Olhos Vermelhos – Vermelhidão por irritação, sol ou água

Os olhos vermelhos podem ser causados por muitas razões. Um olho vermelho pode estar simplesmente seco ou ligeiramente irritado, e pode ser indício de glaucoma crônico ou agudo, inflamação do olho, ou uma conjuntivite. Sol, mar, piscina, coceira ou sono podem deixar seus olhos avermelhados.

Para os olhos vermelhos causados pelos fatores irritantes de todos os dias—tais como muitas horas de uso de lentes de contato, alergias, cansaço, contaminação ou clima seco—há algumas coisas que você pode fazer para eliminar a vermelhidão e aliviar a irritação.

Casos Constantes e mais graves

No caso de glaucoma agudo, o que mais frequentemente ocorre em crianças mas que também pode ocorrer em adultos, a tendência é ter olhos vermelhos com pupilas dilatadas, visão embaçada, e dor.

Você pode ficar com olhos vermelhos por causa de certas doenças como glaucoma crônico, doenças do sangue, gota, enfermidades da tireoide, e inclusive um tumor. Também pode ficar com olhos vermelhos por causa de irite, uma doença inflamatória que geralmente se apresenta no interior do olho. Frequentemente se associa com mal-estar e aumento de pressão dentro do olho. Pode ser muito séria se não for tratada com cortisona.

Por estas razões, os especialistas recomendam que seus olhos sejam examinados se a vermelhidão persistir por mais de uns dois dias, se houver alguma dor ou mudança na visão associada com a vermelhidão, se os olhos repentinamente ficarem sensíveis à luz, se notar vermelhidão ou sangue sobre a pupila (o centro escuro do olho), ou se tem alguma supuração em um ou ambos olhos.

 

 Tenha Cuidado com os Colírios para os Olhos

olhos-vermelhos-colorio

 

Algumas vezes, o uso contínuo de colírios para os olhos vendidos sem receita pode na realidade causar olhos vermelhos, em vez de aliviá-los, há um par de razões para isto. Muitos desses colírios vendidos sem receita tem conservantes que podem irritar mais os olhos sensíveis. E certos colírios descongestionantes que afirmam que clareiam os olhos são bastante suaves, mas podem causar um efeito colateral parecido ao que se produz com os colírios nasais.

O que acontece é que o descongestionante desses líquidos faz com que as artérias pequenas se contraiam, o que faz com que o olho pareça mais branco. Isto funciona bem no princípio, mas com o uso contínuo desses colírios, as artérias se habituam aos ingredientes químicos dos colírios para manterem-se contraídas. De forma que, quando os ingredientes químicos se esgotam, as artérias se tornam a dilatar e fazem com que o olho pareça vermelho.

Mesmo que geralmente dê certo usá-los por alguns dias para acalmar e branquear os olhos, usá-los de forma regular pode ser contraproducente. Certifique-se de ler a bula para ver as instruções de como usá-los corretamente.

 

Dicas para quem está com Olhos Vermelhos e Irritados

Dê uma lubrificada em seus olhos

Os colírios para os olhos como Visine podem ajudar a aliviar um pouco a secura e fazer com que o olho se sinta melhor. Mas não os use por mais de alguns dias no máximo, acrescenta (Veja “Tenha Cuidado com os Colírios para os Olhos”). Os colírios para os olhos e as lágrimas artificiais podem ser de grande ajuda para as pessoas mais velhas. “A pessoa mais velha não produz tantas lágrimas como deveria, o que pode fazer com que os olhos se tornem vermelhos.

Aplique compressas frias ou mornas

Na realidade não importa o tipo que use. O que for melhor para o olho está bem. Um pano molhado com água fria faz se sentir bem; também fará bem colocar água fria nas mãos e as manter abaixo dos olhos.

Use um anti-histamínico vendido sem receita

Se seus olhos coçam e estão vermelhos como resultado de uma alergia, como febre do feno, ou tratamento da alergia em si ajudará também os seus olhos.

Descanse bem à noite

Frequentemente isto é suficiente para aliviar os olhos avermelhados que resultam de dormir muito pouco. No entanto, se dormir não melhorar os olhos, então a vermelhidão é provavelmente o resultado de alguma outra causa e deve ser examinado pelo médico.

Use óculos de proteção na piscina

Se pensar em nadar, proteja seus olhos dos efeitos irritantes do cloro com um par de óculos para nadar que se ajustem bem.

Use gotas para os olhos ao voar

O ar na cabine de um avião é extremamente seco e contém menos oxigênio; ambas as situações podem irritar e avermelhar os olhos. As gotas lubrificantes para os olhos vendidos sem receita aumentam a umidade dos olhos, o que evita o ressecamento.

Use óculos escuros para o sol

Use óculos escuros de boa qualidade sempre que sair durante o dia. Isto é especialmente importante se você vai passear de bote, ou tomar sol em um dia ensolarado. Quando os olhos não são protegidos contra o sol pode-se dar a cegueira pela neve e queimaduras pelos raios ultravioleta. E ambas as condições podem ser extremamente dolorosas. Há também o caso de esquiadores que tem seus olhos avermelhados por ir montanha abaixo sem proteção nos olhos e isso acaba com os olhos, deixando-os extremamente secos pelo vento.

 

Leia Também:

 

 

 



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*