Feridas na Pele – Como Tratar e Cuidar

Você anda muito apressado e a ponta de seu sapato entrou numa fenda de cimento, e você cai ao chão. Quando se levanta, descobre que não somente machucou seu amor próprio, como também raspou a pele de seus cotovelos e joelhos. O tombo causou uma série de dolorosas feridas na pele.

Um corte é uma incisão na pele. Por outro lado, uma raspadura implica na remoção traumática de pele em forma horizontal. Arranca a superfície da pele e expõe uma grande quantidade de nervos, e é em geral mais dolorosa que um corte.

Quando você se corta, ocorre uma quantidade surpreendente de coisas. Quando a pele se rompe, um líquido claro que contém anticorpos do sangue, chamado soro, verte da ferida. A área ao redor do corte ou raspadura fica vermelha, o que indica que mais sangue está indo para o lugar da ferida, trazendo nutrientes e glóbulos brancos que combatem as infecções. Os gânglios linfáticos de perto podem inchar. Em poucos dias, pode-se formar pus (que contém glóbulos brancos mortos, bactérias mortas, e outros resíduos da resposta inflamatória do organismo à infecção). E finalmente, forma-se uma crosta para proteger o machucado enquanto ele sara.

 

Tratamento para Feridas na Pele

Mesmo que você seja sumamente cuidadoso, nem sempre poderá evitar as raspaduras e cortes em sua vida. Mas pode aprender a cuidar das feridas na pele e a acelerar sua cura:

publicidade

Detenha o sangue

Quando fizer um corte ou raspadura, a primeira coisa que terá que fazer (depois de xingar a si mesmo por ser tão idiota) é estancar o sangue. Faça pressão com UM pano ou toalha de papel limpos para estancar o fluxo de sangue.

Se for possível, eleve a ferida sobre o nível do coração para diminuir o fluxo de sangue. Não use um torniquete.

Lave o ferimento

Uma das coisas mais importantes que pode fazer para tratar um corte ou raspadura é lavá-la bem. Lave-a bem com água e sabão,. Geralmente água e sabão é suficiente, mas que também pode usar limpadores vendidos sem receita como Hibiclens, que não ardem. Se a ferida está muito suja, ele recomenda usar peróxido de hidrogeno para que a espuma tire toda a sujeira. Aplique com cuidado porque pode prejudicar a pele ao redor.

publicidade

Use um unguento antibacteriano

Os unguentos antibacterianos podem ser muito valiosos. Alguns destes unguentos podem ser conseguidos sem receita.

Feche a pele

Fechar a pele de forma adequada é importante em cortes de 0,3 a 0,6 centímetros de largura.

Fechar faz com que o corte sare mais rápido e as possibilidades de ficar uma cicatriz são menores. Certifique-se que limpou muito bem a ferida antes de tentar fechá-la. Alinhe as bordas da ferida e aplique um band-aid ou uma venda adesiva para mantê-la fechada.

 Cubra-a

É importante manter a ferida coberta, para que a ferida fique limpa e protegida. Ao invés de usar gaze simples que tende a grudar nas feridas. Os curativos adesivos frequentemente tem Telfa, mas também podem ser comprados peças grandes de Telfa na farmácia e cortá-las para que se ajustem. Cubra a ferida com uma pequena tira de Telfa, e use fita adesiva para manter a tire em seu lugar.

Mantenha o local limpo

A lavagem inicial não é suficiente para evitar infecções. Você terá que tirar o curativo e lavar a ferida todos os dias com água e sabão. Em seguida volte a cobri-la com um curativo limpo. Não deixe que seque. Um dos mitos sobre os cortes e as raspaduras é que uma crosta grossa é boa. Isso não é correto. Não deixe que sua ferida se seque e se rache. Se a mantiver relativamente úmida vai acelerar a cura e vai minimizar as possibilidades de deixar uma cicatriz.

Se formar uma crosta, não a tire; isso rompe a pele e facilita a entrada de bactérias. Recomenda-se molhar as crostas duras com uma solução de uma colher de sopa de vinagre branco em 480m1 de água. Esta solução moderadamente ácida tem efeitos calmantes e ajuda a matar as bactérias.

Aconselha-se  que usem uma combinação de água/vaselina à noite antes de dormir.  lhes digo que lavem bem a ferida e que em seguida a cubram com um pouco de Vaselina para fixar a umidade. Ambos os médicos enfatizam que uma certa quantidade de circulação do ar é benéfica para que a ferida sare. O curativo deve estar bem apertado para que proteja, mas não tão apertado que não deixe entrar o ar e faça com que a ferida se umedeça demais.

Proteja-se do sol

Para evitar o escurecimento da pele que frequentemente ocorre quando um corte ou raspadura sara, deve-se evitar a exposição ao sol durante o processo de cura e colocar na ferida hidrocortisona, que é vendido sem receita.

O uso de um bom filtro solar durante várias semanas nas áreas onde houve uma ferida. Procure um filtro com um fator de proteção solar (FPS) de 15 ou mais unidades. (Aliás, para proteger sua pele do dano dos raios ultravioleta, de queimaduras do sol e de câncer da pele, é importante usar um filtro solar em toda a pele exposta quando sair durante o dia, especialmente se sua pele é muito branca).

 

Cuidado com o tétano

É importante que receba a vacina contra o tétano no prazo de 72 horas, se não tiver tomado esta vacina nos últimos cinco anos. As bactérias do tétano causam “trismo” ou “mandíbula travada”—uma afecção que pode causar rigidez na mandíbula e outras articulações, paralisia e inclusive morte.

Procure um Médico se estiver sangrando muito

publicidade

 

Leia Também: