Ouvido Entupido – Como tirar cera e água e Desentupir

Antes de pegar um cotonete ou a chave do automóvel para lidar com a cera de seus ouvidos, você necessita saber de que lado da batalha está lutando. A cera dos ouvidos se forma na parte externa do canal do ouvido. Normalmente, ela é benéfica para a pele do canal externo do ouvido. Somente se converte em um problema quando o canal do ouvido está quase completamente obstruído com cera, o que evita a entrada de ar e sons, e impede a saída dos líquidos presos. Veja como tratar sem riscos seu ouvido entupido a tirar a cera dos ouvidos.

A acumulação de cera que está causando os sintomas tem que ser tirada pelo médico especialista em ouvidos. Da mesma maneira, se seus ouvidos doem ao serem tocados, estão vermelhos em uma área que você pode ver, ou estão drenando líquidos, não use nenhum tipo de gotas para o ouvido, nem nenhum remédio antes de consultar o médico de ouvidos.

Respeite a função de seu ouvido

A pele do canal do ouvido tem glândulas sudoríparas especiais, modificadas para produzir cera. A cera atua como armadilha para capturar o pó e outras partículas que possam encontrar o caminho de seus ouvidos e causar danos, irritação, ou infecção. Também contém enzimas que ajudam a combater as bactérias. Além do mais, faz “a prova d’água” ; a pele do canal do ouvido, que o protege do dano por água, a qual pode fazer com que a pele seja suscetível a infecções como a do ouvido do nadador.

 

ouvido-entupido-cera-agua

 

Em circunstâncias normais não se necessita tirar a cera dos ouvidos—ela está ali de forma natural como barreira contra danos e infecções. Somente quando há evidências de perda de audição ou mal-estar se deve fazer algo. “Este é certamente um caso onde o velho ditado se aplica: Se não está quebrado, não o conserte. Na realidade, sem a cera, ou com uma quantidade reduzida dela, o interior de seus ouvidos se secaria e provocaria muita coceira.

 

Dicas para limpar e desentupir o ouvido

Limpe-a

Geralmente, a cera se acumula pouco a pouco, se seca gradualmente, e sai do ouvido por si mesma, carregando toda a matéria estranha com ela. No entanto, algumas vezes, a cera se move mais lentamente no exterior do canal do ouvido. Neste caso, você pode simplesmente limpá-la quando estiver visível. Se você se olha no espelho e vê pequenos pedaços de material amarelado seco, use um pedaço de algodão umedecido com água para lavá-los.

Cuidado ao tirar a cera

Os instrumentos mais populares são os cotonetes, mas tem se usado uma lista interminável de utensílios “limpadores”, incluindo palitos de dentes, clipes de papel, e pontas de lápis. A questão é, cuidado ao limpar os seus ouvidos. Você pode machucar o delicado revestimento do canal do ouvido ou cutucar um orifício do tímpano, e em qualquer dos dois casos pode dar origem a uma infecção. O mais importante é que provavelmente você vai empurrar a cera mais para dentro do canal do ouvido, inclusive contra o tímpano, o que vai interferir na audição.

Não se apresse a pingar gotas

Diferentes pessoas produzem diferentes quantidades e tipos de cera nos ouvidos, e em alguns casos a cera pode se acumular de tal maneira que interfere na audição. No entanto, se você suspeita que a cera está prejudicando sua audição, não use as gotas vendidas sem receita—pelo menos até que consulte um especialista de ouvidos.

Essas gotas, mesmo que efetivas para algumas condições benignas do ouvido externo, em geral não são recomendadas até que o médico não determine a causa exata da perda da audição ou mal-estar no ouvido. Na realidade, as gotas podem agravar certos problemas do ouvido.

 

Ouvido Entupido por causa da Altitude – Avião ou Montanhas

Felizmente, há algumas medidas que você pode experimentar para evitar a dor de ouvido que resulta das mudanças de pressão nas viagens aéreas ou quando está em montanhas e montanhas.

Inspire com força

O ato de inspirar ativa o músculo que abre a trompa de Eustáquio. Quando o piloto anuncia que é o momento de apertar os cintos para aterrissar, prepare sua boca para inspirar. Inspirar também pode aliviar temporariamente a dor de ouvido até que você chegue ao médico.

Mantenha a boca em movimento

Você engole com mais frequência quando está mascando chiclete ou chupando alguma bala dura, portanto, coloque um na boca antes do avião descer.

Não reprima um bocejo

Não por causa de quem o acompanha, mas sim pelas condições atmosféricas. Bocejar é a melhor maneira de manter aberta a trompa de Eustáquio.

Fique acordado

Se está dormindo, não vai estar engolindo. Peça à aeromoça que o desperte antes de aterrissar. É muito mais agradável que acordar por causa da dor de ouvido.

Aperte o nariz

Se seus ouvidos ficam incomodamente obstruídos quando o avião aterrissa, a Academia Americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia da Cabeça e do Pescoço sugere que experimente isto: com o polegar e o indicador, aperte os orifícios nasais e tampe-os bem; com o dedo indicador da outra mão feche a abertura externa do ouvido não afetado. Agora, com a boca fechada, tente assoprar através dos orifícios nasais fechados, assoprando com a mesma força com que assopra o nariz. Repita se for necessário.

Você deverá experimentar uma sensação de estampido ou de estalo forte, e um alívio na dor se a manobra funcionar. No entanto, não tente esta manobra se tem dor de garganta ou febre, porque pode forçar a infecção dentro dos ouvidos. E definitivamente não a tente se tem algum problema cardíaco ou respiratório.

 

Leia Também:



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*