Hérnia de Disco Lombar, Dorsal e Cervical – Sintomas Cirurgia – O que é?

Intercaladas entre as vértebras, existem pequenas almofadas de tecido fibro elástico, que se deslocam acompanhando os movimentos da coluna. São os discos vertebrais, constituídos por um anel externo de tecido fibroso e consistente, e uma parte central mais mole e elástica, denominada núcleo polposo.

Ao se sentar com o corpo inclinado para a frente – posição comum mas defeituosa – as vértebras lombares arqueiam-se como uma sanfona: tocam-se na parte dianteira e abrem -se posteriormente; as extremidades anteriores dos discos são espremidas, enquanto os núcleos polposos se projetam fortemente para trás.

Se o anel fibroso não tiver mais a necessária resistência, devido à idade, repetidos traumas ou males reumáticos e congênitos, o núcleo polposo poderá abrir passagem entre as lâminas do anel, extravasando-se pela parte posterior da coluna. Surgindo, assim, a lesão conhecida como hérnia de disco.

Sintomas da Hérnia de Disco

Quando projetada para trás, a hérnia pode comprimir a medula ou o canal dural, com todas as suas raízes nervosas. Saindo lateralmente, atinge uma única raiz. Ao ser deslocado para fora do disco, o núcleo polposo provoca dores, que, com o tempo, se acompanham de ausência de reflexos, redução da força muscular e da sensibilidade cutânea.

Esses sintomas não se modificam com alterações de temperatura, nem cedem com mudanças deposição, repouso ou tratamentos térmicos e anti-reumáticos. Quando a dor não provém de uma raiz determinada, ou quando não possui características que levem ao diagnóstico, recorre-se à radiografia contrastada (mielografia).

hernia-de-disco

Localizações das Hérnias – Lombar, Dorsal e Cervical

As hérnias localizam-se, com maior freqüência, no 4.’ disco lombar e, atingindo a 5.a raiz lombar, provocam dores ao longo da coxa e da perna, até o hálux (dedão do pé) e o 2º e3º artelhos. Em 10% dos casos, a hérnia projeta-se do último disco lombar (5º). A dor localiza-se, então, na face posterior da coxa e da perna, chegando ao calcanhar e 4º e 5º artelhos,

Hérnias do núcleo polposo de outros discos lombares são muito raras e, por apresentarem características diversas, exigem geralmente meios especiais de diagnose.

A hérnia dos discos dorsais provoca dores radiculares intercostais ou da medula espinhal, ao passo que a localizada nos discos cervicais determina dores e lesões motoras nos membros superiores. O que caracteriza este último caso é que as dores não provêm de um único nervo do plexo branquial, mas de vários deles, devido à estrutura peculiar do plexo nervoso cervical.

Tratamentos e Cirurgia

O tratamento fisioterápico é eficiente em grande número de casos. Consiste na redução da hérnia por meio de massagens e medicação analgésica. Conseguida a redução, passa-se a ginásticas especiais, para aumentar a flexibilidade da musculatura vertebral. O insucesso ou novas manifestações tornam necessária a Intervenção cirúrgica.

A cirurgia dos discos cervicais e dorsais é uma solução que só deve ser adotada após cuidadosa avaliação da gravidade do caso, porque as intervenções nessa região da medula espinhal são delicadas e implicam certos riscos. Por outro lado, as hérnias dos discos lombares podem ser removidas facilmente. A própria localização, em geral nos dois últimos discos facilita a cirurgia.

Depois de doze a quinze dias são retirados os pontos de sutura, e a coluna é protegida apenas por uma faixa lombar, usada por dois ou três meses. Em geral não são necessários tratamentos médicos nem fisioterápicos posteriores.

Leia Também:

Dor nas Costas – Causas e Tratamento | Lombalgia

Pontadas na Costela – Dor abdominal do lado ao correr

Hipertensão Arterial – Causas e Tipos e O que é?



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos