto mais rápido um paciente com dor de cabeça intensa deixe de fazer o que estava fazendo e se deite e descanse, mais rápido a dor ira embora. Você necessita reconhecer quando está vindo uma grande dor de cabeça. Esse é o momento de deixar tudo e ir se deitar

Não deixe que sol entre

Especialmente, se seus sintomas são parecidos aos da enxaqueca (dor intensa em um lado da cabeça, náusea, vista turva, e extrema sensibilidade a luz), descansar num quarto escuro pode aliviar a dor. A luz brilhante também pode causar dores de cabeça. Algumas vezes ver a tela de um computador pode ocasionar uma dor de cabeça.

Use uma compressa fria

Um pano molhado com água bem gelada colocado sobre os olhos ou uma bolsa de gelo colocada sobre o lugar da dor são outras maneira boas de aliviar a dor de cabeça. Outra boa solução é o ‘chapéu de gelo’, que é uma compressa de gelo que rodeia a cabeça, e a almofada de gelo, que é uma compressa de gelatina congelada que se insere numa almofada especial. (Estas compressas especiais de gelo podem ser encontradas em algumas farmácias; se não as achar na prateleira, pergunte ao farmacêutico como fazer para as encomendar). Use gelo o mais rapidamente que puder depois que a dor de cabeça começar vai fazer com que se a alivie em 20 minutos na maioria das pessoas.

Experimente com calor

Se a você lhe incômoda o gelo, ou se não lhe ajuda em sua dor de cabeça, experimente colocar um pano morno sobre os olhos ou no lugar do dor. Recomenda-se deixar a compressa por meia hora, e voltar a aquecê-la se for necessário. Pense em coisas agradáveis. Muitas dores de cabeça são ocasionadas ou pioradas por tensão emocional.

Aprender a controlar as dificuldades da vida de uma forma calma pode fazer com que as dores de cabeça intensa baixem. Desligue todos os pensamentos sobre coisas desagradáveis e que provocam as crise. Pense em coisas agradáveis. Somente pelo momento, trate de esquecer da confrontação com seu chefe ou companheiro de trabalho. Trate de relaxar enquanto elabora uma estratégia para sobreviver ao problema.

 

dor-de-cabeça

 

Estresse provoca dor de cabeça

Junto com o conselho anterior, periodicamente revisem seu corpo em busca de tensão. Se você nota que frequentemente tem essas dores de cabeça, procure em seu corpo os sinais da tensão. Estão suas mandíbulas muito apertadas? Esta franzindo a testa? Também, quando para na luz vermelha do semáforo, estão suas mãos apertando muito forte o volante?” se a resposta a qualquer dessas perguntas é sim—pare, relaxe, e respire profundamente uma ou das vezes (no entanto, não o faça por mais de duas vezes, ou vai começar a sentir falta de ar).

Dicas rápidas para aliviar dor de cabeça

a) Aplicar um pano de água fria em redor da cabeça (renová-lo amiúde) ao mesmo tempo em que se faz um banho quente de pés ou um banho alternado quente e frio dos mesmos.

b) Pode também conseguir-se amiúde alívio, aplicando sobre a testa uma bolsa de gelo e outra de água quente, sobre a nuca. Ao cabo de 2 ou 3 minutos se troca o lugar das bolsas, aplicando o gelo à nuca e o calor à testa. Repetir a troca tantas vezes quantas sejam necessárias até que a dor ceda.

c) A massagem à cabeça (couro cabeludo) e aos membros superiores aplicada por pessoa perita, amiúde faz cessar a dor.

d) Se o intestino não foi evacuado, aplicar clister.

e) É importante determinar a causa da dor de cabeça para tratá-la. A dor de cabeça é simplesmente um sintoma, e tratá-la sem combater a causa é ilógico e às vezes perigoso, pois a afecção que a provoca prossegue em seu avanço.

 

imagem: blog uvarosa



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos