Epistaxe – O que é? | Causas e Tratamentos Caseiros

Qualquer trauma no nariz—uma bola de neve perdida, uma briga no pátio da escola, uma queda—pode fazer sangrar o nariz, possivelmente quebrá-lo, e quase sempre, fazer com que se inche. É mais difícil estancar o sangue de um nariz inchado, porque você não pode apertar muito bem as fossas nasais, e é provável que o sangue venha de passagens que estão muito mais atrás, e que de qualquer forma você não poderia apertar. A epistaxe nada mais é do que o nome dado ao sangramento nasal.

Coloque gaze em cada fossa nasal para ajudar a estancar o sangue. Não se deite a não ser que necessariamente tenha que fazê-lo. Sentado, sua cabeça se manterá acima do nível de seu coração, e ao fazer isso, irá fluir menos sangue para o nariz. É preferível a gaze ao algodão porque não deixa fiapos no nariz.

Sugere-se aplicar gelo diretamente no nariz o mais rápido possível para reduzir o inchaço e a contusão.

Quebrou o nariz? Um nariz não tem que estar quebrado para inchar. Mas se está torto ou encurvado possivelmente está quebrado.

Uma fratura no nariz pode não ser detectada, especialmente se o nariz está inchado. Você não poderá ver até que diminui a inflamação, Se você recebeu alguma agressão no nariz, é mais prudente visitar um médico.

Procure um médico

Os angiofibromas são tumores benignos (não cancerosos) que, por alguma razão desconhecida, afetam principalmente os rapazes adolescentes. Estas protuberâncias aparecem na parte traseira das passagens nasais e são difíceis de diagnosticar. No entanto, um dos sintomas são hemorragias nasais frequentes. Se seu filho adolescente tem hemorragias nasais numerosas sem uma causa que se possa identificar, é necessário visitar o médico.

publicidade

 

Tratamentos para estancar sangue na epistaxe

epistaxe

 

O nariz é a área mais vascularizada do corpo. Isto significa que os caminhos nasais estão cheios de capilares e veias, muitos deles situados justamente debaixo do revestimento delgado interior das fossas nasais, praticamente esperando a ocasião adequada—ar muito seco, um dedo que fuça, um pouco de pó ou de sujeira —para que comece o fluxo de sangue. Aqui está como estancar esse epistaxe.

Tampe o nariz e abra a boca

Sente, incline a cabeça um pouco para frente, e aperte a parte mole do nariz debaixo do cavalete do nariz. Ao mesmo tempo, mantenha aberta a boca para facilitar a respiração. Manter a cabeça inclinada para frente evita que o sangue desça pela parte traseira da garganta, o que poderia causar tosse, se engasgar, ou engolir sangue.

Só é preciso uma pequena inclinação da cabeça, porque de outra forma causaria demasiada pressão na cabeça e no nariz. você pode ver quanto sangue está perdendo. Por essa razão é que o antigo dito de comadres que diz que o melhor é se deitar no chão, além de velho é incorreto.

Tinham uma ideia errada, creio, de que se não se conseguia ver sair o sangue era porque estava estancando. Se o sangue não estanca depois de uns 20 minutos, faça pressão por outros 20 minutos mais ou menos. Se nesse período o sangue não estancar, vá ao médico ou a um pronto-socorro.

publicidade

Esfrie seu nariz

Se sua epistaxe persistir, o gelo pode estancar rapidamente o fluxo de sangue. Há várias maneiras diferentes de usar o gelo. Há estudos que têm mostrado que chupar gelo pode comprimir os vasos sanguíneos.

Recomenda-se colocar na frente e no osso cavalete do nariz uma compressa fria de gelo envolto em uma toalha ou um pano. Também diz que um saco de ervilhas congeladas e amassadas, envoltas em uma toalha pode ser muito eficiente. (Também se pode usar como como compressa fria uma saco de milho congelado, envolto numa toalha fina). Inclusive após a hemorragia nasal ter estancado, uma compressa fria pode ajudar a comprimir mais os vasos sanguíneos.

Umedeça

A secura, especialmente o tipo de secura causada pela calefação de ar condicionado do inverno, é uma das causas mais comuns de hemorragia nasal. Os idosos são particularmente sensíveis, já que geralmente passam mais tempo dentro de casa durante o inverno. Para umedecer o nariz, sugere-se que se apliquem alguma geleia de petróleo à base de água precisamente no interior da parte frontal das fossas nasais.

Ligue um nebulizador

Este tipo de unidade umidificadora “pode produzir ar ligeiramente morno ou fresco em gotas grandes. Os umidificadores, que produzem uma névoa fresca, e os vaporizadores, que distribuem ar morno, também podem ajudar a combater a secura da casa. Uma névoa fresca pode ser mais efetiva para ajudar um nariz seco.

Alguns especialistas, creem que estes aparelhos devem ser enchidos somente com água destilada para evitar o crescimento de bactérias, as quais podem irritar as passagens nasais e todo o sistema respiratório. No entanto, outros especialistas dizem que a água da torneira é apropriada, sempre que a caixa de água for limpa com frequência.

Dicas rápidas para evitar Epistaxe

Use um spray para estancar o sangue. Os sprays descongestionantes nasais vendidos sem receita podem ajudar a estancar uma hemorragia nasal. Espirre o spray nas fossas nasais a cada 10 a 15 minutos por cerca de uma hora para comprimir os vasos sanguíneos. Se o sangue não estancar depois desse tempo, deixe de usar o spray e vá a um médico.

publicidade

Mantenha a criança calma. Chorar e fungar só vai prolongar a hemorragia.

Deixe em paz o seu nariz. Resista a tentação de assoprar o nariz, coçar, espirrar, ou fungar depois do sangue ter estancado. Se o fizer, pode arrancar o coágulo e começar a sangrar outra vez. Além disso, tente não curvar-se para frente por nada, já que isto cria pressão nas passagens nasais. Se tiver que assoprar o nariz, faça-o com suavidade.

tratamento-da-epistaxe

 

Evite a aspirina. A aspirina é um anticoagulante, chamado de “diluente do sangue”, que pode agravar um nariz sensível e causar o sangramento. Os anticoagulantes receitados, que geralmente são usados no tratamento de coágulos de sangue, podem fazer o mesmo. No entanto, se você está tomando anticoagulantes receitados, não pare de tomar o medicamento antes de falar sobre isso com seu médico.

publicidade

Tome bastante vitamina C e zinco. A vitamina C, um componente na produção do colágeno, e o zinco, auxiliar na utilização das proteínas, são ambos importantes para a manutenção dos tecidos do corpo, incluindo os vasos sanguíneos. Certifique-se de consumir uma variedade de alimentos para obter o bastante destas substâncias nutritivas. As boas fontes de vitamina C incluem as frutas cítricas e as verduras, incluindo as batatas. As boas fontes de zinco incluem a carne de boi, fígado, peixe, os produtos de trigo integral, o arroz integral, e a pipoca. Busque uma alimentação saudável.

Cheque o ferro. Se você tem propensão a hemorragias nasais frequentes, você devera aumentar seu consumo de ferro. Recomenda-se que primeiro vá ao seu médico para que ele recomende um exame do sangue. As comidas com alto teor de ferro incluem o fígado, a maioria das carnes vermelhas, a carne escura de aves, o espinafre, e os feijões (como os comuns e os de lima).

Controle sua hipertensão. As pessoas com hipertensão, o pressão arterial alta, também podem sofrer de arteriosclerose, ou endurecimento das artérias, o que pode tornar rígidos os vasos sanguíneos. Alguns especialistas acreditam que esses vasos sanguíneos no nariz podem ser mais propensos a sangrar. Se você se encontra assim mesmo com frequentes hemorragias nasais e sem nenhuma explicação, e a hipertensão é uma afecção comum em sua família, vá a seu médico. Só seu médico pode diagnosticar a pressão arterial alta e recomendar o tipo de terapia apropriada para controlá-la.

Não fume. Aqui há outra razão para deixar de fumar. Fumar pode irritar e secar as passagens nasais. Fumar também é um fator da hipertensão.

Considere seus hormônios. O estrógeno, especialmente nas mulheres, tem uma função na produção do muco nasal. O nível de estrógeno nas mulheres sobe e baixa durante o ciclo menstrual e nas mulheres pós-menopausadas quase desaparece por completo. À medida que envelhecemos, as membranas mucosas começam a atrofiar-se tanto nos homens como nas mulheres. Esta atrofia pode facilitar a ocorrência de hemorragias nasais. O que fazer? As mulheres pós-menopausadas podem pensar na terapia de reposição de estrógeno. Manter as passagens nasais úmidas também ajuda a reduzir a probabilidade de hemorragias nasais.

Pare de fuçar o nariz. Se você não consegue fazer com que seu filho deixe de fuçar o nariz, pode experimentar isso. Coloque com fita adesiva um pedaço de 1,27 centímetros de gaze sobre as fossas nasais. A criança poderá respirar mas não poderá colocar seu dedo através da gaze.

Ensine a seu filho a usar lenços descartáveis. As crianças imitam o que seus pais fazem. Se eles ensinam a usar lenços descartáveis vão evitar que fucem o nariz. Isto, por sua vez, ajuda a evitar as hemorragias nasais.


Leia Também: