Picada de Aranha: Sintomas e O que Fazer em Primeiros Socorros

É importante saber que em caso de picada de aranhas é necessário procurar um médico o quanto antes. Sabendo disso, confira algumas dicas do que fazer em caso de picada de aranha.

Picadas de Aranhas

Quase todas as aranhas têm veneno, mas são relativamente poucas as capazes de produzir acidentes sérios no ser humano. Na América os acidentes tóxicos são produzidos sobretudo por espécies do tipo Ctenus ou as Lycosas, e também pelas aranhas pertencentes ao grupo das migalomorfas.

picada-de-aranha

Estas recebem em outros países vários nomes, como o de caranguejeira, no Brasil. Esta aranha produz uma picada relativamente pouco dolorosa a princípio. Aparece depois inchação e vermelhidão local com formação de bolhas.

É frequente que haja febre. No segundo dia a urina pode tornar-se escassa, apresentando albumina. Também pode observar-se icterícia, isto é, coloração amarela da pele e mucosas por bile. No local da picada forma-se mais tarde uma ulceração extensa que pode demorar muito a cicatrizar.

Nos casos graves de picadas de aranhas, a icterícia aumenta, pode aparecer sangue na urina, a febre sobe, aparecendo às vezes delírio e um estado geral cada vez mais grave, com pulso fraco e rápido. Se houver tendência para a morte, o paciente deixa de urinar (anúria) falecendo, em geral, no quinto dia depois da picada.

Sintomas

Os sintomas incluem inchaço, vermelhidão e dor ao redor da picada.

Picada de aranha: O que fazer

1) Injetar soro antitóxico correspondente à espécie de aranha que picou (Produz-se no Brasil para os gêneros Ctenus e Lycosas).

2)O médico poderá injetar ACTH ou Cortisona nestes casos.

3) Enquanto o médico não chega, fazer o mesmo tratamento geral e local onde ocorreu a picada de aranha (menos o soro antiofídico), indicado para as serpentes venenosas. Aplicar imediatamente torniquete (como se aplica para mordedura de serpente) e bolsas de gelo sobre o lugar da picada.

O médico indicará como acalmar a dor da picada de aranha e outros sintomas que possam aparecer. Como alimentação: leite, suco de frutas e cereais cozidos, enquanto houver albumina na urina. É importante consultar o médico, que tratará as lesões do fígado, rins e outros órgãos, produzidos pelo veneno de aranha.

Picada de abelha, vespa e formiga

A picada de um destes himenópteros produz dor viva e observa-se logo depois a aparição de uma pequena zona saliente e esbranquiçada, rodeada mais tarde por uma zona inchada. O edema (inchação) é muito acentuado em certas regiões (pálpebras, pescoço, lábios).

Às vezes aparecem sintomas gerais: náuseas e vômitos, tonturas, tendência para desmaios, dor de cabeça, pulso rápido, etc. Quando as picadas são muito numerosas podem produzir-se, além dos sintomas gerais que mencionamos anteriormente, outros mais graves: contrações e fibrilações dos músculos, agitação, aumento da sensibilidade, aceleração da respiração e do pulso, etc.



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos