Pele Ressecada – Dicas para quem tem Pele Seca

Todo mundo sofre ocasionalmente de pele ressecada. A pele seca é em grande parte influenciada pela genética, pelo clima, e por outros fatores como tomar duchas quentes. Quando não há suficiente água na camada superior da pele (chamada epiderme), a pele seca se torna escamosa, coça muito, e fica desagradável de se olhar. Em casos extremos, esta camada se torna áspera, rachada, e escamosa, e pode se desenvolver uma dermatite crônica (irritação da pele).

Normalmente, a camada exterior da pele se mantém úmida pelo líquido das glândulas sudoríparas e dos tecidos subjacentes. O óleo, produzido pelas glândulas sebáceas da pele, ajuda a secar esse líquido. Além do mais, muitas coisas extraem a umidade da camada exterior da pele. Algumas pessoas simplesmente tem uma camada exterior de pele que não retém bem a água. Outras, podem ter glândulas sudoríparas menos ativas. A idade é também uma das causa de pele seca. Quanto mais idade, as glândulas sebáceas produzem menos óleo, e a pele, se torna mais seca.

Um dos maiores absorventes da umidade da pele é a umidade ambiental baixa. O ar frio e seco, comum em muitas cidades durante os meses de inverno, extraem água da pele. Aliada aos efeitos secantes do sol e das altitudes elevadas a baixa umidade e o ressecamento se agravam. O ar das calefações ou dos aparelhos de ar condicionado de sua casa ou escritório também pode ser seco e fazer com que sua pele perca umidade.

A água também pode extrair umidade de sua pele. Tomar banho em demasia ou com água quente por longos períodos de tempo faz com que os tecidos que mantém junta a camada exterior da pele se molhem e se sequem repetidamente e, com o tempo, podem ter menos capacidade de conter e reter a água. As pessoas que tomam banho várias vezes ao dia ou que tomam muitos banhos quentes de banheiras estão na realidade extraindo proteínas importantes da pele, que normalmente a mantém úmida.

publicidade

 

Mãos Ressecadas

Os sabões fortes, os detergentes, os limpadores domésticos e os solventes químicos também afetam a pele. Estes produtos podem prejudicar a camada exterior da pele. As pessoas que frequentemente tem que lavar e secar as mãos, como as enfermeiras e os cabeleireiros, frequentemente se queixam de que tem mãos endurecidas e rachadas, as chamadas “mãos de detergentes”. Mesmo que você não possa evitar sempre todos os fatores externos que extraem a umidade de sua pele, aqui vão alguns conselhos para que mantenha sua pele úmida e com aparência juvenil nos anos vindouros.

 

Dicas para quem tem pele ressaca

pele-ressecada

 

Umedeça sua pele seca

Mantenha sempre à mão uma loção ou creme para sua pele, especialmente se você tem tendência a pele seca. Aplique hidratante imediatamente após o banho, mesmo que esteja úmido. Seque-se dando palmadas com uma toalha suave, não se esfregue. Aplique o hidratante durante o dia quando sentir a pele seca e antes de se deitar. Qual hidratante deve usar? Quanto mais óleo tiver o produto, mais proteção oferece, e quanto mais consistente é, mais garantirá a umidade. As loções 1 —  pouco espessas são na maioria água.

Os cremes de limpeza são mais espessos e têm mais óleo e menos água. E os produtos como Vaselina são completamente a base de óleo”. Aconselha-se que se use um hidratante espesso, sem fragrância, que não desapareça automaticamente na pele. Você pode misturar água com vaselina para fazer um creme que dê boa proteção para a umidade da pele.

publicidade

Tome banhos e duchas, rápidos e frios. A água quente na realidade extrai o óleo, que é a barreira natural da pele contra a perda de umidade, e pode piorar a coceira.

 O Sol e Sua  Pele Seca

Se você é um dos adoradores do sol que está sempre “tentando se bronzear”, você também está secando sua pele e aumentando seus riscos de ter rugas, manchas de velhice, e câncer da pele (melanoma). Assim como o sol seca a roupa pendurada no varal, também seca a camada exterior da pele. Com o tempo, o mal que o sol faz para a pele provoca rugas e manchas pigmentadas. Além disso ainda há o risco de contrair câncer de pele por excesso de exposição ao sol. As pessoas de pele clara correm maior risco de contrair esses canceres do que as pessoas de pele mais escura.

Para evitar a pele seca, as rugas, e o aumento de riscos de câncer por causa da exposição ao sol, oferecemos estes conselhos: Tome um banho ou uma ducha somente com a frequência que seja realmente necessária e não mais de uma vez ao dia. Se insiste em tomar banhos de imersão longos e quentes, aplique sempre um hidratante imediatamente após o banho.

Use um filtro solar

Os filtros solares se classificam pelo seu fator de proteção solar (FPS). Quanto mais alto é o grau deste fator, maior é a proteção.

Proteja-se

Quando estiver ao sol use uma camisa de manga comprida leve, e um chapéu.

Evite o sol entre as 10:00 e as 15:00 hs

Este é o período do dia que os raios solares são mais fortes, então planeje suas atividades ao ar livre para mais cedo ou mais tarde.

Use loções

Se você deseja tomar banhos de sol, aplique loções do tipo creme e refresque ocasionalmente a pele com água mineral para mantê-la úmida. Faças suas sessões de bronzeado o mais rápidas possíveis, e coloque depois um hidratante.

Use sabão moderadamente

Aconselha-se reduzir a lavagem com água e sabão. A gente se lava demais. Lavar-se demais com água e sabão causa danos à camada exterior da pele.

As pessoas que sofrem de pele seca crônica deveriam tomar banhos ou duchas rápidas e ensaboar somente a virilha, as axilas, as solas dos pés. Quando for usar sabonete, escolha os mais suaves, os que tenham óleo ou muita gordura como Dove, Basis, o Aveenobar. Se você tem pele excessivamente seca, terá que usar um substituto do sabonete para limpar a pele.

 

Evite os detergentes, limpadores, e solventes

Os produtos domésticos comuns, como limpadores gerais, limpadores de janelas, amoníaco, aguarrás, líquido para acender carvão, e solventes podem secar e danificar a camada externa da pele. Evite expor diretamente a pele a esses produtos, usando luvas de vinil e utilizando alternativas menos irritantes sempre que seja possível, (por exemplo, o vinagre com água é um excelente limpador de janelas). Use uma escova com alça grande para manter suas mãos longe dessa água de limpeza.

publicidade

 

Leia Também:

 

Be the first to comment

Leave a Reply