Infecção no Ouvido – Como tratar o ouvido inflamado

Provavelmente, as crianças não são as únicas a terem infecção no ouvido. Mas eles são, principalmente, as vítimas mais comuns. Nos adultos o que mais ocorre são infecções do ouvido externo, que é o que devidamente se chama “ouvido de nadador“, porque geralmente começa quando a água que contém bactérias ou fungos penetra no ouvido e fica grudada no canal do ouvido. Não importa o motivo, se você tem o ouvido inflamado, então este artigo é para você.

O que são infecções no ouvido?

Para entender como se produzem as infecções do ouvido médio, deve-se saber como funciona um ouvido são. O ouvido externo está conectado com um espaço que contém ar, chamado ouvido médio. O tímpano. Uma membrana fina, fica estirada sobre a entrada ao espaço, e dentro dele estão suspensos três ossos condutores de som.

A pressão dentro do espaço do ouvido médio se iguala com a da atmosfera através de um tubo estreito chamado trompa de Eustáquio. A trompa de Eustáquio se abre por um espaço que está atrás do nariz, onde o ar ou líquido podem entrar ou sair. A pressão do ar no ouvido médio se iguala mais de mil vezes por dia — cada vez que você inspira — geralmente sem que você o perceba. A trompa de Eustáquio também retira líquido do ouvido médio.

Quando há um resfriado ou uma alergia, a trompa de Eustáquio se incha e o ar é absorvido pelo revestimento do ouvido médio, o que causa um vazio parcial. O tímpano é empurrado para dentro, e desprende líquido do revestimento do ouvido médio. As bactérias e os vírus do nariz e da garganta podem se infiltrar para cima na trompa de Eustáquio e infeccionar o líquido estancado e quente do ouvido médio, o que proporciona um ambiente perfeito para que vivam e se multipliquem. Quando isto acontece já há uma infecção em andamento.

As crianças podem ter maior propensão às infecções do ouvido médio por uma variedade de razões. Por exemplo, suas trompas de Eustáquio são mais curtas e mais retas, o que pode ser mais fácil para que as bactérias e os vírus penetrem.

As crianças também têm mais resfriados e dores de garganta que os adultos.

Atenção: Recomenda-se sempre um exame médico para avaliar os reais motivos da dor

 

Tratamento para Infecção no Ouvido

É de importância primordial que se leve ao médico imediatamente uma criança que mostre indícios de uma infecção nos ouvidos. Se uma infecção do ouvido médio é tratada rapidamente, não fica seria. Se não for tratada imediatamente, seu filho sofrerá perda da audição e, como resultado, um retardo na aprendizagem e no desenvolvimento da fala. No entanto, mesmo que seu filho vá ao médico há algumas coisas que você pode fazer para ajudá-lo a se sentir melhor.

Siga com cuidado as instruções do médico

Seu trabalho não termina com a visita ao médico. Você deve assegurar-se de que seu filho toma os remédios que o médico receitou. O remédio que seguramente o pediatra vai receitar é um antibiótico. Você deve assegurar-se de que seu filho tome o medicamento durante todo o período para o qual foi receitado — geralmente de 10 a 14 dias. Leia cuidadosamente as instruções. O médico poderá receitar também um anti-histamínico ou um descongestionante se seu filho tiver um resfriado ou uma alergia. Se você tem alguma pergunta em relação ao uso apropriado do remédio, chame seu médico ou farmacêutico.

Mantenha o queixo da criança para cima

Se seu filho está deitado, levante sua cabeça com travesseiros. Elevar a cabeça ajudará a que as trompas de Eustáquio se mantenham drenando na parte posterior da garganta.

Tente calor moderado

plicar uma compressa morna — não quente — pode fazer com que seu filho se sinta melhor.

Dê-lhe acetaminofen

Tente dar acetaminofen a seu filho para ajudar a aliviar a dor e a febre. No entanto, não lhe dê aspirina. O uso de aspirina em crianças com uma doença virai tem se associado com a síndrome de Reye, uma condição frequentemente fatal que se caracteriza por uma deterioração repentina e séria das funções do fígado e do cérebro.

 

dor-de-ouvido-infecção

 

Prevenindo as Infecções

Como pais, há algumas coisas que você pode fazer para diminuir a possibilidade de que seu filho desenvolva uma infecção no ouvido médio.

Proteja seu filho do perigo

Todo o processo começa com um resfriado, ou com uma reação alérgica, ou com uma infecção das amígdalas ou das adenoides. Se você pode manter seu filho fora do contato com as crianças que tem resfriados e outras infecções respiratórias, e assegurar-se de que as alergias estejam controladas, então há maiores possibilidades de evitar as infecções dos ouvidos. Se você está buscando uma creche infantil para seu filho, investigue o regulamento do centro com respeito às crianças doentes.

Ensine uma técnica apropriada de assoar o nariz

Uma vez que seu filho esteja suficientemente crescido, ensine-o a assoar o nariz suavemente em vez de com força excessiva, para que não leve a infecção aos ouvidos. E ensine-o a que não reprima um espirro apertando os orifícios nasais, já que isto também pode forçar a infecção até os ouvidos.

Não fume

Aqui está outra razão para não fumar: Parece que as crianças que vivem com fumantes são mais suscetíveis às infecções do ouvido médio que os que vivem em casas onde não há fumaça. A fumaça do cigarro irrita os revestimentos das passagens nasais e da cavidade do ouvido médio, o que interfere no funcionamento normal da trompa de Eustáquio. Se você não pode deixar de fumar, pelo menos fume fora de casa.

Seja cuidadoso ao dar a mamadeira

Evite dar uma mamadeira de leite a um bebê que esteja deitado de costas, porque o leite pode cair na trompa de Eustáquio quando o bebê esteja engolindo e iniciar uma infecção do ouvido médio.

Mantenha-se alerta com os sintomas da dor de ouvido

É essencial que você leve seu filho ao médico assim que suspeite que há alguma infecção no ouvido; mas para fazer isso, necessita conhecer os sintomas que indicam que há uma infecção. Uma criança maior que tem uma infecção no ouvido pode-se queixar de dor, mal-estar ou congestão no ouvido. Com uma criança menor que ainda não pode descrever uma dor de ouvido, você necessita ficar alerta com respeito aos outros sintomas que podem indicar uma infecção iminente nos ouvidos.

Um dos primeiros sinais é que a criança esfrega ou coça as orelhas frequentemente. Isto é antes de começar a dor de ouvido em si e indica que algo anda ma. Você também pode notar que seu filho não parece ouvi-lo. Em seguida aparece os verdadeiros indícios da infecção: febre, choro e outros indícios de dor, náusea, e vômitos.

 

 

Leia também:



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*