Insônia – Causas e Tratamentos | Como Tratar em casa?

A insônia é o transtorno do sono mais comum na América do Norte e Europa. Um terço da população do Brasil não pode dormir de forma suficientemente adequada para estar bem durante o dia. A metade dessas pessoas tem somente uma ou duas noites má por semana. A outra metade passa incontáveis horas dando voltas na cama, olhando o relógio despertador, e sentindo se muito mal. Também passam incontáveis dias esgotados.

A insônia é também um dos distúrbios do sono menos compreendido. Faz dez anos, quando o diretor do Centro de Transtornos do Sono da Universidade de Stanford, não podia fazer absolutamente nada por um quarto dos pacientes que via. Mais ou menos vinte e cinco por cento, das pessoas, depois do tratamento, diziam que não estavam dormindo mais que antes de procurar ajuda.

Tratamentos Caseiros para Insônia

Por sorte, depois de muitos anos de estudo, os especialistas em dormir tem criado muitas estratégias de valor comprovado para colocar fim a insônia. Os resultados desses trabalhos aparecem nos conselhos que seguem. Experimente, e veja o que é que funciona com você. Se nada o ajudar depois de seis meses—e se ainda está lutando tratando de poder dormir de forma razoável—consulte seu médico para que o envie a uma das clínicas de sono que fique mais perto.

Não se atormente

O pior que uma insônia pode fazer é estar deitado na cama dando volta. Passe o tempo lendo na cama ou olhando televisão, ao invés de estar deitado na cama frustrado. Isto é válido para todo o mundo. Se você está deitado na cama, mesmo que não esteja dormindo, seu corpo vai se recuperar da mesma forma de que se estivesse dormindo. Mesmo que seu cérebro não se recupere nada, você ainda estará melhor do que se passar a noite olhando o relógio, e dando voltas. Esconda o relógio; tire-o de sua vista. Somente vai ver que cada vez fica mais e mais tarde e vai ficando ainda mais e mais tenso.

Não durma de tarde

Dormir um pouco a tarde tende a piorar as coisas para a insônia crônica. O conceito é similar a razão pela qual você não deve ficar na cama até tarde na manhã seguinte de que teve o problemas para dormir; você terá mais problemas para dormir na noite seguinte, e portanto aumentará sua insônia. É melhor que se sinta bem e com sono, assim vai ser mais fácil conciliar o sono na noite seguinte.

Troque sua interpretação do problema

Algumas ideias equivocadas com respeito ao sono podem preocupar demasiado as pessoas com respeito a sua insônia e na realidade as vão manter acordadas. Insônia não é uma doença, mas pode ser causada por diversos fatores.

Um exemplo é quando as pessoas acordam do que parece ser um sono profundo e se sentem totalmente despertas. Elas acreditam que porque se sentem tão alertas já não vão poder voltar a dormir. No entanto, isso não é certo. O que sucede é que se a insônia o acorda do estado REM [Rapid Eye Movements — Movimentos Rápidos dos Olhos], você vai estar muito alerta. No entanto, tudo o que tem que fazer é esperar 30 minutos e facilmente poderá voltar a dormir outra vez. A dica é entender que despertar-se é natural e que você somente tem que esperar que passe. Outro exemplo de ideias equivocadas é que quando a pessoa acorda, frequentemente tem a sensação de que nunca esteve dormindo. Mas a maioria das pessoas dormem por mais tempo do que acreditam.

insonia

Experimente tampões para os ouvidos

Algumas vezes, a causa da insônia é ser acordado repetidamente por ruídos fortes. Frequentemente, a pessoa que está dormindo não se da conta do que foi que a acordou. Um caso clássico é uma pessoa que vive perto de um aeroporto. Sugere-se minimizar o ruído ambiental o mais que possa, e se isso não dá resultado, compre um bom par de tampões para os ouvidos. Experimente uma pastilha para dormir. Você não está admitindo uma derrota se pede a seu médico que lhe receite uma pastilha para dormir ou se experimenta algum remédio de venda sem receita.

Consiga uma cama cômoda

O sono também pode se transtornar porque a pessoa não está cômoda em sua cama. Neste caso, a pessoa que está dormindo provavelmente não se dá conta do por que acordou. Em geral, as camas suaves são melhores para dormir que as camas duras.

Não beba álcool – mesmo que você não sofra de insônia

Mesmo que o álcool pode deixá-lo com sono na realidade pode fazê-lo dormir, e além do mais tem efeito secundário desagradável de despertá-lo mais tarde pela noite. Depois de tomar álcool, frequentemente a pessoa acorda no meio da noite com dor de cabeça, a bexiga cheia, ou mal-estar gástrico. Além do mais, uma vez que passa o efeito sedativo do álcool, há um efeito de rebote que na realidade faz com que a pessoa tenha mais problemas para dormir outra vez. Assim que omita o drink noturno para que possa dormir melhor pela noite.

Reduza a cafeína

Todos sabemos que demasiado café, chá, ou refrigerantes gasosos pode impedir a habilidade para conciliar o sono pela noite. Mas, Quanto é demasiado? Recomenda-se não mais do que duas xícaras de café ou de outra bebida que contenha cafeína pela manhã, e nenhuma depois do meio dia.

 

Insônia: Nunca tome pastilhas para dormir durante a noite

Se você optar por tomar remédios para ajudar-lhe a conciliar o sono, certifique-se de que somente toma sua dose antes de deitar-se. Se você toma o medicamento quando acorda no meio da noite, ele não terá a oportunidade de perder seu efeito antes da manhã seguinte, e é provável de que você termine sentindo-se com sono durante o dia.

No entanto, as pastilhas de receita não devem ser usadas por mais de um mês de cada vez. Tampouco devem ser usadas para insônia em grandes altitudes, já que esse tipo de insônia pode causar problemas de respiração por falta de oxigeno. Tomar pastilhas para dormir em grandes altitudes pode reduzir mais o ritmo de sua respiração e podem ser perigosas. (Se você padece frequentemente de insônia em grandes altitudes, peça à seu médico que lhe receite o medicamento chamado Diamox.

Este pode facilitar a que adormeça). No entanto, alguns médicos não estão a favor das pastilhas para dormir de venda sem receita, já que podem causar efeitos secundários como secar as membranas mucosas (algumas vezes tem anti-histamínicos como ingredientes) e podem causar sonolência no dia seguinte. Alias, se você está grávida, ou está amamentando seu bebê, ou se tem um problema médico sério, deveria consultar seu médico antes de tomar qualquer medicamento. Os remédios para dormir também podem piorar os ronquidão e a apneia do sono, uma condição perigosa na qual a respiração se torna difícil durante o sono.



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos