Inflamações do Ouvido externo (Otite Externa)

As doenças mais comuns do ouvido externo são os tumores, as infecções e os distúrbios resultantes da presença de corpos estra­nhos no conduto auditivo.

Causas das inflamações do ouvido externo (otites externas)

As inflamações do ouvido externo (otites externas) podem ter causas variadas. Para que se desenvolvam contribui muito aforma do conduto, pois nele permanece poeira misturada com suor, o que propicia o desenvolvimento das otites.

As infecções agudas ou crônicas que se manifestam no ouvido externo podem ter causas específicas, como é o caso da tuberculose e da sífilis; ou então ser inespecíficas como as celulites e a erisi­pela. Algumas manifestações alérgicas, como os eczemas, de cau­sas múltiplas, e as dermatites de contato (reação alérgica da pele), são também afecções que atingem o ouvido externo.

dor-de-ouvido-infecção

Furunculose

Uma forma particular de inflamação é a furunculose do ouvido externo. A pele não permite distensão porque está praticamente aderida à cartilagem. Qualquer aumento de volume no local esti­mula as terminações nervosas, provocando dor intensa.

Por vezes, essa dor se irradia e pode se acentuar com a mastigação e a deglu­tição, dada a vizinhança da articulação mandibular e do conduto auditivo. Inicialmente, usam-se antibióticos para debelar o processo. Nos casos de abscesso já formado, simplesmente lanceta-se apele, para a saída do líquido purulento.

Leia também: Infecção no Ouvido – Como tratar o ouvido inflamado

Doenças Bacterianas do ouvido

Nas doenças bacterianas são empregados antibióticos de uso local ou geral e substâncias que melhorem o estado dos pacientes, como as vitaminas e os antianêmicos. No caso dos eczemas alérgicos, conforme sua intensidade (brandos ou apenas descamativos e que se manifestam por prurido) são aplicados localmente soluções de nitrato de prata ou corticosteróides e antialérgicos.

Caso perceba algum sintoma de inflamações do ouvido externo (otites externas), procure um médico!



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos