Invaginação intestinal Infantil – Tratamento, Problemas e Dicas

invaginacao-intestinal-infantil-tratamento-problemas-e-dicas

Esta grave afecção, que se observa principalmente no segundo semestre da vida da criança, é a causa mais frequente de oclusão intestinal no lactente. Consiste na contração de um segmento do intestino, que se introduz dentro do intestino que o segue, verdadeiro engavetamento do intestino em si mesmo, que prossegue avançando gradualmente.

Seus sintomas mais freqüentes são: começo repentino com cólicas intensas que fazem a criança gritar e vomitar. A eliminação de sangue e muco é sintoma característico. Não há eliminação de fezes, nem de gases. Não há febre. A dor é intermitente, empalidecendo a criança e gritando ela cada vez que aparece.

INVAGINAÇÃO INTESTINAL INFANTIL

TRATAMENTO

Deve a criança ser internada imediatamente em algum estabelecimento médico, de preferência uma clínica ou hospital de crianças.

Às vezes o exame do intestino da criança com raios X por meio de um clister opaco, permite não somente confirmar o diagnóstico mas também desinvaginar o intestino. Em caso contrário é preciso recorrer a uma operação.

publicidade

Hérnia do umbigo

Há raríssimos casos da chamada hérnia embrionária, em que existe acentuado aumento na base do cordão umbilical, penetrando órgãos do abdome na cavidade que apresenta.

A hérnia umbilical comum do lactente produz-se por debilidade da parede do abdome na zona da cicatriz umbilical. Manifesta-se por um bulbo arredondado no umbigo, cujo conteúdo pode fazer-se entrar no abdome, sentindo-se através da pele um orifício ou anel por onde passa o conteúdo abdominal.

A hérnia umbilical do lactente não oferece em geral gravidade, tendo a tendência espontânea para fechar. Para facilitar seu fechamento pode usar-se um cinteiro especial, ou mais simplesmente dobrar a pele, depois de reduzida a hérnia, mantendo a prega com esparadrapo.

Ao mudar o esparadrapo (tratar-se-á de não fazê-lo muito amiúde) coloque-se em outra direção, para evitar que irrite a pele. Pode, também, colocar-se sobre a hérnia um chumaço de algodão, ou revestir com algodão uma rodela de rolha de um e meio milímetro de espessura, que se manterá em posição por meio de uma tira de esparadrapo.

Fonte:

publicidade

1, 2

publicidade
Imagem: br.guiainfantil.com