O que é Reumatismo? Sintomas e Causas

O termo “reumatismo” é usado em clínica desde o século XVII e tem sido aplicado para identificar grande variedade de alterações que afetam os ossos, os músculos, os tecidos cartilaginosos, os vasos sanguíneos e até a própria pele.

O que é?

São popularmente chamadas de reumatismo as dores nas articulações, nos membros, nas costas ou nos ossos. Cientificamente, apalavra não tem significado. Contudo, continua sendo usada devido à incapacidade de definir melhor as dores que constituem os sintomas de um elevado número de moléstias. Em outras palavras, como doença o “reumatismo” não existe.

Grande número de alterações classificadas como reumáticas afeta os tecidos de origem mesenquimal, sobretudo a substância intercelular (que une as células). Essas alterações são freqüentemente encontradas nas chamadas doenças difusas do tecido conjuntivo. Algumas delas são mal conhecidas, enquanto outras já foram estudadas mais afundo.

Tipos de Reumatismos

reumatismo

A forma mais comum de “reumatismo” é aquela em que ocorre degeneração da cartilagem articular (que separa os dois ossos da articulação), hipertrofia óssea (crescimento anormal do osso), ou, ainda, a formação de espículas ósseas (prolongamentos conhecidos como “bico-de-papagaio’).

Em geral, essas alterações provocam dores agudas quando a articulação é movimentada, cessando quando em repouso. As pessoas idosas estão mais sujeitas a esses distúrbios, que atingem principalmente as articulações que suportam maiores cargas (coluna vertebral, joelhos etc.). Constitui exceção a essa regra o aparecimento de “caroços” nas articulações dos dedos das mãos, dando origem 4 osteartrite, comum em pacientes de idade.

As causas da osteartrite são pouco conhecidas. Acredita-se que seja decorrente do envelhecimento natural das células. Não obstante, tais processos degenerativos podem instalar-se também em indivíduos jovens, devido a condições anormais que forçam as articulações: obesidade; problemas ortopédicos; posturas erradas ao permanecer em pé, sentado ou deitado.

Diante da grande variedade de agentes provocadores dos sintomas reumáticos, torna-se difícil sua classificação. A cura é geralmente trabalhosa, exigindo muita paciência e pertinácia do paciente e do médico.



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos