Fratura na Coluna – Lesão e Contusão da Coluna

A coluna vertebral está sujeita a diversos traumas que podem determinar o surgimento de contusões, distorções, luxações e fraturas. E, embora as diferentes partes de que é composta possam ser atingidas por traumatismos, as conseqüências diferem bastante. As lesões ao nível do segmento cervical provocam graves danos — inclusive morte instantânea —, visto que podem atingir a medula espinhal. O segmento dorsal é menos sujeito a traumas, mas a ocorrência deles traz resultados mais ou menos sérios. Já os traumas do segmento lombar, sacro e cóccix não são graves.

CONTUSÕES E DISTORCÕES DA COLUNA

As contusões ocorrem com maior freqüência na parte mais alta da coluna vertebral, entre as omoplatas. Caracterizam-se por dor constante, que se torna aguda com os movimentos ou as pressões, causando incômodo aos pacientes. Atingem sempre mais de uma vértebra, podendo causar rompimento dos ligamentos interespinhais, de acordo com a localização do traumatismo. Além disso, os danos que acarretam sempre dizem respeito à apófise espinhal da vértebra.

As distorções vertebrais são típicas dos segmentos móveis e causadas por traumas específicos, como os que atualmente resultam dos acidentes automobilísticos.

As características das distorções se modificam conforme a localização. Se aparecem na região lombar, podem causar violenta contração muscular que persiste até por uma semana O tratamento, que só é possível depois de repouso, consiste em aplicação de calor, duchas e ginástica. Na região cervical, as distorções dão origem a danos que vão do torcicolo — que dura poucas horas — até as lesões medulares, sempre graves, incluindo-se a paralisia total. O tratamento das distorções cervicais só será feito após acurado exame da situação do paciente. Quando não ocorrem danos imediatos de certa gravidade, é possível esperar a evolução do estado do paciente por dois ou três dias, antes de exercer os controles clínico-radiogrífico-neurológicos habituais.

LUXAÇÕES

Como o termo luxação indica a perda total ou parcial das relações anatômicas entre duas vértebras, a possibilidade de aparecimento desse trauma é muito rara Mas, quando sobrevêm, traz consigo graves conseqüências, sobretudo se atinge a porção cervical da coluna, caso em que refaz acompanhar de lesões medulares. Nas luxações mais sérias, freqüentemente a lesão medular provoca morte Instantânea ou paralisia total dos membros (tetraplegia).

FRATURAS NA COLUNA

As fraturas não são o perigo maior entre os traumas da coluna. Na maioria dos casos não são percebidas pelo paciente, a menos que atinjam os elementos nervosos resguardados pela coluna vertebral (fraturas miélicas).
As fraturas dos arcos e apófises vertebrais são raríssimas e quase sempre acarretam danos neurológicos. As das apófises resultam de traumas diretos sobre a coluna. Embora se soldem espontaneamente, produzem mobilidade anormal (pseudoartroses) do fragmento rompido. Na porção cervical, o fragmento móvel provoca dores incômodas, tomando-se necessário extraí-lo cirurgicamente. Na porção lombar só são graves quando afetam órgãos internos.

 

FRATURAS MEDULARES

São fraturas das vértebras acompanhadas de lesões da medula espinhal. Sua importância é determinada pela gravidade e localização. No segmento cervical. os danos neurológicos podem determinar paralisia total de todos os membros, apenas dos membros inferiores (paraplegia) ou até mesmo a morte.

Alguns dos danos causados em tais casos podem ser gravíssimos, exigindo cuidados médicos imediatos. Depois de passado o perigo, centros especializados iniciam a recuperação do paciente: este é submetido a verdadeira reeducação muscular, que lhe permitirá a locomoção com o auxílio de aparelhos ortopédicos.

 



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos