Dor nos Seios – Motivos e Como Aliviar

Para muitas mulheres os seios são uma fonte de prazer sensual. Para as mães que estão amamentando, são parte do vínculo entre mãe e filho, e uma maneira de alimentar uma nova vida. Mas em certos momentos na vida de uma mulher, os seios podem ficar incômodos ou dolorosos. Podem inclusive se converter em foco de preocupação e ansiedade. A dor nos seios é uma parte normal do fato de ser mulher. Quase nunca é sinal de câncer no seio. Mas, mesmo assim, é necessário procurar um profissional!

Os seios são glândulas mamárias que respondem as mudanças hormonais normais, especialmente as flutuações no estrógeno, que ocorrem durante a menstruação ou menopausa e durante a gestação. As mudanças hormonais podem fazer com que os seios fiquem quentes, inchados, sensíveis, e dolorosos ao tocá-los. A dor no seio é normalmente comum nas mulheres. E observamos que ocorre muito no começo da gravidez, na menstruação e durante o começo da terapia hormonal na menopausa.

Todas as mudanças hormonais que ocorrem imediatamente antes da menstruação e durante a gravidez preparam os seios da mulher para a tarefa da amamentação. Com a chegada da menstruação, os níveis de estrógeno baixam e os seios voltam ao normal.

Com a gravidez, as mudanças hormonais continuam, e os seios começam a produzir leite para o bebê. Os seios para amamentação apresentam seus próprios problemas e desafios especiais. Algumas vezes, o leite vem muito cedo ou muito abundante e causa uma condição dolorosa chamada congestionamento dos seios. Os mamilos podem ficar muito sensíveis. Os canais do leite podem ficar obstruídos e levar a uma infecção dolorosa chamada mastite.

publicidade

dor-no-seio-mastite

Durante a menopausa, muitas mulheres seguem uma terapia hormonal para reduzir os sintomas menopáusicos como quenturas faciais (rubores) e para reduzir o risco de osteoporose, doença que aumenta a porosidade dos ossos. No entanto, frequentemente- leva algum tempo para determinar a combinação e a dose adequada dos hormônios para cada mulher. Durante este período, muitas mulheres sentem mal-estares no seio.

Algumas mulheres também sofrem de uma condição não cancerosa do seio, que são os seios fibroquísticos, o que pode causar nódulos e seios doloridos e sensíveis. Esta condição está relacionada com as flutuações hormonais mensais. Quase 30 por cento de todas as mulheres sofrem de seios fibroquísticos. Os seios fibroquísticos já foram considerados como doença. Mas é algo muito comum e se considera como uma condição normal—mesmo que dolorosa.

Mesmo as jovens que começam a desenvolver os seios estão sujeitas a flutuações hormonais e portanto podem ter a mesma sensibilidade nos seios. O mal-estar nos seios em jovens na puberdade com início de busto é normal. Mesmo que pareça estranho, os rapazes jovens também podem ter algum crescimento e dor nos mamilos durante este rápido período de desenvolvimento. Mesmo que você nem sempre possa escapar das flutuações hormonais naturais, há algumas coisas que você pode fazer para se sentir bem.

publicidade

Como Aliviar a Dor nos Seios

Use um sutiã com suporte

Frequentemente, os seios se incham com líquido durante períodos de flutuações hormonais.  Aconselha-se que as mulheres usem um sutiã com suporte, especialmente se os seios são grandes. Você terá que usá-lo 24 horas do dia, quando os seios estiverem sensíveis. Experimente um sutiã modelo regata que é suave, confortáveis e têm bom suporte.

Trate de consumir menos cafeína

A evidência científica não está clara se a eliminação da cafeína ajuda no caso dos seios fibroquísticos. Um estudo publicado pelo Instituto Nacional de Saúde (dos Estados Unidos), que incluiu mais de 3.000 mulheres, não encontrou nenhuma relação entre o consumo de cafeína e a doença fibroquística. Por outro lado, algumas mulheres têm conseguido bons resultados quando reduzem ou eliminam os cafés com cafeína, chás, rétrescos de cola, e chocolate. Portanto trate de reduzir seu consumo de cafeína para ver se diminui a dor nos seios.

Reduza o sal

Muitas mulheres sentem incômodo pela retenção de líquidos, especialmente perto da época de seu período menstrual. Evitar o sal perto desta época pode ajudar a reduzir ao mínimo a retenção de líquidos.

Aplique compressas mornas e frias

Algumas mulheres obtém alívio para seus seios doloridos alternando compressas mornas com bolsas de gelo. Experimente usar a compressa morna por 30 minutos, e depois coloque a bolsa de gelo por 10 minutos, em seguida a compressa morna por 30 minutos, e assim sucessivamente.

Experimente analgésicos vendidos sem receita

A aspirina, o ibuprofeno, e o acetaminofen podem acalmar a dor nos seios antes da menstruação Para os seios fibroquísticos, recomenda-se ibuprofeno.

Revise seus cosméticos

Alguns cosméticos e remédios a base de ervas, como os elaborados com ginseng, podem ter efeitos esteroidais similares ao estrógeno. Se você suspeita que algum dos produtos que usa pode ter esse efeito, trate de não usá-lo por algum tempo, para ver se melhora sua condição.

Dor nos Seios é Motivo para Procurar um Médico!

Mesmo que algumas causas de mal-estar nos seios podem ser tratadas com sucesso em casa, procure o médico se tiver alguns dos seguintes sintomas:

  • Um nódulo ou endurecimento
  • Dor em um seio
  • Alguma alteração durante o autoexame
  • Líquido num dos mamilos (Os seios de amamentação podem soltar um líquido ligeiramente amarelado até por um ano depois que terminou de amamentar).

Além do mais, certifique-se de examinar os seios a cada mês, não importa se tem ou não algum mal-estar. O exame dos seios pela própria pessoa é uma maneira efetiva de detectar cedo as sintomas cancerosos. A melhor época para realizar este exame é durante a semana logo depois de seu período menstrual. Se você não sabe como fazer este exame dos seios ou se não está segura de que o está fazendo na forma correta, fale com seu médico.

publicidade

Be the first to comment

Leave a Reply