Lábios Ressecados e Rachados – O que Fazer?

Se enrugar os lábios é doloroso e apertar um ao outro é desconfortável, provavelmente você está sofrendo de lábios rachados e ressecados. O duro clima do inverno, o calor seco dos edifícios, o hábito de molhar constantemente os lábios—todos estes fatores podem contribuir para secar a pele dos lábios, e para causar a evaporação da umidade da pele. O resultado é : lábios ásperos, rachados e sensíveis que o deixam sem ânimo de sorrir.

Proteger de rachaduras os seus lábios não é somente importante por razões de aparência e conforto, se não também por razões de saúde. As aftas da boca, infecções bacterianas e outros problemas podem afetar com mais facilidade os lábios que já estão machucados e rachados.

Tratamento para Lábios Ressecados

Aqui está o que você pode fazer para conservar seus lábios suaves e úmidos:

Não lamba os lábios. A exposição repetida a água na realidade tira a umidade dos lábios, e faz com que ressequem. As pessoas se sentem melhor se lambem os lábios, mas isto somente agrava o problemão.

publicidade

Use um bálsamo para os lábios. Pode ser obtida uma grande quantidade de produtos vendidos sem receita. Compre um que goste e assim o usará com frequência. A maioria dos bálsamos para os lábios são a base de cera ou gordura e atuam conservando a umidade através de uma barreira protetora.

Experimente vaselina. Também é bom a simples e antiga vaselina.

Use lápis labial. Se você olha os homens idosos e as mulheres idosas, vai notar uma diferença nos seus lábios, principalmente no lábio inferior.

publicidade

Ele atribui a diferença às propriedades “moderadamente benéficas” do lápis labial para umedecer e proteger dos raios ultravioletas do sol. No entanto, tenha cuidado com os cosméticos fabricados fora dos Estados Unidos, já que a pureza desses produtos pode variar.

Filtre o sol. Os raios ultravioletas do sol podem machucar e secar a pele sensível de seus lábios. Aliás, os lábios são um lugar comum para o câncer de pele. Seus lábios não contém melanina [o pigmento, ou corante, que pode ajudar a proteger a pele do sol] e se queimam mais facilmente com o sol. Alguns tipos de câncer de pele que podem sair nos lábios podem ser mais sérios e mais fáceis de se propagar, diz ela. Portanto, se você estiver fora, no sol, use um bálsamo para os lábios que contenha um filtro solar. Escolha um produto que tenha um fator de proteção solar de 15 ou mais.

Revise sua pasta dental. Uma alergia— a pasta dental ou ao enxágue bucal—podem ser responsáveis pelo seus lábios ressecados ou rachados. Experimente trocar de marca de pasta dental e deixe de usar o enxágue bucal por alguns dias para ver se o problema se resolve. Enxágue bem com água depois de lavar os dentes.

Vigie o que comer. Quando seus lábios estão rachados ou ressecados, eles estão mais sensíveis, e certas comidas podem irritar. Recomenda-se suspender a pimenta, a mostarda, o molho para carnes assadas, o suco de laranja, e as bebidas alcoólicas para dar um descanso aos lábios enquanto saram.

publicidade