Dor nas Costas – Causas e Tratamento | Lombalgia

Talvez você levantou algo pesado ou deu uma tacada de golfe com muito entusiasmo. Ou talvez ficou sentado em uma cadeira, pouco cômoda, no escritório por duas semanas, trabalhando como louco para poder entregar seu trabalho na data prometida. Qualquer que seja a razão, você agora está deitado de costas, desejando que algo—qualquer coisa—coloque fim a sua agonia. você não é o único. Quase todos os brasileiros sofreram de dor nas costas (Lombalgia) em algum momento de suas vidas.

A má notícia é que a não ser que tenha um grande problema ou problemas nos discos, seu médico não poderá fazer muito por você exceto, receitar algum remédio para acalmar a dor e lhe aconselhar que descanse. A boa notícia é que se seguir estes simples passos, em poucos dias poderá se Sentir bem outra vez. E também poderá ao menos, evitar ter que passar pelo mesmo mal-estar no futuro.

Atenção: dor nas costas constante ou aguda pode ser sintoma de algum fator mais grave. Procure um médico.

Como Aliviar a Dor nas Costas

Os seguintes remédios são apropriados para qualquer um que sofra de dor nas costas e consequentemente de músculos tensos e doloridos, ou de uma torção. No entanto, se tem dor, fraqueza ou adormecimento nas pernas ou se tiver perdido o controle da bexiga ou do intestino, vá a um médico sem demora.

publicidade

Vá para a cama

O descanso na cama é uma das maneiras de eliminar a tensão dos músculos. O trabalho dos músculos das costas é manter você em posição reta. Se você se deita, automaticamente retira a pressão dos músculos. A melhor maneira de se deitar é colocar-se totalmente de costas com dois travesseiros debaixo dos joelhos. Nunca se deite de barriga para baixo, já que esta posição o obriga a torcer a cabeça para respirar e isto pode ocasionar dor no pescoço. Faça um esforço para se levantar e começar a se mover após três dias aproximadamente, já que períodos maiores de descanso na cama enfraquecem os músculos e os predispõe a uma maior tensão, ele acrescenta.

Coloque gelo

A aplicação de uma compressa de gelo numa área dolorida nas 24 horas posteriores ao início da dor pode ajudar a manter a inflamação e o mal-estar em menor grau. O gelo faz algo—reduz a habilidade dos nervos de conduzir os estímulos dolorosos,  sugere-se que coloque cubos de gelo em um saco plástico, coloque o saco sobre uma toalha fina e coloque sobre a pele. Deixe a compressa fria por 20 minutos, retire por 30 minutos e volte a colocar por outros 20 minutos, ele diz.

Tome um banho quente

Se já passaram mais de 24 horas desde que a dor começou, o gelo não vai lhe ajudar a reduzir a dor ou a inflamação. Depois desse período, é o calor que pode ajudar a aumentar a elasticidade dos músculos em 10 por cento. No entanto, as mulheres grávidas não devem permanecer no banho quente por muito tempo, já que ele pode elevar a temperatura do corpo a mais de 37,8°C e pode causar defeitos de nascimento ou aborto espontâneo.

publicidade

Compre um colchão novo

Um colchão suave e de pouca consistência pode contribuir a desenvolver problemas nas costas ou a piorar um problema já existente. No entanto, se não for possível comprar um colchão novo, uma placa de madeira de 1,90m de grossura colocada entre   o colchão e o estrado da cama poderá ajudar um pouco. “Ainda não há uma resposta clara sobre as camas de água”, acrescenta ele. Em todo caso, trate de dormir de costas com dois travesseiros debaixo dos joelhos.

Receba uma massagem Profissional

Se você tem a sorte de contar com um cônjuge, amigo, ou companheiro de quarto, peça a ele que lhe faça uma massagem. Coloque-se de barriga para baixo e peça que lhe façam uma massagem nos músculos. No entanto os terapeutas de massagem também podem fazer visitas a domicílio. Consulte as página amarelas ou pergunte a seus amigos onde pode encontrar um massagista. Algumas prefeituras e escolas de massagem disponibilizam profissionais por preços simbólicos.

Relaxe

Uma grande parte da dor nas costas é resultado de músculos tensos provocados por tensão emocional. Ele recomenda que seus pacientes pratiquem exercícios de relaxamento e de respiração profunda, como fechar os olhos, respirar fundo e começando do 100, contar de trás para frente.

dor nas costas

Como Evitar a Lombalgia – Dor nas Costas 

Muitas das atividades que você realiza todos os dias—sentar, levantar algo, curvar-se, pegar alguma coisa— podem provocar uma grande tensão em suas costas. Se aprender novas formas de exercer estas atividades, poderá evitar as dores nas costas e assegurar o bem estar de suas costas nos próximos anos. Os conselhos que se seguem poderão ajudar.

Coloque o braço atrás das costas. Se tem que permanecer sentado por períodos longos numa cadeira que não dá nenhuma sustentação à parte baixa das costas, trate de enrolar uma toalha ou um suéter e dar-lhe mais ou menos a mesma circunferência que seu braço. Deslize a toalha enrolada entre a parte baixa de sua costas e a cadeira. Em resumo, você também pode deslizar seu braço entre a parte baixa das costas e o respaldar da cadeira para aliviar a pressão das costas. No entanto, se mesmo assim ao sentar você sentir muita pressão nas costas, trate de fazer pequenos ajustes na curvatura da parte baixa de suas costas, periodicamente.

Use um suporte para as costas. Os assentos da maioria dos automóveis e caminhões não são bem projetados. Eles deveriam sustentar a parte baixa de suas costas. Se o banco do carro não lhe dá esse conforto, compre um suporte pequeno que possa ser ajustado. Ele acrescenta que a posição mais conveniente para sentar-se não é tanto com suas costas eretas de cima a baixo. O melhor é recostar-se com um ângulo de 110 graus. Se você tiver que sentar por muitas horas.

Nade. A natação é o melhor exercício aeróbico para costas doloridas. Nadar algumas braçadas na piscina pode ajudar a fortalecer e tonificar os músculos das costas e do abdômen. Andar está em segundo lugar, diz ele. Também pode experimentar os “Exercícios para Proteger a Costas”.

Levante os objetos dobrando os joelhos.  Os grandes músculos das pernas e as nádegas estão melhor preparados do que as costas para suportar pesos pesados. Faça de conta que tem um balde com água e peixinhos coloridos sobre sua cabeça. Quando se agachar para levantar algo, não derrame uma só gota. É recomendado fortalecer os músculos das pernas e das nádegas para facilitar quando se abaixar.

Carregue os objetos perto de seu corpo. Quando carregar objetos pesados, coloque os cotovelos perto de seu corpo e carregue o objeto perto de seu corpo. Se tiver que alcançar algo numa estante, coloque-se debaixo do objeto e passe-o sobre sua cabeça, diz ele. “Dessa maneira, a coluna vertebral reta carrega o peso, e você não força muito seus músculo.

Mantenha-se alerta. As atividades que são feitas sem cuidado, são a causa principal dos danos nas costas. Se já teve dor nas costas anteriormente, tenha muito cuidado”, diz ele.Evite agachar, curvar-se e levantar objetos. Não deixe que o pegue desprevenido. Algumas vezes é melhor contratar alguém para que faça algumas coisas, como limpar o pátio ou carregar malas pesadas, do que se machucar e perder três meses de trabalho.

Vigie seu peso. Manter seu peso ideal vai lhe ajudar a diminuir a tensão dos músculos das costas. Quanto menos peso tiver, menos vai ter que carregar. Segundo, quando você aumenta o peso em seu abdômen, seu corpo se inclina para trás, o que pode acentuar a dor nas costas.

Exercícios para  Proteger as Costas

Para obter os melhores resultados, faça os exercícios todos os dias, e não os interrompa, mesmo depois que a dor melhorar, já que a força e a flexibilidade somente podem se manter através do exercício constante. Os exercícios de alongamento podem ser feitos duas vezes por dia. Mesmo que estes exercícios não tenham riscos e sejam eficazes para a maioria das dores nas costas causadas por tensão muscular ou espasmos, adverte-se as pessoas que tem problemas estruturais, com os discos ou outro tipo, não devem fazer nenhum tipo de exercícios sem a recomendação de seus médicos.

Um só Joelho-ao-Peito: Deite-se de costas com os joelhos dobrados e os pés sobre o piso. Segure a parte traseira das coxas com ambas as mãos, lentamente leve os joelhos até o peito até que sinta uma tensão moderada—sem fazer com que sinta dor. Segure e conte até dez, não os balance, em seguida solte-os. Repita de quatro a cinco vezes com a mesma perna, em seguida faça o mesmo com a outra. Este exercício relaxa os músculos dos quadris, das nádegas, e da parte baixa da costas—todos estes são músculos que se contraem depois de um longo dia sentado ou em pé. É um ótimo pré-aquecimento para os outros exercícios.

Coloque os joelhos no peito: Deite-se de costas com os joelhos dobrados e os pés no chão. Segure ambo os músculos dos pés, e leve as coxas lentamente o mais perto que puder do peito. De novo, leve-as somente ao ponto de tensão moderada e não as balance. Segure-as e conte até dez, solte-as.

publicidade