Miopia – Tem Cura? Como enxerga? – Correção e O que é?

A miopia é o defeito de refração oposto à hipermetropia. O olho focaliza melhor as imagens mais próximas, porque o eixo do globo é muito longo. Além de uma certa distância, não consegue distinguir as imagens com a mesma nitidez, porque a capacidade de acomodação do cristalino é limitada: o grau de curvatura não pode diminuir além de certo limite.

Como enxerga?

O míope enxerga bem objetos próximos e, quando tenta focalizar algo mais afastado, procura forçar o músculo ciliar, na tentativa de reduzir o tamanho do eixo. Por isso, para visualizar um ponto distante o míope aperta os olhos, num gesto característico. Miopia também deriva do grego myen, apertar; ops, visão.

miopia-como-enxerga

Esse tipo de miopia, chamada axial, decorre de diferença de tamanho do eixo do globo ocular. É a forma mais comum e pode ser bem corrigido com o uso de lentes. Em geral, surge na idade escolar e progride até o fim do crescimento orgânico. Então estaciona. Comumente, é por volta dos 6 anos de idade que surgem os primeiros sintomas. O menino não consegue ler direito no quadro-negro, não tem vontade de jogar bola, pois isso exigiria que enxergasse bem a distância. Prefere isolar-se.

Mas outra forma de miopia pode se manifestar. Os demais meios transparentes do olho – córnea, humor aquoso, humor vítreo devem acompanhar a curvatura do cristalino, para acomodar a visão. Por isso, não é só a alteração do cristalino que pode originar a miopia. No entanto, o processo de evolução é diferente e pode agravar-se devido a alterações na retina. Somente a evolução do processo, sob controle periódico do médico, pode permitir avaliar qual o tipo de miopia.

Correção da Miopia – Tem Cura?

olhos

Em geral é possível a correção do defeito. Os óculos resolvem o problema do míope, ao complementarem a função do olho na tarefa de ajustamento das distâncias. Se a miopia for rapidamente progressiva, poderá ser atenuada com o uso de lentes de contato. E ainda, em casos de início muito precoce e progressão extremamente rápida, o oculista pode indicar uma intervenção cirúrgica. Mas cada caso individual precisa ser sempre avaliado isoladamente.

A miopia e a hipermetropia são defeitos hereditários, mas recessivos. Isso significa que os filhos talvez não herdem o defeito, que no entanto poderá ser facilmente legado aos netos.

A hipermetropia se acentua com o tempo, mas a miopia axial geralmente é característica da fase de crescimento. As miopias que surgem ou se desenvolvem mais na idade adulta decorrem quase sempre de modificações no índice de refração do cristalino. É comum que apareçam como manifestação de estados iniciais de diabete, ou de cataratas incipientes. São as falsas miopias.

Modernamente, o aumento de incidência dos defeitos de refração pode ser atribuído aos hábitos de vida. O órgão da visão é submetido a esforço muito maior. Por outro lado, a necessidade de utilizá-lo obriga as pessoas a recorrerem ao oculista, identificando o problema com maior frequência.

Leia também:

O que é Astigmatismo? Quais os Sintomas, Cirurgias – Tem Cura?

Olhos Cansados – Vista cansada, ardendo e embaçada?

 

Leia Também: