Olhos Cansados – Vista cansada, ardendo e embaçada?

Simplesmente, você já não pode ler outra palavra. Até ali chegaram seus olhos. Seus olhos estão cansados, secos e doloridos. Sua vista está ardendo e embaçada. Você está sofrendo de cansaço na vista.

Há numerosas causas para que os olhos se cansem—desde tensão emocional e astigmatismo até problemas com a mandíbula. A maioria das pessoas tem um pouco de astigmatismo e nem sequer sabem que o tem. Mas pode-se manifestar como cansaço nos olhos. O astigmatismo é um defeito da vista causado por uma curvatura anormal da córnea ou do cristalino do olho; ambos ajudam para que o olho enfoque uma imagem. Geralmente se pode corrigir com óculos ou lentes de contato.

A tensão no pescoço e nos músculos das costas também pode causar o cansaço dos olhos. Muitas doenças podem-se manifestar como cansaço nos olhos. Uma delas é o glaucoma, uma condição na qual se eleva a pressão dentro do olho. Inclusive doenças que não estão relacionadas diretamente com os olhos também se podem manifestar como cansaço nos olhos.

 

Causas dos Olhos Cansados

Uma das razões porque o cansaço nos olhos é tão comum é que à medida que envelhecemos, o cristalino do olho gradualmente perde sua habilidade de trocar de forma— e portanto de ajustar corretamente uma imagem. Esta condição, que se conhece como presbiopia, se torna mais pronunciada depois da idade de 40 anos. Afeta a habilidade do olho para ajustar de perto uma imagem, e esta é a razão porque as pessoas mais velhas frequentemente necessitam segurar o material de leitura com os braços estendidos.

publicidade

Devido a existência de tantas causas de cansaço nos olhos, é melhor consultar um profissional da vista para ter um diagnóstico completo, especialmente se você tem sofrido de cansaço nos olhos por um mês ou mais, ou se parece ter ficado mais frequente e pior. O exame dos olhos deve ser feito uma vez ao ano, especialmente nas pessoas de 35 anos ou mais, e com todos os que tenham um histórico familiar de glaucoma ou diabetes.

olhos-vermelhos

 

O que Fazer quando a Vista está Cansada?

Enquanto isto, aqui estão algumas recomendações para aliviar o cansaço de seus olhos.

Deve-se Exercitar os Olhos?

Os exercícios para os olhos, criados primeiramente por um oftalmologista do fim do século passado, William Bates, geralmente são considerados como uma prática sem nenhum valor. O Método Bates promove técnicas como colocar as mãos esquentadas sobre os olhos fechados e alternar piscar e apertar os olhos para mantê-los em forma.

publicidade

A maioria dos profissionais da vista opinam que em vez de exercício, o melhor que se pode fazer para seus olhos é descansá-los. Seus olhos trabalham todo o dia, todos os dias. Dar-lhes o alívio de que somente tenham que ver o interior de suas pálpebras, mesmo que seja por uns poucos minutos, pode ajudar muito. E, se puder tirar uma sesta ou dormir por suficientes horas à noite, isso será melhor para seus sacrificados olhos.

 

Use a luz apropriada

Trabalhar com pouca luz ou com luz muito forte não prejudica os olhos, mas pode exigir mais da vista. Demasiada luz pode resultar em demasiado reflexo, e muito pouca luz pode tornar muito difícil ler ou ver claramente. Tente manter a iluminação em um nível cômodo—nem escura demais, nem clara demais.

Experimente luz indireta

As lâmpadas que iluminam para cima, que permitem que a luz bata no teto ou na parede, fazem um ambiente de luz difusa e confortável, que não é tão forte para seus olhos como as luzes que iluminam diretamente sobre você.

Compre óculos para ler

Especialmente para as pessoas de mais de 40 anos, os óculos para ler podem fazer o serviço de ampliar a página que leem e outras coisas que necessitem fazer de perto. Os óculos para ler (em certos países) podem ser comprados sem receita nas farmácias; você simplesmente experimenta vários pares até que encontre o aumento que lhe proporcione a visão mais clara.

Consiga óculos contra o reflexo. As lentes de receita com filtros polarizados de luz ultravioleta (UV), reduzem o reflexo ao filtrar certas longitudes de onda de luz. Estes óculos podem ser muito benéficos para os que usam computadores.

Descanse

Se você estiver lendo, escrevendo, costurando, ou trabalhando no computador, é uma boa ideia que, por alguns minutos de cada hora, descanse desse trabalho de tão perto ou troque por outra tarefa que não seja tão exigente para a vista,. Vá caminhar, faça algum telefonema, fale com alguém, enfoque sua vista em objetos distantes, ou simplesmente, feche os olhos. Tirar uma folga também fará com que seu pescoço e seus ombros descansem; a tensão nessas áreas pode agravar o cansaço dos olhos.

Experimente umedecê-los com água com sal

Recomenda-se que coloque metade de uma colher de chá de sal em um quarto de água morna. Em seguida molhe pedaços de algodão na água, feche os olhos e coloque os pedaços de algodão em suas pálpebras por uns dez minutos.

Experimente com água fria

Para algumas pessoas, molhar o rosto com água fria ou colocar um toalha úmida e fria sobre os olhos, ajuda a aliviar o cansaço nos olhos. Mesmo que não seja útil para mais nada, dá descanso aos olhos esgotados de tanto trabalhar.

Lembre-se de piscar

Os olhos secos podem ser o resultado de atividades como ler ou usar o computador continuamente. Os olhos piscam com menor frequência, portanto não são lubrificados como deveriam. Quando estiver trabalhando de perto ou concentrando-se por várias horas na tela do computador, lembre-se de piscar frequentemente.

Conheça os colírios para os olhos

Os colírios para os olhos que reduzem a vermelhidão não são para serem usados com os olhos cansados. Além do mais, as gotas removem a vermelhidão ao contrair os vasos sanguíneos dos olhos, e o seu uso repetido terá um efeito de rebote e, com o tempo avermelhar mais os olhos. Por outro lado, se você sabe que está sofrendo de um caso de olhos secos, pode obter alívio com uma ou duas gotas de lubrificante para os olhos, vendidos sem receita, comumente conhecido como lágrimas artificiais.

Compre uma planta

Aumentar a umidade em sua casa ou no escritório pode ajudar no caso de olhos secos. O uso de um umidificador é uma maneira óbvia de fazer isto. Mas colocar uma panela de água no aquecedor de sua casa também pode aumentar o nível de umidade em seu lar. As plantas de vaso em sua casa ou no escritório também podem atuar como umidificadores de pouco custo—e, além do mais, atrativos.

Limpe o ar

A fumaça de cigarro pode irritar os olhos e fazer com que doam. Assim, dê um descanso a seus olhos e deixe o cigarro para sempre.

publicidade

 

Leia Também: