Furúnculo – 8 Maneiras Fáceis para Curar

Ontem você notou um leve vermelhão no braço, mas V pensou que talvez só tinha dado uma batida em alguma coisa. Hoje, a mancha roxa se converteu numa protuberância, roxa e dolorosa que parece espantosa. Existe a possibilidade que o que você esteja vendo seja um furúnculo.

Atenção: Em geral, os furúnculos não são muito sérios, mas podem vir a ser, e você tem que prestar atenção nisso. Neste artigo iremos falar mais sobre isso e porque você precisa dar atenção a isso.

O que é Furúnculo?

O Furúnculo é uma protuberância cheia de pus que se apresenta na pele. Dolorosa, a maioria dos furúnculos aparecem quando um folículo de pelo se infecta com estafilococos, uma bactéria que se encontra em muitas partes do corpo e que frequentemente a carregamos na pele.

O tamanho do furúnculo depende da profundidade da infecção, ou da profundidade do folículo de pelo infectado, quanto mais profunda é a infecção, maior será o furúnculo, continua o médico. Um furúnculo menor, mais superficial, aparece como um grão na superfície da pele.

publicidade

Partes do Corpo que podem apresentar Furúnculos

Os furúnculos podem sair em qualquer parte de corpo que tenha folículos de pelo, isso exclui os lábios, as palmas das mãos e as plantas dos pés. Os furúnculos são mais comuns nos homens que nas mulheres e tendem a sair mais frequentemente no pescoço, na cintura, nádegas e coxas.

Causas

A maioria dos furúnculos são causados por algum tipo de trauma do folículo de pelo, que permite com que as bactérias de estafilococo se reproduzam. Isto pode ser resultado do uso de algum unguento gorduroso na pele, o qual fecha o folículo, ou pode ser também causado por usar roupa justa que fica em atrito com o folículo de pelo.

Algumas pessoas são mais portadoras de estafilococos o que as deixa mais propensas a desenvolver as infecções de estafilococos nos folículos de pelo. Infelizmente, não há muito que você possa fazer para tratar o furúnculo. O tratamento para um furúnculo é a drenagem, se puder fazer com que drene sozinho mesmo, provavelmente não necessitará antibióticos.

publicidade

furunculo

Tratamento para Furúnculos

A maioria dos furúnculos simplesmente devem se desenvolver. O que você talvez possa fazer é acelerar um pouco este processo. Aqui apresentamos a seguir algumas sugestões:

Aplique calor

Aplique compressas mornas no furúnculo algumas vezes ao dia. Este remédio caseiro é para ajudar ao furúnculo a se abrir ou que se absorva internamente. A forma de fazer isto é colocar um pano embebido em água morna (não quente) e o colocar na área por cinco minutos, três a quatro vezes ao dia. O calor aumenta o fluxo de sangue na área, o que vai facilitar ao corpo a lidar com as toxinas e limpar a infecção. Um banho morno ou uma bolsa de água quente também produzem o mesmo efeito.

Não o arrebente

Se no furúnculo sair uma cabeça, resista a tentação de rompê-la, especialmente se o furúnculo estiver no nariz ou na face. Se estiver saindo uma cabeça, não tem porque arrebentá-la. Continue colocando água morna, que ele irá drenar sozinho. Beliscar o furúnculo e tentar eliminar a infecção à força somente vai piorar.

Aperte-o com suavidade

Quando o furúnculo finalmente se rompe, aperte-o suavemente para sair o resto do pus. Não force—somente ajude um pouco para que drene. Assim que o furúnculo se rompe, geralmente seca e desaparece em alguns dias.

Cubra-o

Coloque um band-aid no furúnculo quando ele se romper. Isto vai evitar que o líquido da drenagem suje sua roupa e também vai proteger para que a abertura do furúnculo não volte a se infectar.

Não use soluções

Evite as soluções vendidas sem receita que asseguram que podem extrair todo o líquido do furúnculo. Essas preparações somente tendem a irritar mais a pele. Este tipo de loções estão desenvolvidas para irritar o furúnculo, fazendo com que forme pus mais rápido que o normal.

O acúmulo do pus, aumenta a pressão dentro do furúnculo e causa o seu rompimento, e que eventualmente drene sozinho Mas o aumento da pressão criado por essas loções também forçam o pus e as bactérias a penetrarem mais profundamente na pele e possivelmente a passar para a corrente sanguínea.

Quando essas bactérias entram no sangue, elas podem infectar qualquer órgão do corpo. Os antibióticos tópicos também não são efetivos contra os furúnculos porque a infecção já está muito profunda.

Use um sabão ou solução antibacteriana

Se você á especialmente propenso aos furúnculos, lave regularmente a pele com uma solução. A solução de Betadine e os sabões desodorantes contêm agentes antibacterianos e ajudam bastante, o limpador pHisoDerm também ajuda bem. Esses sabões e soluções podem ser comprados sem receita.

Escolha os umectantes com cuidado

Evite os umectantes com base de óleo, eles têm a tendência de tapar os folículos de pelo e os deixam propensos a infecções.

Solte o colarinho

A roupa muito apertada pode fazer fricção com os folículos e irritá-los; isto aumenta a possibilidade de que se forme um furúnculo. Quando for possível, escolha roupas folgadas, especialmente para as áreas onde já teve antes algum furúnculo.

Procure um Médico:

medico-falara-causas-sintomas-do-furunculo

Mesmo que já tenha se submetido a um tratamento, caseiro ou não, procure atenção médica imediata se:

  • Nota uma área avermelhada que se estende ao redor do furúnculo.
  • Você tem dor nos gânglios linfáticos perto dos furúnculo
  • Nota uma linha roxa que sai da área do furúnculo

Todos estes sinais são indicação de que a infecção está avançando por seu sistema linfático ou mesmo em sua corrente sanguínea. Você necessitará antibióticos ou que o furúnculo seja aberto e drenado para eliminar a infecção. E qualquer um que sofra de alguma doença crônica, como câncer ou problemas renais, deve prestar mais atenção.

Também é prudente não tratar-se sozinho e procurar o médico se você tem:

publicidade
  • Mais de um furúnculo no corpo
  • Um furúnculo no nariz ou no pescoço
  • Um furúnculo de mais de 2,5 cm de diâmetro
  • Um furúnculo que dura mais de sete dias.

Vídeo fala sobre dúvidas do Furúnculo

Be the first to comment

Leave a Reply