Olho Roxo – Como Tirar o Roxo e Aliviar a Dor

O jogo de squash desta manhã ia muito bem—até que seu adversário deu uma tacada incrível em que a bola bateu na parede voltou e o pegou diretamente no olho. Depois de mil desculpas e que a dor cedeu um pouco, você recuperou sua dignidade e foi para casa. Mas agora você está começando a parecer um campeão de boxe que perdeu o campeonato! Sua pálpebra está praticamente fechada pelo inchaço, a área ao redor do olho está começando a ficar preta e azul, e a dor latejante voltou com toda força. Você está com um olho roxo!

Com tudo, de aterrorizante que possa parecer um olho roxo—e com toda a vergonha que seja dar explicação—geralmente não é nada que vai lhe causar um dano duradouro ou sério. “Um olho roxo é simplesmente uma hemorragia ao redor do olho. O sangue debaixo da pele fica numa cor roxa. Mesmo que há muitas doenças e condições que causam olhos roxos, o verdadeiro olho roxo é mais frequentemente o resultado de um trauma do olho causado por um soco ou uma lesão esportiva Se o inchaço se reduz rapidamente e sua vista está bem, é provável que não haja nenhum dano sério no seu olho.

No entanto,  recomenda-se aos que tenham um olho roxo que procurem um médico para eliminar a possibilidade de algum dano no olho. (Se houver alguma mudança na vista, é muito importante ir ao médico sem demora). Logo que estiver seguro que tudo está bem, há algumas recomendações que podem ser seguidas, em casa, para melhorar o olho roxo.

 

Evitando Olhos Roxos

Também há algumas medidas preventivas para evitar ter outro olho roxo no futuro.

Coloque gelo na área

Isto vai ajudar a reduzir o inchaço e vai adormecer um pouco a dor inicial. Coloque sobre o olho uma bolsa de gelo ou cubos de gelo envoltos num pano. Também dá o mesmo resultado se colocar gelo picado num saco plástico colocado sobre um pano frio.

Coloque ervilhas e milho

Coloque um saco de ervilhas ou milho congelados, envolto em um pano, sobre o olho afetado. Isto pode ajudar a esfriar a área e trazer alívio.

Limpe o olho

Lave qualquer pequena laceração com um sabão suave e água. Depois continue a manter limpa o local limpo e seco. Isto ajudará a evitar que a área se infecte com bactérias. Algumas vezes, o tecido que rodeia o olho pode rachar já que o tecido suave é empurrado contra a superfície dura do osso que fica por baixo. Isto pode resultar numa hemorragia considerável, que terá como consequência um inchaço.

Evite colocar pressão diretamente no olho

A área já está o suficientemente traumatizada, e colocar mais pressão somente vai causar mais trauma. Por tanto, a aplicação da compressa de gelo ou a limpeza da área, deve ser feita suavemente.

Use óculos de proteção

O mesmo em relação a muitos acidentes, o melhor tratamento é a prevenção. Mesmo que não goste de sua aparência com óculos protetores, usá-los vai fazer com que você possa se olhar no espelho.

Para proteger os olhos, sugere-se o uso de óculos protetores, como os dos nadadores ou mesmo óculos de lentes de vidro inquebrável ou plástico. Qualquer pessoa com somente um olho bom, deverá usar sempre, proteção nos olhos, se correr o risco de que algo o possa golpear.

A escolha de óculos e óculos de proteção não é muito difícil. Certifique-se de que as lentes sejam inquebráveis e que os óculos estão bem ajustados. Os óculos de proteção que usam os jogadores de squash e raquetes, frequentemente não têm lentes, o que é ótimo. A armação protege por si só não permitindo que a bola chegue até o olho, ele acrescenta. A maioria das lojas de artigos esportivos e as lojas de óculos vendem óculos protetores para atividades esportivas. Se não puder encontrar nenhuma, consulte seu oftalmologista.

olho-roxo

 Outras Causas de Olhos Roxos

Além dos traumas, há algumas outras razões pela qual se pode ter um olho roxo. A pele da pálpebra é muito mole e flexível e não contém graxa subcutânea. Como resultado, os músculos e vasos sanguíneos que rodeiam o olho estão bastante perto da superfície da pele. No entanto, você pode ter uma congestão vascular ao redor dos olhos o que faz com que pareçam escuros e roxos, ele continua. Por esta razão, não é raro que em pessoas com alergias severas e inchaços alérgicos prolongados se desenvolva o que se conhece como um “olho roxo alérgico” em um ou ambos os olhos.

Também pode ter um olho roxo por causa de alguma lesão distante, tais como uma fratura do crânio. Neste caso, a fratura começa atrás dos olhos, mas o sangue viaja até os tecidos que rodeiam os olhos.

Todos já temos sentido a pressão ao redor dos olhos quando espirramos, tossimos ou vomitamos continuamente. Esta pressão também pode causar um olho roxo. “Uma vez vi uma menina que estava com os olhos roxos, e a cínica história clínica que tínhamos dela era que tinha uma caso muito severo de gripe e que estava vomitando muitíssimo. Isso rompeu alguns dos vasos sanguíneos detrás dos olhos e o sangue viajou até a superfície da pele, explica o médico.

Existe uma quantidade de outras doenças sérias que também podem causar olhos roxos. Da mesma maneira que com um olho roxo causado por trauma, você deve consultar o médico para certificar-se de que tudo está bem.



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos