Postura Correta – Problemas Causados e Como manter ao sentar e andar

Adotar postura correta quando de pé, caminhando ou sentado, tem muito maior importância para a saúde do que habitualmente se crê. É freqüente que mesmo as pessoas que estão convencidas de que é vantajoso manter a devida postura, não tenham a constância nem façam o esfôrço que lhes traria como recompensa melhor saúde física, estado de ânimo melhor e aspecto mais nobre. Entenda como manter uma postura correta ao andar sentar.

boa-postura-correta

Causas da postura incorreta

Mencionaremos a seguir algumas causas produtoras de posição defeituosa:

a) Fraqueza dos músculos por falta de exercício ou por estado de desnutrição.

b) Defeitos na coluna vertebral, quadris ou membros inferiores.

c) Descuido e mau hábito de estar encurvado.

d) Dificuldade para adotar postura correta, por usar roupa, cadeiras ou bancos escolares impróprios.

e) Desânimo e pessimismo.

f) No adolescente ou na mulher que atinge estatura maior que a habitual se observa quase sempre postura incorreta que adotaram e consciente ou inconscientemente para parecerem menos altos. Ao contrário, a pessoa de estatura menor que a normal, com o desejo, consciente ou não de ser mais alta, costuma adotar posição correta.

g) Na criança curta de vista ou com outros defeitos visuais, as vegetações adenoides e outras afecções podem contribuir para uma posição incorreta.

Problemas causados pela postura incorreta

a) Diminuição da quantidade de ar que entra nos pulmões.

b) Queda dos diversos órgãos do abdome: estômago, intestino, rins, etc. Temos comprovado repetidas vezes, ao examinar com raios X um paciente, que o estômago se levanta até dez centímetros e mesmo mais no momento que aquele adota urna postura correta, voltando a cair quando o paciente recobra a anterior posição inadequada. Esta queda das vísceras pode dificultar o seu funcionamento.

c) Certos músculos, articulações e ligamentos são submetidos a esforços que não os normais, sobrevindo mais rapidamente o cansaço e sendo menos eficaz o trabalho. Certas dores das costas e de cintura se devem a esta causa.

d) Na criança e no adolescente cujo corpo em formação e crescimento tem ainda ossos maleáveis, é ainda mais perniciosa a postura incorreta, podendo produzir-se deformações nos ossos, de correção longa e difícil, e em certos casos muito avançados mesmo impossível.

e) Na mulher já predisposta, pode contribuir para produzir desvios da matriz, dores menstruais e outros transtornos semelhantes.

 

Qual é a postura correta?

postura-correta

Uma maneira simples de fazer a pessoa compreender como manter uma postura correta ao andar e sentar que convém adotar ao estar de pé, consiste em dizer-lhe simplesmente:

“Faça o seu corpo tão alto e seus ombros tão largos como lhe seja possível.

Habitualmente se adota ao querer cumprir isto, a posição correta que, para a pessoa de pé, é a seguinte: Cabeça alta e ereta, com o queixo não saliente. Peito mais saliente que o resto do corpo. Abdome reto e um pouco encolhido e com a parte baixa de seus músculos levemente contraída. Pés paralelos.
Uma das maneiras mais simples de comprovar se é ou não correta a posição adotada, é a seguinte:

Colocar-se contra o batente de uma porta, com a ponta dos pés tocando o mesmo. Se a posição é correta, a única parte do corpo, além da ponta dos pés, que toque esse plano, será o peito.

Entre o nariz e o batente deve poder-se passar a palma da mão. Quando se caminha é preciso manter essa posição e manter a ponta dos pés dirigida para a frente. O peso do corpo deve tender a apoiar-se sobre a borda externa do pé e não sobre sua borda interna, defeito este que pode causar pé chato.

 

Postura correta ao se sentar

Entender como como manter uma postura correta ao andar e sentar é primordial para uma qualidade de vida melhor.

Coluna vertebral reta, tratando de apoiar a parte baixa da mesma contra o espaldar. O peito estará saliente e o queixo não se projetará para diante. O peso do corpo descansará, por sua vez, sobre os ossos inferiores da bacia, denominados ísquios, e as coxas.

Quando começa a adotar-se, essa posição pode parecer um pouco forçada e difícil de manter. Com certa constância se pode, em tempo relativamente curto, manter em forma involuntária essa postura, sem esfôrço nem rigidez, com graça e naturalidade.

postura-correta-sentado

Postura correta e incorreta as vezes é questão de médico

Agora que você já sabe qual a postura correta para andar e sentar e sabe quais problemas podem causados pela postura errada, preserve sua coluna e tenha mais qualidade de vida. Caso sua postura errada seja causada por desvios de coluna ou doenças adversas, procure um médico!

imagens: biosom.com.br; medicalboutique.com.br; posuscs.com.br

Leia Também: