Dor no Pescoço – O que É e Como Tratar

Este trabalho é como uma dor no pescoço. Isto pode ser Li algo mais que somente uma expressão. A tensão no trabalho ou em casa, tarefas nas quais tem que curvar-se muito, má postura, e inclusive um colchão demasiado mole podem causar dor e rigidez no pescoço. Supostamente, algumas dores de pescoço são o resultado de lesões ou de doenças, mas a grande maioria das dores de pescoço se devem sensivelmente à tensão muscular.

O Pescoço

O pescoço, com sua estrutura complicada e seu amplo recurso de movimento, é particularmente vulnerável à tensão e mal-estar. A cabeça, que pesa entre 4,5 a 9 quilos, se apoia sobre uma série de 7 ossos pequenos chamados vértebras e se mantém em seu lugar por 32 músculos completos. Em meio às vértebras e ligado a elas há camadas de cartilagem fibrosa chamadas discos, que atuam como protetores, ou amortecedores. Há oito nervos e quatro artérias grandes que correm pelo pescoço e que levam sensações (incluindo dor) e sangue entre a cabeça, os ombros, o peito, e os braços, . A delicada coluna vertebral está no centro da pilha de vértebras e está protegida por elas. Adicione a esta estrutura complexa o fato de que o pescoço se move mais que qualquer outra parte do corpo, e você terá uma fórmula para problemas.

Tensão

Quando os músculos se tornam tensos devido a tensões físicas ou emocionais o suplemento de sangue para os músculos se interrompe, e o músculo sente dor. É um círculo vicioso. Seus músculos se tornam tensos, o que reduz o suplemento de sangue e produz a dor. A dor faz com que os músculos se tornem ainda mais tensos. Romper o ciclo tensão-dor-tensão é um processo de duas etapas. Você tem que aliviar a pressão emocional ou física que está causando a tensão muscular. Depois tem que aliviar os espasmos musculares.

Estes conselhos podem ajudar a romper o ciclo tensão-dor-tensão e a aprender hábitos novos que, para começar, vão evitar que se produza a tensão.

Leia também: Dor nas Costas

Dicas para tratar a dor no pescoço

dor-no-pescoço

Descanse. Uma das maneiras mais simples de aliviar a dor é deitar e dar a seus músculos a oportunidade de se recuperarem. Assegure-se de não usar um travesseiro grosso que pode criar problema para o pescoço.

Experimente. Geralmente, não há uma base científica para as coisas que funcionam. O que funciona para uma pessoa talvez não funcione para você. Experimente. Tente diferentes coisas até que encontre a combinação de tratamentos que lhe aliviem a dor.

Coloque gelo. O gelo anestesia de forma efetiva a dor e reduz a inflamação. Ponha gelo picado em um saco plástico e cubra o saco com uma fronha (uma toalha de pano é muito grossa para deixar passar adequadamente o frio). Aplique-a em seu pescoço dolorido por 15 minutos de cada vez.

Esquente-o. Depois de usar gelo para reduzir a inflamação, poderá achar que o calor lhe traz alívio. Use uma toalha úmida ou uma bolsa de água quente, ou fique em uma ducha quente. Mas não mantenha o calor por muito tempo. Calor em demasia pode agravar os sintomas e causar mais dor.

Relaxe. Uma grande parte de nossa tensão muscular é causada por tensão emocional. Aprenda a reconhecer os sintomas quando seu corpo está tenso. Averigue o que o deixa tenso. Reconheça quando está em uma situação com muita tensão, e aprenda maneiras novas de responder.

Para o relaxamento progressivo, ache um lugar tranquilo aonde nada o possa distrair. Sente ou deite e feche os olhos. Depois, começando pela cabeça e o pescoço e descendo por todo o corpo, contraia os músculos e em seguida relaxe a tensão. Para a respiração abdominal, sente-se tranquilo e respire fundo deixando que o ar chegue até seu abdômen. Depois, expire completamente, apertando suavemente o estômago. Respire fundo desta forma por vários minutos.

Além destas duas técnicas, você poderá criar suas próprias formas de relaxamento. Faça o que funcionar melhor para você.

Utilize massagens. A massagem pode ajudar a aliviar a tensão dos músculos e vai dar um alívio temporário, e também pode ajudar a dormir melhor, tome um banho ou ducha quente para relaxar os músculos. Depois, peça que uma outra pessoa, com óleo ou loção friccione o pescoço e os ombros fazendo pequenos círculos com pouca pressão. Depois, ele ou ela deverá friccionar o pescoço e os ombros fazendo uma pressão firme e com movimentos amplos até embaixo. Não se esqueça da área do peito. Se não tem uma pessoa que lhe possa fazer a massagem, tente friccionar seu próprio pescoço e a área do peito com óleo ou loção por 10 a 15 minutos.

Tome um analgésico vendido sem receita. Os analgésicos vendidos sem receita como aspirina, ibuprofeno e acetaminofen podem aliviar a dor. A aspirina e o ibuprofeno também podem reduzir a inflamação. A aspirina é um anti-inflamatório tão bom como muitos dos medicamentos mais caros, mas sem os efeitos colaterais. Se a aspirina faz mal ao seu estômago, prove a aspirina revestida ou acetaminofen.

Adote uma boa postura. A postura tem mais a ver com a dor de pescoço do que a gente imagina. A cabeça e a coluna vertebral estão em equilíbrio no que diz respeito à força da gravidade. Quando uma má postura empurra para frente a curva da parte inferior das costas, a parte superior das costas se curva mais para trás para compensar. Como resposta, o pescoço se curva para frente, em uma posição forçada.

Sugere-se que melhore sua postura usando a “prova da parede”. Coloque-se de pé com as costas contra a parede, com os calcanhares longe da parede. As nádegas e os ombros devem tocar a parede, e a parte de trás de sua cabeça deve estar perto da parede. Mantenha o queixo reto. Agora, afaste-se da parede. Volte ao mesmo ponto e examine sua posição. Procure manter essa postura durante todo o dia.

Mantenha o equilíbrio. Muito excesso de peso tende a exagerar a curvatura das pessoas. Isto, por sua vez, faz com que a nuca compense e se force.

Fortifique os músculos do estômago. Assim como uma má postura e a obesidade podem causar a tensão demasiada do pescoço , o tônus muscular inadequado dos músculos do estômago obriga que a parte superior das costas se curve mais para trás e a que o pescoço se curve para frente. Sugere-se que se faça exercícios como inclinações com o joelho dobrado para fortalecer os músculos abdominais.

Faça exercícios para o pescoço. Há duas classes de exercícios para o pescoço que podem aliviar e prevenir a dor: os exercícios de movimentos suaves e os exercícios isométricos.

Casos mais Graves

Enquanto a maioria dos casos de dor muscular simples podem ser tratados com remédios caseiros, alguns tipos de dor de pescoço devem ser tratados por um médico. Chame o médico se:

  • Sua dor é causada por uma lesão.
  • Sua dor de pescoço está acompanhada de febre, dor de cabeça, e dores musculares.
  • Tem formigamento ou endurecimento nos braços ou nas mãos.
  • Tem distúrbios visuais.
  • Sua dor de pescoço aumenta ou persiste por vários dias apesar dos tratamentos caseiros.

 

Leia Também: