Irritação na Pele – Coceira pelo Corpo: O que pode ser?

Se o roçar da pele na roupa lhe causa irritações na pele, você provavelmente está sofrendo de uma condição conhecida como irritação por atrito. Mesmo que a irritação por atrito seja raramente um problema sério, nada pode incomodar mais ao caminhar que uma pele dolorida e irritada pelo atrito excessivo.

O atrito é uma condição na qual se perturba o balanço normal das funções da pele. Normalmente, o corpo muda constantemente as células da pele, algumas de cada vez, e as substitui com células novas. Durante o atrito, a fricção persistente contra a pele arranca mais células exteriores da pele que as que estão para serem substituídas.

Os primeiros sinais evidentes do atrito são avermelhamento e irritação. A medida que o problema piora, acontece o mesmo com a dor e o prejuízo da pele. Se você fica sem tratar, ou se a área se umedece com o suor ou ao molhar constantemente, a pele pode rachar e criar pus, ou inclusive sangrar, dermatologista e chefe de dermatologia no Hospital St. Agnes no Baltimore. Finalmente, pode infeccionar. Por sorte, os atritos nunca chegam a esse estado.

Os mais propensos a esta incômoda condição são as pessoas com excesso de peso e os atletas. Por que estes dois grupos? Se há maiores áreas de pele em atrito [como sucede com as pessoas pesadas ou muito musculosas], é mais provável que se produzam machucados por fricção, que é também diretor da Equipe de trabalho de Medicina Esportiva da Academia Americana de dermatologia. Quando os atletas estão em movimento, aumentam o movimento de pele contra pele. Além do mais, podem estar vestidos com tecidos ásperos que podem irritar mais a pele.

As zonas onde mais se produzem os atritos incluem a parte superior e interior das coxas; de baixo dos braços; de baixo dos seios nas mulheres; e surpreendentemente, nos mamilos dos homens (Veja “Corredores Tenham Cuidado”). As pessoas que correm para fazer exercício, frequentemente têm atrito entre as coxas, mas  isto é na maioria um problema masculino. Ele assinala que esta diferença se deve ao ângulo dos ossos dos quadris. Seja você, homem ou mulher, os atritos não têm que lhe causar problemas. Aqui apresentamos várias recomendações que você pode seguir para aliviar o problema e para evitar que ocorra outra vez:

 Dicas para Quem tem Irritação por Atrito de Roupas

Mantenha a roupa limpa. Isto é especialmente importante com a roupa que usa para correr ou para fazer exercício. A sujeira e o suor podem se acumular no tecido e atuar como um irritante. Use um detergente suave e lave as roupas frequentemente.

Não use muito cloro. O cloro pode irritar a pele com atrito. Isto pode ser visto principalmente nas pessoas que praticam artes marciais. Lavam os uniformes com cloro frequentemente e não enxáguam o cloro o suficiente. Evite usar cloro na sua roupa, ou pelo menos certifique-se de que está bem enxaguada.

Enxágue seu maiô. O cloro usado nas piscinas também pode irritar a pele com atrito. Depois de nadar numa piscina com cloro, certifique-se de enxaguar bem seu maiô e sua pele.

Coloque talco. O talco que se aplica nas áreas com atrito durante o dia ou antes de fazer exercício, pode atuar como amortizador e reduzir a fricção. Usar talco pode evitar que um caso leve de atrito se converta num caso mais sério. Pode-se usar a maioria dos talcos, mas é melhor comprar os que são de maizena. Estes são excelentes agentes secantes que absorvem a água e a umidade. Se você tem um atrito na área da virilha e teve infecções micóticas anteriormente, tal como a coceira do atleta, pode se beneficiar com o uso de um talco antibiótico vendido sem receita. Eles proporcionam o benefício adicional de não somente reduzir a fricção como de matar qualquer fungo que possa ter.

Coloque creme. A aplicação de um creme de hidrocortisona de 0,5 ou 1 por cento (pode ser conseguido sem receita) na área afetada pode trazer alívio. A cortisona reduz a resposta inflamatória da pele e permite que a pele se cure sozinha, coisa que ela fará se você der a oportunidade. Você pode colocar o creme durante o dia ou, se achar que é muito, pode colocar somente à noite. Se aplicar à noite, pela manhã o tire com óleo mineral ou de bebê, e que use um talco durante o dia. Ele aconselha que não use sabão e água para lavar o creme, porque isto pode irritar ainda mais a pele.

Dê um descanso a suas axilas. Se suas axilas tem atrito, não coloque desodorantes ou                     antitranspirantes ou use menos. Até que a condição desapareça, não faça a barba ou tire os pelos das axilas. Essas práticas somente irão piorar a pele

Use shorts especiais para correr. A popularidade dos shorts especiais para correr nos últimos cinco anos, tem sido excelente para eliminar os atritos. Estes shorts esportivos com pernas ajustadas que terminam no meio da coxa, são excelentes para os corredores.

Descanse. Mesmo que a maioria dos casos de atrito não cheguem a este ponto, você pode sentir muita dor para fazer a atividade que lhe causou o atrito. Neste caso,  sugere-se que tire uns dias de descanso da atividade e que deixe que a pele sare. Depois, quando já estiver pronto para começar outra vez, proteja sua pele: Antes de começar a fazer exercício, coloque um creme espesso nas áreas onde normalmente sofre de atrito.

 

Leia Também: